10 livros que ajudam a despertar o prazer da leitura

(2.4 Estrelas - 295 Votos)

Conheça os melhores títulos para você se apaixonar pela literatura!

Por diferentes motivos, muita gente tem dificuldade de mergulhar no universo da leitura. Mas, nesse caso, nós garantimos que vale a pena cultivar o hábito de ler. Além de desenvolver a capacidade cognitiva e as habilidades imaginativas e de reflexão, a leitura, segundo o filósofo Francis Bacon, transforma o homem, tornando-o completo e preciso.

Não à toa em momentos fundamentais da história mundial, como o iluminismo francês do século XVIII, a literatura foi considerada por Voltaire como a única fonte de libertação do indivíduo. Para o pensador, através da leitura, os cidadãos seriam capaz de se desvincular da submissão imposta pelas autoridades da época.

A importância da leitura na educação infantil

Em suas reflexões sobre a importância da literatura, o escritor francês Jean de La Fontaine ressaltou que as crianças que crescem lendo fábulas, contos e crônicas desenvolvem uma imaginação mais fértil e um conhecimento mais amplo do que aquelas que não foram introduzidas à este hábito. Nesse sentido, os jovens leitores se tornarão, no futuro, adultos com maior inteligência emocional e poder de questionamento do que as crianças que não leram durante a infância.

Para estimular a você a exercitar o hábito da leitura, nós preparamos esta lista com dez obras capazes de transformar qualquer pessoa em um leitor voraz. Confira a seleção!


A Hora da Estrela, Clarice Lispector

Lançado pouco antes de sua morte, a obra de Clarice Lispector narra os momentos em que o escritor Rodrigo S. M. cria a história de Macabéa, uma alagoana órfã, virgem e solitária, levada ao Rio de Janeiro por uma tia tirana. A Hora da Estrela é, no fim das contas, uma despedida de Clarice, que põe um pouco de si nas personagens de Rodrigo e de Macabéa.

A_Hora_da_Estrela


Duna, Frank Herbert

Em Duna, conhecemos Paul Atreides, um jovem prestes a mudar radicalmente de vida. Depois de receber a visita de uma mulher desconhecida, Paul é obrigado a ir embora de seu planeta natal para viver no árido e severo Arrakis, o Planeta Deserto. Por lá, o rapaz se envolverá em questões políticas e religiosas e, nele, o povo de Arrakis irá depositar a esperança de realização de um plano urdido há séculos.


Box – Edgar Allan Poe: Histórias Extraordinárias, Edgar Allan Poe

Em uma ilha próxima à Carolina do Sul, um mistério se desenvolve com a descoberta de um escaravelho de ouro. Enquanto William Legrand, seu criado e um amigo saem em busca de respostas, o inesperado pode acontecer em uma aventura cheia de emoções. Esse e outros contos estão presentes no Box – Edgar Allan Poe: Histórias Extraordinárias.


A Amiga Genial, Elena Ferrante

Amiga Genial é o primeiro romance da Série Napolitana da misteriosa autora Elena Ferrante. A obra narra a história de uma profunda amizade vivida por Elena Greco e Raffaella Cerullo. Vizinhas em um bairro pobre de Nápoles, na década de 1950, as duas passam de inimigas a grandes parceiras. Aos 16 anos, as duas se unem e, juntas, brincam, fazem planos e sonham com um futuro melhor.


Orgulho e preconceito, de Jane Austen

Publicado em 1847, o romance narra uma história de amor amaldiçoado e de vingança vivida por Catherine Earnshaw e seu irmão adotivo Heathcliff. Por sentir-se humilhado e rejeitado, o garoto aprende a odiar e se torna rude nos modos. Porém, com a irmã, ele irá desenvolver uma relação que mistura amor com perversidade. Isso pelo menos até Catherine casar-se com um outro homem. A nova relação trará consequências irreversíveis para todos os que se relacionam com ela.


