Borges entrou para a eternidade através de sua obra literária.
Jorge Luis Borges foi escritor, poeta, tradutor, crítico literário e ensaísta argentino. Depois de muitos empregos e empreitadas literárias, conseguiu destaque internacional, em 1961, com o Prêmio Formentor Internacional, o qual dividiu com o dramaturgo Samuel Beckett. No mesmo ano, recebeu a condecoração da Ordem do Comendador do presidente da Itália. Entre suas obras mais famosas estão coletâneas de histórias curtas interligadas por temas comuns: sonhos, labirintos, bibliotecas, escritores fictícios e livros fictícios, religião. Seus trabalhos contribuem até hoje, significativamente, para o gênero da literatura fantástica, tendo publicado, ao lado de Adolfo Bioy Casares e Silvina Ocampo, a obra-prima Antologia da Literatura Fantástica. Borges nasceu em Buenos Aires no dia 24 de agosto de 1899, e faleceu, em Genebra, em 14 de junho de 1986.
Este livro é considerado pela crítica um dos pontos culminantes da ficção de Borges. Nas histórias aqui contidas, ele exerce seu modo característico de manipular a realidade: as coisas da vida real deslizam para contextos incomuns e ganham significados extraordinários, ao mesmo tempo que fenômenos bizarros se introduzem em cenários prosaicos.
[caption id="attachment_23128" align="aligncenter" width="200"]
Clique na imagem e confira na Estante Virtual[/caption]
A obra reúne os contos publicados por Borges, em 1941, sob o título de
O jardim de veredas que se bifurcam e outras dez narrativas com o subtítulo de “Artifícios”. Nesses textos, o leitor se defronta com um narrador inquisitivo que expõe, com elegância e economia de meios, de forma paradoxal e lapidar, suas conjecturas e perplexidades sobre o universo, retomando motivos recorrentes em seus poemas e ensaios desde o início de sua carreira: o tempo, a eternidade, o infinito.
[caption id="attachment_23126" align="aligncenter" width="200"]
Clique na imagem e confira na Estante Virtual[/caption]
Este livro de contos demonstra que, mesmo nos resumos drásticos de fatos triviais, a imaginação é capaz de ampliar os limites do conhecimento e criar o desconcerto, para o prazer do leitor.
[caption id="attachment_23127" align="aligncenter" width="200"]
Clique na imagem e confira na Estante Virtual[/caption]
Uma reunião de artigos, de ensaios e de notas sobre literatura, filosofia e cinema, em que Borges exercita seu olhar sempre surpreendente e seu modo inusitado de abordar questões espinhosas da metafísica e da estética, operando numa espécie de linha cruzada. Ao mesmo tempo, raramente deixa de filtrar os assuntos através de seu humor refinado, em especial quando ataca com sutileza as idéias prontas ou dominantes no campo do pensamento.
[caption id="attachment_23125" align="aligncenter" width="200"]
Clique na imagem e confira na Estante Virtual[/caption]
Esta antologia organizada por Jorge Luis Borges, Adolfo Bioy Casares e Silvina Ocampo reúne desde estrelas da literatura fantástica, como Kafka, Julio Cortázar e Guy de Maupassant, até autores pouco conhecidos, como o chinês Tzu Chuang.
[caption id="attachment_23124" align="aligncenter" width="200"]
Clique na imagem e confira na Estante Virtual[/caption]
Qual seu livro preferido de Jorge Luis Borges? Compartilhe e participe da conversa.
[wysija_form id=”5″]]]>
SEM, SEO e tudo relacionado a buscadores, é o que eu gosto. Carioca, marketeiro, profissional de marketing digital, search marketing, tento aprender, discutir e ensinar.