Relembre cinco títulos de Jane Austen

(5 Estrelas - 1 Votos)

A autora inglesa, Jane Austen, nascia em de 16 de dezembro de 1775

Nascida em Hampshire, na Inglaterra, Jane Austen foi um dos maiores nomes da literatura inglesa. Autora de romances como Orgulho e preconceito e Razão e sensibilidade, consagrou-se por seus diálogos afiados e pela ironia. Os recursos de linguagem tinham um alvo específico: a sociedade provinciana inglesa do século XVIII.

Assim como seus personagens, Jane Austen cresceu em uma zona rural na Inglaterra entre a classe abastada e religiosa. A proximidade de seus textos com sua vida levam a uma leitura autobiográfica da obra, e mesmo nunca tendo se casado, acredita-se que Jane teve muitos namorados. Quando jovem, chegou a aceitar um pedido de casamento e, em seguida, fugiu. O único retrato conhecido de Jane é um esboço feito pela irmã e melhor amiga, Cassandra, que atualmente se encontra na Galeria Nacional de Arte em Londres.

Jane morreu em Winchester, aos 42 anos, em 1817, um ano antes de serem publicadas as obras Persuasão e Abadia de Northanger, uma deliciosa sátira, escrita na juventude, ao gênero truculento da novela gótica. O poder de observação do cotidiano forneceu-lhe material suficiente para dar vida aos personagens de suas obras, e a crítica considerou-a a primeira romancista moderna da literatura inglesa. Confira algumas de suas obras!


Razão e sensibilidade, de Jane Austen

Este primeiro romance de Jane Austen foi publicado em 1811, e logo recebeu reconhecimento do público. Austen nos oferece um excelente panorama da vida das mulheres de sua época. Duas irmãs vivem em uma sociedade completamente rígida e ambas tentam sobreviver a este mundo cheio de regras e injustiças. Tanto a sensível e sensata Elinor, quanto a romântica e impetuosa Marianne se vêem fadadas a aceitar um destino infeliz por não possuírem fortuna e conexões, obrigadas a viverem em um mundo dominado pelo dinheiro e pelo interesse.

razao-e-sensibilidade-de-jane-austen
Clique na imagem e confira na Estante Virtual

Orgulho e preconceito, de Jane Austen

Jane Austen começou seu segundo romance antes dos 21 anos de idade. Assim como em outras obras, esta foi escrita de forma satírica. Ela pode ser considerada como especial, pois transcende o preconceito causado pelas falsas primeiras impressões e adentra no psicológico, mostrando como o auto-conhecimento pode interferir nos julgamentos errôneos feitos a outras pessoas. A autora revela certas e posturas de seus personagens em situações cotidianas que, muitas vezes, causam momentos cômicos aos leitores, dando um caráter mais leve e satírico ao livro. As emoções e sentimentos devem ser decifrados por quem decidir mergulhar na obra de Jane Austen, uma vez que encobertos nas entrelinhas do texto.

Orgulho-e-Preconceito-Jane-Austen
Clique na imagem e confira na Estante Virtual

Persuasão, de Jane Austen

Escrito por volta de 1816, este é o último romance completo escrito por Jane Austen. O enredo gira em torno dos amores de Anne Elliot, que se apaixonara pelo pobre, mas ambicioso jovem oficial da marinha, capitão Frederick Wentworth. A família de Anne não concorda com essa relação e a convence romper seu relacionamento amoroso. Anos depois, Anne reencontra Frederick, agora cortejando sua amiga e vizinha, Louisa Musgrove.

persuasao-de-jane-austen
Clique na imagem e confira na Estante Virtual

Mansfield Park, de Jane Austen

Jane Austen nos apresenta, em sua obra mais complexa e profunda, uma moça de origem humilde que pensa, sente, fala e age exatamente como deve. Nesta obra, mais consciente dos verdadeiros males e sofrimentos inerentes à vida em sociedade, uma das maiores autoras da língua inglesa enaltece, na figura de Fanny, a imobilidade, a solidez, a permanência e a resignação.

mansfield-park-de-jane-austen
Clique na imagem e confira na Estante Virtual

Emma, de Jane Austen

Emma, uma jovem aristocrata, vive entediada em uma localidade perto de Londres em companhia de seu pai. Depois que sua governanta e confidente se casa, sua vida torna-se mais enfadonha. Até esquece seus anseios amorosos. Mas quando menos espera surge um amor.

emma-de-jane-austen
Clique na imagem e confira na Estante Virtual

Qual seu livro favorito da autora? 

Comentários

Natália Figueiredo

Natália Figueiredo

Jornalista Multimídia em Estante Virtual
Natalia Figueiredo fez da escrita sua profissão. Começou a carreira no jornalismo impresso do Rio, é editora do Estante Blog e mantém o blog de viagens Nat no Mundo.
Natália Figueiredo

Natália Figueiredo

Natalia Figueiredo fez da escrita sua profissão. Começou a carreira no jornalismo impresso do Rio, é editora do Estante Blog e mantém o blog de viagens Nat no Mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Shares