Literatura de viagem: entretenimento e informação no Dia do Turismo

(0 Estrelas - 0 Votos)

Odisseia, de Homero, e Viagens de Marco Polo traziam relatos que despertavam a curiosidade dos leitores mais aventureiros, ao mesmo tempo em que forneciam descrições detalhadas de lugares, muitas vezes, ainda pouco explorados pelo homem. Na época das grandes navegações e dos descobrimentos, os diários de bordo, considerados precursores dessa literatura de viagem, também cumpriam o duplo papel de entreter e informar.  A Carta de Pero Vaz de Caminha sobre o descobrimento do Brasil, escrita ao rei D. Manuel, além de ser considerada o primeiro texto literário do Brasil, é também o mais importante documento que insere nosso país na história mundial. Além de descrever minuciosamente as pessoas, os animais, as plantas, a vegetação, o solo e clima de nosso país, o escrivão foi além e propôs ao monarca formas de aproveitamento do território e maneiras de assegurar a dominação portuguesa, sobretudo, no que dizia respeito à cristianização dos índios. Mas os anos passaram, as navegações exploratórias cederam espaço à colonização em terra firme e o gênero literário também expandiu seus horizontes. Os comentários meramente descritivos abriram espaço para narrativas pitorescas acerca de novos mundos, fossem eles reais ou imaginários. E é diante de todo o encantamento dessa literatura que nessa terça-feira, 27 de setembro, Dia Mundial do Turismo, montamos uma galeria com grandes sucessos da literatura de viagem para você. Sua próxima viagem tem destino certo aqui! Escolha o seu livro e boa leitura!

]]>

Leonardo Loio

SEM, SEO e tudo relacionado a buscadores, é o que eu gosto. Carioca, marketeiro, profissional de marketing digital, search marketing, tento aprender, discutir e ensinar.

2 thoughts on “Literatura de viagem: entretenimento e informação no Dia do Turismo

  • 29.09.2011 em 11:20 am
    Permalink

    Faltou On The Road – Pé na Estrada de Jack Kerouac

  • 27.09.2011 em 11:51 pm
    Permalink

    Esses livros podem te levar longe, mesmo que você não esteja planejando viajar.

Fechado para comentários.

Maze Runner: Conheça os livros da saga Conheça os livros de Jô Soares Se você gostou dessas séries, vai gostar desses livros! Clássicos do Horror para conhecer Os melhores romances para ler nos próximos meses