Três livros para saber mais sobre David Bowie

(2.6 Estrelas - 5 Votos)

Um dos mais influentes astros da música faleceu no dia 11 de janeiro

A semana começou com uma triste notícia. David Bowie, um dos maiores ícones do rock mundial faleceu depois de uma corajosa (e silenciosa) batalha contra o câncer. Seu último disco, Blackstar, lançado três dias antes de sua morte, marcou o aniversário de 69 anos e conta com uma faixa chamada “Lázaro”, mesmo nome da peça musical de sua autoria, que chegou aos palcos americanos em dezembro.

A influência do cantor britânico na cultura mundial ainda vai inspirar muitas análises, livros e filmes. Confira aqui três sugestões de leitura para quem quer mergulhar no universo do astronauta da música.

 

David Bowie, de vários autores

Este é o primeiro livro sobre David Bowie com acesso irrestrito ao The David Bowie Archive, arquivo pessoal do cantor, com letras originais, trajes de seus espetáculos, objetos, fotos e materiais diversos. Foi inspirado na exposição de mesmo nome, originalmente montada no Victoria and Albert Museum, em Londres. A mostra, lançada em 2013,  fez enorme sucesso e chegou ao Brasil no ano seguinte no Museu da Imagem e do Som, em São Paulo. O livro traça a evolução da carreira do cantor, saindo dos subúrbios londrinos, passando por decisões e as influências do músico e pelas descobertas durante as gravações de seus primeiros álbuns, até se tornar uma das figuras mais aclamadas da música mundial.

Veja o livro

 

David Bowie e os anos 70 – O homem que vendeu o mundo, de Peter Doggett

O historiador cultural Peter Doggett explora o rico legado da década de 70, a mais produtiva e inspirada de Bowie, e relata o modo como a música do cantor refletia e influenciava o mundo que o cercava. Partindo de Space Oddity, visão sombria da jornada da humanidade na desconhecida esfera espacial, chegando até o álbum Scary Monsters, Doggett examina, com detalhes, o astro alienígena do rock, Ziggy Stardust, ousada criação de Bowie, bem como as explorações, cada vez mais perigosas, realizadas pelo artista acerca da natureza da identidade e do significado da fama. Mesclando crítica musical brilhante, perspectivas biográficas e aguçada análise cultural, esta obra é um estudo extraordinário de um grande artista e seu tempo.

Veja o livro
Veja o livro

 

Dangerous Glitter: Como David Bowie, Lou Reed E Iggy Pop foram ao inferno e salvaram o Rock´n´roll, de Dave Thompson

Quando Lou Reed e Iggy Pop se encontraram pela primeira vez com David Bowie, no final de 1971, este era apenas mais um músico inglês passando por Nova York. Já Lou ainda estava se recuperando do colapso do Velvet Underground, e Iggy, classificado como um perdedor. No período de dois anos a partir desse encontro, eles modificaram completamente a cara da música pop e da moda das ruas, e explodiram os conceitos tradicionais de sexualidade. Além de criar as bases do punk rock e do eletropop, da new wave e do grunge, definiram o que, a partir de então, seria um astro pop. Ou seja, nem Michael Jackson, Madonna ou U2 escaparam de sua influência.

Veja o livro

 

Qual a sua canção favorita de David Bowie? Deixe seu comentário e participe da conversa.

Comentários

Rodrigo Espírito Santo

Colaborador em Estante Virtual
Mestre em Comunicação Social, MBA em Comunicação Corporativa, Pós-graduado em roteiro de audio visual. Mais de 15 anos de experiência em comunicação empresarial, endomarketing, redação publicitária, jornalística e de conteúdo para redes sociais.
Rodrigo Espírito Santo

Rodrigo Espírito Santo

Mestre em Comunicação Social, MBA em Comunicação Corporativa, Pós-graduado em roteiro de audio visual. Mais de 15 anos de experiência em comunicação empresarial, endomarketing, redação publicitária, jornalística e de conteúdo para redes sociais.

3 comentários em “Três livros para saber mais sobre David Bowie

  • 31.01.2016 a 10:42 am
    Permalink

    Um marco na história da música que deixa seu legado registrado, para que se dispuser ler nos livros e nos discos.

  • 17.01.2016 a 11:24 pm
    Permalink

    Várias músicas, dentre elas Rebel Rebel, As The World Falls Down, Modern Love.

  • 15.01.2016 a 5:47 pm
    Permalink

    “The Man Who Sold the World” e “Space Oddity”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *