O protagonismo de James Baldwin em discussões sociais e políticas
Os livros O quarto de Giovanni, Terra estranha e Se a Rua Beale falasse foram relançados no Brasil
O escritor americano James Baldwin voltou ao centro das atenções no Brasil a partir de 2018. Em agosto e setembro, a Companhia das Letras relançou duas das principais obras do autor: O quarto de Giovanni, de 1956, e Terra estranha, de 1962. Em janeiro de 2019, a editora republicou o livro Se a rua Beale falasse, de 1974, que está concorrendo ao Oscar. Até o fim do ano, a obra Notes of a native son, de 1955, também será relançada
Baldwin foi um ensaísta, romancista, ativista, poeta e dramaturgo. Com discussões sobre sexualidade, gênero e raça, suas obras são marcadas por fortes críticas sociais e políticas. Na própria ficção, o escritor coloca seus dilemas pessoais em relação à posição de negros e homossexuais na sociedade, e mostra ainda a dificuldade de aceitação desses grupos.
Sobre o autor
Nascido em 2 de agosto de 1924, em Nova York, nos Estados Unidos, Baldwin cresceu em uma família muito pobre. Segundo relatos, sua mãe abandonou o pai biológico por causa de uso de drogas e se casou com um pastor. Ao longo da vida, ele cuidou dos irmãos e, aos 10 anos, foi assediado por dois policiais da cidade. Em 1943, o padrasto morreu de tuberculose e seu funeral ocorreu no dia do aniversário de 19 anos de Baldwin. Anos mais tarde, esse caso foi retratado no texto ensaístico Notes of a native son.
Quando o levávamos para o cemitério, em meio a um pandemônio de vidros quebrados, as marcas da injustiça, anarquia, insatisfação e ódio nos cercavam.”
Baldwin foi um autor para além de seu tempo. Nas obras, ele tentava explicar a rejeição familiar (e social) e obter o seu individualismo. O relançamento dos livros dá mais visibilidade à potência e ao protagonismo do americano, que, por vezes, é comparado ao ativista Martin Luther King. O escritor morreu de câncer no estômago, em 1º de dezembro de 1987, e foi enterrado ao lado de sua mãe, em Nova York.
Filme e obras
Em 2016, Baldwin inspirou o documentário Eu não sou seu negro, do diretor Raoul Peck, a partir de uma carta que o autor escreveu para o seu agente sobre o projeto do livro Remember this house, que relata a vida e morte de alguns amigos do escritor. Entre eles, Martin Luther King, Malcolm X e Medgar Evers.
LEIA TAMBÉM: Confira os principais lançamentos de 2018
Publicado em 1956 e relançado em agosto, O quarto de Giovanni é o segundo romance de Baldwin. Com toques autobiográficos, o livro trata de uma relação bissexual ao acompanhar David, um jovem americano em Paris à espera de sua namorada, Hella, que está na Espanha.
Enquanto ela analisa se deve ou não casar-se com David, o jovem conhece Giovanni, um garçom italiano por quem se apaixona. Nesta obra, o escritor explora as angústias de personagens que enfrentam o vazio existencial diante da fragilidade dos laços e das frustrações de seus desejos.
O romance Terra estranha, publicado inicialmente em 1962, tem como pano de fundo os clubes de jazz de Greenwich Village, em Nova York, na década de 1960. O livro retrata a história de Rufus, um baterista negro em decadência, que se envolve com Leona, uma mulher branca do sul dos Estados Unidos. A partir desse contexto, Baldwin discute sobre nacionalismo, identidade, bissexualidade e raça.
Já Se a Rua Beale Falasse narra os esforços de Tish para provar a inocência de Fonny, seu noivo, preso injustamente. Este livro inspirou o filme homônimo dirigido por Barry Jenkins, que foi indicado ao Oscar 2019 como melhor roteiro adaptado, melhor trilha sonora original e melhor atriz coadjuvante.
Além dos livros relançados, tal conhecer as outras obras de Baldwin? Os títulos são raros nas livrarias comuns e você só consegue encontrá-los no site da Estante Virtual. Veja a nossa lista e boa leitura!
Marcas da vida
Este livro você só encontra na Estante Virtual. Marcas da vida tem como pano de fundo um templo do Harlem, nos Estados Unidos. Os integrantes de uma comunidade ouvem, fascinados, uma criança pregando o Evangelho. Entre eles, está o narrador da história, Hall Montana. Seu irmão mais novo, Arthur é dotado de um incrível talento para a música e vai se tornar um cantor gospel mundialmente famoso. No entanto, tem um fim de vida trágico em Londres.
O preço da glória
O preço da glória é mais um dos títulos raros do escritor James Baldwin, que você também só encontra na Estante Virtual. Assim como em outras obras do autor, este livro também reúne uma temática política e social.
Um homem à minha espera
Publicado em 1970, Um homem à minha espera foi um dos primeiros livros do escritor James Baldwin. Também é uma das raridades que você só encontra no site da Estante Virtual.
Qual é o seu livro de Baldwin favorito? Comente e participe 🙂