Livro revelação: “Como Ler Livros”

(0 Estrelas - 0 Votos)

“Estou à procura de um livro para ler. É um livro todo especial. Eu o imagino como a um rosto sem traços. Não lhe sei o nome nem o autor”. Assim escreveu Clarice Lispector no livro de crônicas A Descoberta do Mundo. Se você se identificou com o que acabou de ler, certamente já teve vontade de ler um livro que não sabia bem qual. Movido apenas pela vontade de surpreender-se partiu em busca de um título, uma capa ou um enredo que lhe chamasse atenção.

Pensando nisso, decidimos “caçar” alguns desses livros para você. Este é o primeiro post de uma série que traremos sobre livros curiosos. Esperamos que gostem e aproveitem nossas dicas de leitura 🙂 Se tiverem sugestões, mandem para a gente, comentando este post.

Como Ler Livros?!

Como Ler LivrosLer livros parece um hábito natural. Dificilmente você achou que precisaria ler um livro antes de começar a efetivamente ler livros, certo? Para o escritor e filósofo Mortimer Adler, não. Em 1940, ele publicou um guia para ler livros que mais tarde ganhou contribuições de Charles Van Doren. A obra Como Ler Livros (em edição anterior chamada de A Arte de Ler) transformou-se em um grande clássico sendo reeditada até os dias de hoje (a última edição é de 2010).

Partindo da ideia de que ninguém deveria sentir receio em adentrar-se na leitura de qualquer obra, fosse ela um simples romance ou um denso ensaio sobre arte, Adler escreveu o livro considerado por muitos o melhor guia para quem deseja melhorar sua capacidade de compreensão. A obra se propõe a abordar vários níveis da leitura: da leitura elementar (leitura básica), passando pelas leituras inspecional (leitura estrutural) e analítica (leitura profunda) e chegando à leitura sintópica (leitura comparativa), apontando técnicas para ler livros de diferentes gêneros e ensinando a classificar um livro, encontrar a mensagem principal do autor e a partir daí escrever criticas sobre sua obra. Os autores oferecem ainda uma lista de leituras recomendadas e testes de leitura para que o leitor possa medir seu progresso em compreensão, velocidade e capacidade de leitura. Gostou? Confira o vídeo em que o escritor José Monir Nasser fala mais sobre Mortimer Adler e sua obra. Boa leitura!

 

 

One thought on “Livro revelação: “Como Ler Livros”

  • 27.03.2013 em 5:51 pm
    Permalink

    Parece um livro muito interessante. Ainda não o conheço, mas já está na minha lista de futuras aquisições.

    Abraço,

    Pablo
    Cadê o Revisor?

Fechado para comentários.

Conheça os livros de Jô Soares Se você gostou dessas séries, vai gostar desses livros! Clássicos do Horror para conhecer Os melhores romances para ler nos próximos meses Os melhores livros espíritas