Cinco obras marcantes de Leon Tolstoi
Leon Tolstoi, um dos grandes escritores de todos os tempos No dia 09 de setembro de 1828 nasceu aquele que pode ser considerado um dos grandes nomes da literatura mundial: Leon ou Liev ou Leo Tolstoi. Junto com Fiódor Dostoiévski, Ivan Turgueniev, Máximo Gorki e Anton Tchekhov, ele foi um dos grandes mestres da escrita russa do século XIX. Além de sua fama como escritor, Tolstoi ficou famoso por tornar-se, nos últimos anos de sua vida, um pacifista, cujos textos e ideias contrastavam com as igrejas e os governos, pregando uma vida simples e em proximidade à natureza. Morreu em 20 de novembro de 1910, aos 82 anos, de pneumonia. Tostoi ficou conhecido pelo famoso e épico romance Guerra e paz, mas é responsável por muitas outras obras igualmente memoráveis e que se tornaram marcos da literatura.
5 Livros mais famosos de Leon Tolstoi
Este romance narra a trajetória de uma ampla gama de personagens fictícios durante um período conturbado da história, uma crônica histórica de proporções colossais que reconstitui minuciosamente as campanhas militares napoleônicas do início do século XIX. Ora descrevendo os horrores do campo de batalha, ora relatando como a aristocracia russa era atingida pela destruição da guerra, ora mergulhando fundo na alma de seu povo para tentar descobrir o que o define, Tolstói imprimiu em Guerra e paz a marca de que só os grandes escritores são capazes: transformou seu texto em um manifesto antibélico e produziu uma das mais pujantes histórias de amor da literatura. [caption id="attachment_24022" align="aligncenter" width="200"] Clique na imagem e confira na Estante Virtual[/caption]A história do amor difícil e complicado vivido pela protagonista Ana na Rússia czarista. Ela é uma mulher casada que vai atrás de seu amante Vronski mas, arrebatada por uma paixão proibida, resvala cada vez mais para um abismo de mentiras e destruição. Tolstói questiona o significado da vida e da justiça social tendo como pano de fundo as crises familiares. [caption id="attachment_24021" align="aligncenter" width="200"] Clique na imagem e confira na Estante Virtual[/caption]
Último livro publicado, em vida, por Tolsto, ele completa o trio de seus grandes romances ao lado de Anna Karenina e Guerra e paz. Baseado em uma história real, um príncipe é convocado a integrar um júri e reconhece na ré uma criada que ele engravidara anos antes. Prostituída, ela é detida sob as acusações de roubo e envenenamento de um cliente. Acaba condenada a trabalhos forçados na Sibéria. O aristocrata busca a salvação da jovem e a própria rendenção espiritual, enquanto a narrativa revela os verdadeiros criminosos da sociedade da época. [caption id="attachment_24024" align="aligncenter" width="200"] Clique na imagem e confira na Estante Virtual[/caption]
Muitos críticos consideram esta obra a mais perfeita da literatura mundial. Ela mostra a história de um burocrata medíocre, Ivan Ilitch, um juiz respeitado que depois de conseguir uma oferta para atuar em uma outra cidade, compra um apartamento lá, para ele, sua mulher, sua filha e seu filho morarem. Ao ir para o apartamento, antes de todos, para decorá-lo, ele cai e se machuca na região do rim, dando início à uma doença. Tostoi prova que o destino é inevitável. [caption id="attachment_24020" align="aligncenter" width="200"] Clique na imagem e confira na Estante Virtual[/caption]
-
O que é arte?
(esgotado nas livrarias tradicionais)
Qual seu livro preferido de Leon Tolstoi? Conte para a gente e participe da conversa. [wysija_form id=”5″] ]]>
Estou procurando em qual obra ou momento Tolstói escreveu a seguinte frase: “Não alcançamos a liberdade buscando a liberdade, mas sim a verdade. A liberdade não é um fim, mas uma consequência.”
Alguém pode me informar?
Acabei de ler RESSUREIÇÃO E VIDA, ditado por Tolstói à médium Yvonne do Amaral PEREIRA. Livro fantástico, constituído de contos e dois pequenos romances, daqueles que nos levam aos campos da Rússia de Tolstói. Por diversas vezes, parei a leitura, fechei os olhos e senti-me lá, dentro daquelas histórias e naqueles lugares!
Além dos que você citou, eu recomendaria “Felicidade Conjugal”, uma obra-prima!
É cadê o Livro, “Morte e Cada de Toltoy”?????
Não mencionaram Infância, Adolescência e Juventude, um relato autobiográfico de Tolstoy.
Das melhores obras que já li!
Legal! Tolstoi é um dos meus escritores favoritos! Os livros dele são uma delícia de se ler, e, ao mesmo tempo, muito profundos… Recomendo também Senhores e Servos: Curto, delicado, e capaz de nos fazer tremer de frio em pleno verão… : )
ler Guerra e Paz é, antes de tudo, um teste de paciÊncia. Mas é um livro grandioso, maravilhoso, onde o autor explora os subterrâneos dos sentimentos humanos e narra o horror das guerras napoleônicas. O amor de Pedro e Natacha permeia toda a narrativa, embora haja inúmeros capítulos sem sequer uma menção a esses personagens. Eu adoro ler Tolstói, mas o que livro que mais gostei foi mesmo Ana Karenina.