OAB: 11 livros e outras dicas para quem vai prestar o Exame de Ordem

(3.4 Estrelas - 9 Votos)

Estudo, bons materiais e persistência é a equação certa para conseguir a tão sonhada carteirinha da OAB

Cursar Direito é a aspiração de muitos estudantes, mas ingressar na faculdade é apenas uma das etapas no caminho para se tornar advogado. Quem deseja exercer a profissão precisa passar no Exame de Ordem Unificado da OAB, a Ordem dos Advogados do Brasil. Ou seja, além dos cinco anos de estudo na faculdade, os bacharéis em Direito também precisam se preparar para uma importante avaliação ao final do curso.

Como é a prova?

O Exame de Ordem é dividido em duas partes: a primeira prova, objetiva, é formada por 80 questões de múltipla escolha, das quais o candidato precisa acertar metade para ser aprovado. O conteúdo desta fase inclui as disciplinas do Eixo de Formação Profissional e questões sobre Ética, Direitos Humanos, Filosofia do Direito, Estatuto da Advocacia e da OAB e seu Regulamento Geral.

Já na segunda fase, chamada de prova prático-profissional, o candidato escolhe em qual área jurídica quer ser avaliado: direito administrativo, civil, constitucional, do trabalho, empresarial, penal ou tributário. O estudante, então, precisa redigir uma peça profissional sobre o tema selecionado e seu correspondente direito processual e responder à quatro questões discursivas em forma de situações-problema, também de acordo com a área escolhida.

Dica de quem já passou

A estudante Isabela Monteiro, que atualmente cursa o décimo período da faculdade, foi aprovada no XXV Exame e tem algumas dicas para quem ainda vai passar por essa experiência. Segundo ela, para a primeira fase é interessante treinar questões antigas, em especial as da banca da FGV, organizadora do Exame de Ordem, e priorizar algumas coisas: “o ideal é você focar no que você tem dificuldade e dar uma olhada no que você tem facilidade”. Outra recomendação é dar atenção a parte de Ética: “são oito questões, é o que todo mundo fala que tem que gabaritar”.

Mas em relação à segunda fase, a estudante recomenda buscar cursos específicos por conta do que é exigido na prova: “é preciso saber bem a estrutura de como montar uma peça processual, que é uma coisa chata, bem engessada, então no curso eles montam com você, ensinam o passo a passo e fazem simulados”.

Ainda assim, Isabela enfatiza a importância dos materiais de estudo: “é preciso estudar código, o vade mecum com as leis da matéria que você escolheu”. Ela também dá uma última dica: “estudar constitucional, porque a gente sempre começa da constituição para depois falar das coisas mais específicas”.

Quando o Exame acontece?

A prova da OAB é aplicada três vezes ao ano e o XXVI Exame está em curso no momento. A primeira fase ocorreu no início do mês de agosto e quem passou nesta estapa está se preparando para realizar a fase prático-profissional em breve, no dia 16 de setembro.

Logo em seguida, no dia 18 de setembro, a FGV vai publicar o edital de abertura do XXVII Exame, o último de 2018. Neste caso, as inscrições ficarão abertas até o dia 28 do mesmo mês, com a primeira fase marcada para 18 de novembro e a segunda fase no dia 20 de janeiro de 2019.

Acompanhe a publicação dos editais e outras informações, como taxa de inscrição e pedido de isenção, no site da FGV.

E você, cursa Direito e também vai precisar tirar a carteirinha da OAB? Confira abaixo a seleção de livros que nós fizemos para te ajudar nesta saga. Bons estudos!


OAB Esquematizado 1ª Fase – Volume Único – 2018, de Pedro Lenza

A nova edição do livro OAB Esquematizado, focado na primeira fase do exame, apresenta questões resolvidas e comentadas de provas recentes, além de incluir materiais referentes a todas as disciplinas cobradas no concurso. Com mais de mil páginas, sua diagramação foi idealizada com o intuito de facilitar a absorção do conteúdo pelo aluno.

oab-esquematizado-primeira-fase-volume-unico-2018


Exame da OAB Mapamentalizado, de Wander Garcia e Renan Flumian

Diferente dos demais livros sobre o assunto, Exame da OAB Mapamentalizado apresenta todas as disciplinas da provas da Ordem organizadas no formato de mapas mentais. Com divisões de cores, alertas e destaques, a disposição do conteúdo foi pensada para o melhor aproveitamento da informação pelo cérebro, acelerando a leitura e organizando as ideias.

exame-da-oab-mapamentalizado


350 Dicas de Ética Profissional para o Exame de Ordem, de Savio Chalita

Como o próprio título diz, este livro tem como foco ajudar os estudantes resolverem as questões de Ética do Exame. A obra conta com dicas divididas em capítulos, edital sistematizado de Ética Profissional, esquemas de revisão, além de estar atualizado com de acordo com as alterações recentes no código de ética, leis e resoluções na CFOAB.