1894, George Orwell

Um dos romances mais influentes do século XX, o livro de George Orwell narra a trajetória de Winston. O herói da narrativa encontra-se preso à engrenagem totalitária de uma sociedade controlada pelo Estado. Nesse lugar, as ações são compartilhadas coletivamente, mas cada pessoa vive sozinha. No entanto, todos são reféns da vigilância do Grande Irmão, um poder cínico e cruel ao infinito.


Terror a Bordo, Stephen King e Bev Vincent

Terror a Bordo narra uma viagem de alguém que está a 20 mil pés de altura, voando a 800 km/h e preso em uma caixa de metal com centenas de desconhecidos. Com histórias inéditas de Joe Hill e Stephen King, catorze contos clássicos e um poema escritor por autores como Richard Matheson, Ray Bradbury e Dan Simmons, o livro detalha as diferentes maneiras de se transformar uma agradável viagem de avião em um terrível pesadelo.

 


A menina que roubava livros, Markus Zusak

Em A Menina Que Roubava Livros, acompanhamos a vida de Liesel Meminger. Ao notar que a pequena ladra de livros conseguiu escapar dela, a Morte passa a gostar da menina e rastreia as suas pegadas de 1939 a 1943. Alfabetizada sob vistas grossas da madrasta, Liesel compensa o medo e a solidão das noites com os livros e as lições de literatura. Em tempos de livros incendiados, ela os furta, ou os lê na biblioteca do prefeito da cidade.


Harry Potter e a pedra filosofal, J. K. Rowling

Ao completar onze anos, Harry Potter descobre que não é um menino qualquer. Nessa história, o jovem vai encontrar um caminho de muita magia e um mundo de mistérios que jamais imaginara, vivendo aventuras com seus novos amigos, Rony Weasley e Hermione Granger.


Redemoinho em Dia Quente, Jarid Arraes

Livro de estreia da escritora Jarid Arraes no gênero dos contos, Redemoinho em Dia Quente apresenta histórias de mulheres que vivem na região do Cariri, no Ceará. As histórias misturam elementos do realismo e da fantasia e constroem um contundente crítica social, na medida em que narram o cotidiano público e privado das mulheres.


Qual livro você vai ler hoje?

Comentários

Thayane Maria

Thayane Maria

Thayane Maria, jornalista e cinéfila. Além de escrever para o Estante Blog, também mantém os seus blogs pessoais no Medium e no Wordpress: @Msmidnightlover e Missmidnightlover. Vive em eterna busca pelo excêntrico.

7 comentários em “10 livros que ajudam a despertar o prazer da leitura

  • 23.07.2020 a 5:53 pm
    Permalink

    Dificilmente alguém se apaixonará por leitura através de um livro de poesias… Este livro a Rosa do Povo definitivamente não é para iniciantes.

  • 15.07.2020 a 1:20 pm
    Permalink

    Cem anos de solidão de Gabriel Garcia Marques, merecia estar nesta lista.

  • 14.06.2020 a 11:10 am
    Permalink

    Envolvente. “ANJOS E DEMONIOS” de
    DAN BROWN.

  • 06.06.2020 a 5:59 am
    Permalink

    Adorei a proposta.
    Cada um dos livros expostos bem interessantes para se ter na estante.
    Ler e reler…

  • 08.07.2019 a 11:00 pm
    Permalink

    O diário de Anne Frank.

  • 30.07.2018 a 5:16 am
    Permalink

    Um livro pouco conhecido mas que inspirou meus filhos a gostarem de ler foi A viagem de Mucuvinha. Não é um clássico, mas é de fácil leitura e cheio de informação.

  • 28.09.2017 a 10:51 pm
    Permalink

    Muito complicado “uma lista fechada”, entretanto tenho que confessar, que tenho minhas preferências: o pequeno príncipe e o velho e o mar, são livros para quem esta iniciando, pequenos e profundos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *