Dia da oração: 7 livros para compreendê-la na teoria e na prática
Hoje é dia de pedir por paz ao redor do mundo! Vamos buscar literaturas que nos ajudem a entender e desenvolver a prática da oração!
Poucos sabem sobre esta data desconhecida, mas a Estante Virtual explica: comemoramos mundialmente o dia da oração toda primeira sexta-feira do mês de março. Homens e mulheres de diferentes crenças e religiões se reúnem com um precioso desejo em comum: a paz no mundo e no coração. Essa prática de comunicação assumiu diferentes formas ao longo da história, tornando-se muito mais pessoal – ainda que seja individual ou coletiva. A arte de se conectar com sua fé e espiritualidade é uma força poderosa e cultural, capaz de despertar os sentimentos mais nobres da alma.
Vivemos dias difíceis e de incertezas. É preciso que, juntos, acreditemos e lutemos por um mundo melhor – na prática e na teoria. Por isso, fizemos uma seleção de livros para o dia da oração. Ilustrados em diferentes gêneros literários, a maioria dos títulos possui um viés religioso, mas incluímos obras ecumênicas e científicas também. Confira!
A cabana, de William P. Young
Este não é um livro exclusivamente sobre oração. É uma história sobre perdão, amor e autoajuda. A narrativa conta a história de um pai que enfrenta uma verdadeira tragédia: sua filha caçula foi brutalmente assassinada. O trauma é tão forte que o personagem vai para uma cabana na tentativa de curar sua alma da saudade e das perguntas sem respostas. Lá, ele tem um encontro consigo mesmo e redescobre o poder do relacionamento com Deus. O best seller nos ensina sobre como encontrar esperança e sentido em tempos de tristeza. Fez tanto sucesso ao redor do mundo que, além de se tornar um fenômeno público, vendeu quase dois milhões de exemplares e foi adaptado para o cinema.
A oração de São Francisco, de Leonardo Boff
Famosa no mundo inteiro, a oração de São Francisco tem muito a nos ensinar. Ela fala de paz, perdão,verdade, esperança, entre outras virtudes que nos despertam para a empatia e solidariedade com as pessoas que nos cercam. Diante disso, o teólogo Leonardo Boff encontra nessa poesia a chave para enfrentarmos a realidade caótica de violência que vivemos hoje no mundo. O livro nos ajuda a entender como é possível diminuir a força do mal e, como seres humanos, fazermos ecoar a mensagem do frade católico por onde passarmos.
Mães em oração, de Isis Regina
Nesta obra, mães encontram reflexões e depoimentos de outras mulheres (e mães) sobre a importância de praticar a oração pelos filhos. O livro cristão de Isis Regina traz uma mensagem universal de solidariedade a todas que precisam lidar com seus medos maternais e inseguranças que fazem parte do processo. Mais do que um conteúdo de autoajuda, encontramos aqui encorajamento para uma trajetória familiar saudável e frutífera.
Energia Mental: a imaginação um mundo alem da razão, de Juan Ribaut
A oração pode ter diferentes significados para cada um de nós. O fato é que, para quem acredita no poder da energia que transforma realidades, esse livro é uma obra-prima. Segundo o autor, são as leis mentais que regem a energia – que é uma força presente em tudo e em todos nós. Logo, saber como usá-la de forma coerente é o nosso maior desafio. Diante disso, a obra se propõe a ensinar que a imaginação é o melhor caminho para conseguir tudo o que realmente desejamos.
Oração de amorização – a cura do coração, Pe. Alírio Pedrini
Em uma leitura simples, fácil e objetiva, o livro é destinado a todas pessoas que reconhecem que possuem feridas emocionais. Não importa se você foi decepcionado por um pai, irmão, professora, amigo, cônjuge, chefe ou família. O autor alerta que vivemos em uma era agressiva, impaciente e violenta, onde os relacionamentos estão frágeis e líquidos. A proposta do livro é apresentar soluções concretas e possíveis – como uma verdadeira terapia para lidar com seus corações machucados. Os resultados são rápidos e surpreendentes!
Ensina-nos a orar, de Djalma Argollo
Escrito por um terapeuta Junguiano, o autor faz parte da Sociedade de Estudos Espíritas. Ele afirma que aoração é a mais profunda expressão de religiosidade, como uma ponte de conexão com tudo o que existe. A partir dessa consciência, refletimos sobre piedade, compaixão, amor e perdão. A leitura pode ensinar um caminho para o autoconhecimento.
O que é oração interior?, de Renard Korner
Conforme falamos em uma das descrições acima, há diversas maneiras de orar. Mas o diferencial do livro é desvendar os mistérios da oração interior – aquela que nos acompanha durante as situações do cotidiano. São indicações práticas e teóricas para a postura espiritual esteja sempre enraizada na mente e no coração.
Você conhece outros livros que contem histórias sobre oração? Deixe mais sugestões nos comentários!
[wysija_form id=”5″]