350-dicas-de-etica-profissional-para-o-exame-de-ordem


 

Vade Mecum Saraiva OAB – 2018

Baseado no edital mais recente do Exame da OAB, a proposta deste Vade Mecum é ser utilizado durante a aplicação da segunda prova, na qual o estudante consultar materiais que contenham apenas legislação. O livro inclui, entre outros temas, novidades como Código Penal Militar, Código Eleitoral e CLT de acordo com as reformas e novas súmulas do STJ E TST.

vade-mecum-saraiva-oab-2018


Passe na OAB 2ª Fase FGV – Prática Tributária – 2018, de Rafael Novais e Rafael Saldanha

Também dedicado à segunda fase do exame, o volume de Prática Tributária da série Passe na OAB reúne teoria, modelos de peças e questões comentadas sobre Direito Tributário. O livro, que também conta com enunciados de súmulas dos tribunais superiores, busca auxiliar o candidato a se preparar tanto para a redação da peça processual, quanto a responder às questões discursivas sobre o tema.

passe-na-oab-2-fase-pratica-tributaria-2018


Passe na OAB 2ª Fase FGV – Prática Constitucional – 2018, de Ana Flávia Messa e Karina Jacques

Seguindo a mesma lógica do anterior, Prática Constitucional também apresenta conteúdo dedicado a quem escolheu Direito Constitucional como tema específico da segunda fase da prova da Ordem. Na edição atualizada para 2018, o conteúdo teórico é dividido em capítulos, peças e questões dissertativas, além de trazer modelos de respostas com o padrão FGV.

passe-na-oab-2-fase-pratica-constitucional-2018


Passe na OAB 2ª Fase FGV – Prática Trabalhista – 2018, de Bruno Klippel e Fagner Sandes

Edição revisada de acordo com a reforma trabalhista, Prática Trabalhista é mais um volume da série Passe na OAB pensando como “livro definitivo” da prova prático-profissional. Neste caso, o material conta com a teoria de direito do trabalho e processo do trabalho, além, claro, de modelos de peças, questões comentadas e enunciados de súmulas dos tribunais superiores especialmente destacados e classificados.

passe-na-oab-2-fase-pratica-trabalhista-2018


Passe na OAB 2ª Fase FGV – Prática Civil – 2018, de Marcelo Hugo da Rocha, Renan Thamay e Vanderlei Garcia Junior

O livro Prática Civil, por sua vez, tem o seu conteúdo estruturado de forma didática para que o estudante compreenda com facilidade as características das peças práticas. A edição traz as alterações do Código de Processo Civil e dá continuidade ao modelo dos outros volumes da coleção Passe na OAB.

passe-na-oab-2-fase-pratica-civil-2018


Passe na OAB 2ª Fase FGV – Prática Penal – 2018, de Ivan Luís Marques e Nidal Ahmad

Em Prática Penal, o candidato encontra as diretrizes para elaborar peças práticas a partir de modelos, dicas de estudo e ranking de peças. O conteúdo do livro foi atualizado com as alterações do Código de Processo Civil que refletem no Processo Penal.

passe-na-oab-2-fase-pratica-penal-2018


Passe na OAB 2ª Fase FGV – Prática Empresarial – 2018, de Giovani Magalhães e Marcelo Hugo da Rocha

Para preparar aqueles que escolheram Direito Empresarial da segunda fase, Prática Empresarial traz, além da teoria e questões, as características e requisitos das ações, o modo de indentificação dos modelos, além das competências e fundamentos mais comuns das peças processuais.

passe-na-oab-2-fase-pratica-empresarial-2018


Passe na OAB 2ª Fase FGV – Prática Administrativa – 2018, de André Barbieri e Gladstone Felippo

Fechando a série Passe na OAB, Prática Administrativa aborda conteúdos do Direito Administrativo de maneira atualizada, confiável e eficiente. A disciplina completa é trabalhada no livro, de maneira a preparar o aluno para os aspectos materiais e processuais que podem ser cobrados tanto na redação da peça processual como também nas questões discursivas.

passe-na-oab-2-fase-pratica-administrativa-2018


Tem dicas sobre a prova da OAB para compartilhar? Conte para a gente nos comentários!

[mailpoet_form id=”4″]

Raquel Amico

Assistente de Conteúdo em Estante Virtual
Formada em Jornalismo, Raquel já escreveu notícias sobre música e trabalhou na área de educação. Agora está se aprofundando no mundo dos livros como Assistente de Conteúdo na Estante Virtual.
Raquel Amico
Comentários

Raquel Amico

Formada em Jornalismo, Raquel já escreveu notícias sobre música e trabalhou na área de educação. Agora está se aprofundando no mundo dos livros como Assistente de Conteúdo na Estante Virtual.

Um comentário em “OAB: 11 livros e outras dicas para quem vai prestar o Exame de Ordem

  • 01.05.2019 a 7:39 pm
    Permalink

    Na primeira fase, passei de primeira estudando sozinho. Aconselho um roteiro para organização (como este: https://hotm.art/cronograoab ) e a resolução de questoes passadas. Segunda fase é aconselhável pegar um cursinho já conhecido no mercado, pois estes geralmente estruturam bem o roteiro e as dicas da área específica. No meu caso, o professor de direito constitucional literalmente acertou o tema de 3 das questões abertas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Shares