[Infográfico] Entenda o Nobel de Literatura em números

(0 Estrelas - 0 Votos)

O Nobel premiou muito mais escritores homens, brancos e europeus. Neste mês, houve a tão esperada premiação da Academia Sueca. Desde quando foi criado, em 1901, o Prêmio Nobel de Literatura tornou-se a maior honra que um escritor pode receber. E esse ano, por conta do inusitado vencedor – o cantor e compositor Bob Dylan – o prêmio foi um prato feito para o noticiário, que acompanhou diariamente as reviravoltas da premiação. Após muita espera, o cantor aceitou a honraria, mas avisou que não compareceria a entrega do prêmio, em Estocolmo, enviando uma carta de agradecimento. Polêmicas de 2016 à parte, ainda é importante entender que falta muito para que o prêmio seja realmente mundial. A falta de diversidade entre os vencedores é um fator gritante. Todos os integrantes da Academia são europeus, por isso o foco certamente está também nos escritores do mesmo continente. Os 50 primeiros anos do prêmio foram praticamente restritos à Europa e 72% de todos os laureados foram europeus, sendo 7 suíços. Pensando na população mundial, os países mais populosos como China, Índia e Estados Unidos não chegam nem perto. Ao todo foram dois chineses laureados, um indiano – há mais de cem anos – e dez americanos. Na comparação os Estados Unidos saem um pouco melhor, no entanto Dylan venceu após um hiato de 23 anos, quando o último americano, Toni Morrison, foi laureado. Tudo isso, sem falar em questões como raça, etnia e gênero. Nesses anos, apenas quatro africanos foram laureados, sendo apenas um deles negro. Entre o total de 113 vencedores do Nobel, 99 foram homens, cerca de 87,6%. A primeira mulher a vencer foi a sueca Selma Lagerlöf, em 1909, cinco anos antes de integrar a Academia. Nos últimos 20 anos, houve algumas mudanças positivas, mas ainda longe do ideal. No período, cinco mulheres foram vencedoras, apenas 25%. É preciso olhar para trás e sempre questionar, para que o prêmio não pare no tempo e continue a ter sua importância e relevância mundial.

Veja mais dados no infográfico abaixo:


E você concorda? Comente e participe! Para baixar o infográfico basta clicar aqui!

Clique na imagem para mais informações sobre os autores:

premio-nobel-de-literatura

]]>

Leonardo Loio

SEM, SEO e tudo relacionado a buscadores, é o que eu gosto. Carioca, marketeiro, profissional de marketing digital, search marketing, tento aprender, discutir e ensinar.

Conheça os livros de Jô Soares Se você gostou dessas séries, vai gostar desses livros! Clássicos do Horror para conhecer Os melhores romances para ler nos próximos meses Os melhores livros espíritas