[Flip 2020] Elizabeth Bishop será a autora homenageada
Pela primeira vez a Flip homenageia uma autora internacional
A Festa Literária de Paraty anunciou que a escritora Elizabeth Bishop (Massasuchetts, EUA, 1911 – 1979) será homenageada na edição 18ª Flip que acontece entre os dias 19 de julho e 2 de agosto de 2020. A americana é a primeira estrangeira a homenageada desde a primeira edição do evento em 2003.
Bishop publicou seu primeiro livro de poemas, North & South, em 1946. Acrescida de uma nova série de poemas (A Cold Spring), a obra ganharia o prêmio Pulitzer em 1956. Antes disso, em 1951, a escritora aportou em Santos com a intenção de passar duas semanas, o que acabou se transformando em quase duas décadas em terras brasileiras.
Segundo a curadora Fernanda Diamant, Bishop viveu mais de quinze anos no Brasil e produziu parte de sua obra aqui, influenciada pela experiência estrangeira e brasileira. Carlos Drummond de Andrade e João Cabral de Mello Neto são dois dos autores brasileiros que mais reverberaram em suas produções.
Muitos de seus textos dialogam tematicamente com a paisagem brasileira, incorporando aspectos da fala e do vocabulário. Entre seus livros, estão “Norte e Sul”, de 1946, “Questões de Viagem”, de 1965, e “Geografia 3”, de 1976 – neste último o famoso poema “Uma Arte”, em que medita sobre ter perdido cidades, um continente e outras coisas.
Teve curiosidade pela obra da escritora? Confira seus livros!