Livro revelação: “Como Ler Livros”

(0 Estrelas - 0 Votos)

“Estou à procura de um livro para ler. É um livro todo especial. Eu o imagino como a um rosto sem traços. Não lhe sei o nome nem o autor”. Assim escreveu Clarice Lispector no livro de crônicas A Descoberta do Mundo. Se você se identificou com o que acabou de ler, certamente já teve vontade de ler um livro que não sabia bem qual. Movido apenas pela vontade de surpreender-se partiu em busca de um título, uma capa ou um enredo que lhe chamasse atenção.

Pensando nisso, decidimos “caçar” alguns desses livros para você. Este é o primeiro post de uma série que traremos sobre livros curiosos. Esperamos que gostem e aproveitem nossas dicas de leitura 🙂 Se tiverem sugestões, mandem para a gente, comentando este post.

Como Ler Livros?!

Como Ler LivrosLer livros parece um hábito natural. Dificilmente você achou que precisaria ler um livro antes de começar a efetivamente ler livros, certo? Para o escritor e filósofo Mortimer Adler, não. Em 1940, ele publicou um guia para ler livros que mais tarde ganhou contribuições de Charles Van Doren. A obra Como Ler Livros (em edição anterior chamada de A Arte de Ler) transformou-se em um grande clássico sendo reeditada até os dias de hoje (a última edição é de 2010).

Partindo da ideia de que ninguém deveria sentir receio em adentrar-se na leitura de qualquer obra, fosse ela um simples romance ou um denso ensaio sobre arte, Adler escreveu o livro considerado por muitos o melhor guia para quem deseja melhorar sua capacidade de compreensão. A obra se propõe a abordar vários níveis da leitura: da leitura elementar (leitura básica), passando pelas leituras inspecional (leitura estrutural) e analítica (leitura profunda) e chegando à leitura sintópica (leitura comparativa), apontando técnicas para ler livros de diferentes gêneros e ensinando a classificar um livro, encontrar a mensagem principal do autor e a partir daí escrever criticas sobre sua obra. Os autores oferecem ainda uma lista de leituras recomendadas e testes de leitura para que o leitor possa medir seu progresso em compreensão, velocidade e capacidade de leitura. Gostou? Confira o vídeo em que o escritor José Monir Nasser fala mais sobre Mortimer Adler e sua obra. Boa leitura!

 

 

Comentários

Um comentário em “Livro revelação: “Como Ler Livros”

  • 27.03.2013 a 5:51 pm
    Permalink

    Parece um livro muito interessante. Ainda não o conheço, mas já está na minha lista de futuras aquisições.

    Abraço,

    Pablo
    Cadê o Revisor?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *