Seis professores marcantes da literatura
A importância dos professores no processo de alfabetização. Atualizado em 15/10/2017.
O Dia Mundial da Alfabetização acontece todo dia 8 de setembro e a data foi instituída, em 1968, pela ONU e pela Unesco com o objetivo de fomentar a educação no mundo. É ela que orienta decisivamente a vida de todos: uma sociedade alfabetizada é, definitivamente, uma sociedade melhor e mais bem organizada. Assim, nada mais justo que parabenizarmos todos os professores, os protagonistas deste que é um dos momentos mais importantes de todas as pessoas, o primeiro passo para que elas sintam-se cidadãos.
Veja abaixo uma seleção de obras em que os mestres são os verdadeiros protagonistas!
Extraordinário, de R.J. Palacio
O professor, de Cristovão Tezza
Entre os muros da escola, de François Bégaudeau
Esta obra apresenta o mundo escolar do ponto de vista de um jovem e desajeitado professor de francês. Na forma de ensinar que o autor propõe, não é apenas a voz do educador que ouvimos, mas também as dos aunos. Estes disputam o espaço físico e o direito à fala, protagonizam o romance, interferindo na exposição de conteúdos e no comportamento do professor, dando o rumo que bem entendem às aulas e, por que não dizer, à narrativa de Bégaudeau. Comportamentos excedidos de professores, funcionários e alunos, dificuldades individuais e sociais de integração recorrentes em cidades cosmopolitas e miscigenadas são apenas alguns dos elementos que integram as cenas deste romance.
[caption id="attachment_19558" align="aligncenter" width="200"] Clique na imagem e confira na Estante Virtual[/caption]Preciosa, de Sapphire
Claireece Precious Jones suportou inimagináveis dificuldades em sua curta trajetória. Abusada pela mãe, estuprada pelo pai, ela cresce pobre, obesa, embrutecida, analfabeta, desprezada e, no geral, ignorada. Mesmo com todos estes obstáculos, ela frequenta a escola e sonha em ler e escrever fluentemente. Mas, por causa de uma gravidez, é forçada a abandonar a escola — o último e precário vínculo que a ligava ao restante do mundo — e é convidada a frequentar um centro de aprendizado alternativo. Ali, no fim da linha, está a incrível professora Rain, uma jovem professora, radical e batalhadora por meio da qual Precious terá a possibilidade de recuperar sua voz e sua dignidade, descobrindo um mundo novo no qual poderá finalmente entender os próprios sentimentos e se expressar de uma maneira que nunca antes havia imaginado.
[caption id="attachment_24009" align="aligncenter" width="200"] Clique na imagem e confira na Estante Virtual[/caption]Fala sério, professor!, de Thalita Rebouças
Como será que Malu se relacionou com seus professores do colégio, da academia, do curso de inglês, de shiatsu, teatro, os particulares, os gatos, os durões, os que amavam ser durões, os amigos, o meio doido, o que não ria, o que não perdoava cola. Chegou a hora revirarmos juntos o baú da trajetória da moça como aluna, narrada em crônicas pra lá de bem-humoradas que acompanham sua vida dos 3 aos 22 anos.
[caption id="attachment_24007" align="aligncenter" width="200"] Clique na imagem e confira na Estante Virtual[/caption]As vantagens de ser invisível, de Stephen Chbosky
O professor Bill é aquele tipo de professor que investe ao máximo quando enxerga potencial em seus alunos. Ao perceber a inteligência e timidez de Charlie, passa a influenciar diretamente a vida do aluno, não só recomendando grandes leituras e o incentivando na escrita, mas também dando conselhos pessoais.
[caption id="attachment_24005" align="aligncenter" width="200"] Clique na imagem e confira na Estante Virtual[/caption]
Gostei.