Desenvolvimento Pessoal

Jovem usa criatividade para estimular leitura em sua cidade

(0 Estrelas - 0 Votos)

Ideias criativas podem mudar o panorama cultural de uma cidade

Quem disse que só o governo pode estimular a leitura da população? O estudante romeno Victor Miron resolveu fazer cultura com as próprias mãos. Nos últimos anos, Victor idealizou e colocou em prática uma série de ações para convencer seus conterrâneos a abraçarem os livros. Numa delas, ele propôs ao prefeito de sua cidade que os passageiros carregando livros não pagassem passagem. E não é que deu certo? Entre 4 e 7 de junho de 2015, todas os passageiros dos ônibus da cidade de Cluj-Napoca,  a terceira maior cidade da Romênia, no noroeste da Transilvânia, puderam viajar sem pagar, desde que estivessem lendo livros.

Essa não foi a única campanha que Victor lançou para promover a leitura em sua cidade. O Bookface, por exemplo, deu desconto em vários estabelecimentos comerciais, de livrarias a salões de beleza,  para pessoas que colocassem fotos de livros em seu perfil no Facebook. Outra ação deste defensor da leitura aconteceu no dia 23 de abril deste ano, Dia Mundial do Livro: quem trouxesse um livro poderia visitar o Jardim Botânico da cidade de graça. No momento, Victor está preparando sua primeira ação mundial: ele quer convencer Mark Zuckerberg, criador do Facebook, a bookfacear sua foto de perfil na rede. Vai que a ideia pega. Bom trabalho, Victor!   Fonte: BoredPanda]]>

Rodrigo Espírito Santo

Rodrigo Espírito Santo

Mestre em Comunicação Social, MBA em Comunicação Corporativa, Pós-graduado em roteiro de audio visual. Mais de 15 anos de experiência em comunicação empresarial, endomarketing, redação publicitária, jornalística e de conteúdo para redes sociais.

2 thoughts on “Jovem usa criatividade para estimular leitura em sua cidade

  • A ideia é legal mas não é uma eficácia. O fato de eu estar com livro aberto no ônibus não quer dizer que eu esteja lendo, assim como tirar foto de perfil com livro também não signifique a mesma coisa, é preciso amadurecer esta iniciativa.

  • Odenise de Almeida Santos

    Ideia brilhante como os raios do Sol!

Fechado para comentários.

5 trechos do livro “O parque das irmãs magníficas” 15 dicas de livros para ler neste ano Volta às aulas escolares: 12 obras literárias para ler em 2023 ‘Wandinha’: conheça as referências literárias citadas na série Prêmio Jabuti 2022: confira os vencedores