Os 4 personagens mais nerds da literatura
Para comemorar o Dia do Orgulho Nerd ou Dia da Toalha Amanhã, dia 25/05, comemora-se o Dia do Orgulho Nerd ou Dia da Toalha (para os nerds mais convictos). Mas, afinal, o que são nerds? Os nerds são pessoas com intensas atividades intelectuais, geralmente além das expectativas para sua idade, e, por isso, deixam de realizar outras atividades mais banais e comuns a todos. Esse termo já foi usado de forma pejorativa, para ridicularizar pessoas, mas hoje não é bem assim. Além de muitos dos homens mais ricos do mundo se assumirem como nerds, o que ajudou bastante na mudança desse conceito, diversos personagens nerds se popularizaram através da televisão, cinema e livros mais recentes. Porém, alguns personagens clássicos da literatura já aparentavam certa semelhança com esse jeito de ser único dos nerds bem antes de o termo ter sido criado por volta de 1950. Vamos então à nossa lista:
Sherlock Holmes, dos livros de Sir Athur Conan Doyle
Criado no final do século XIX, Holmes pode ser considerado o mais nerd de todos os personagens que apareceram na literatura até hoje. O detetive particular tem a habilidade de chegar a conclusões dificílimas com pequenos detalhes, além de ser um estudioso pesquisador de quase todos os assuntos do mundo. Além disso, ele costuma fazer experiências um tanto avançadas para sua época e sua excentricidade faz com que se torne um tanto insociável.
Victor Frankenstein, do livro Frankenstein ou o Moderno Prometeu, da autora Mary Shelley
Quem não leu o livro pode achar que Frankenstein é o monstro, mas na realidade é o sobrenome do estudante que o criou. Victor é estudante de ciências naturais e abre mão do contato com a família para se concentrar nos estudos, misturando alquimia a ciências naturais modernas. O resultado disso é a criação de uma forma com vida! Por ter estudado tanto e conseguido chegar à criação da vida, Victor Frankenstein é o nosso segundo personagem de literatura mais nerd de todos os tempos.
Susan Calvin, do livro Eu Robô, escrito por Isaac Asimov
Sempre relatada como inteligentíssima e fria, a psicóloga Susan Calvin fez doutorado em robótica e seguiu carreira como robopsicóloga. Não bastasse isso, ela se aposentou como robopsicóloga chefe e fez com que seu criador, Isaac Asimov, se apaixonasse por ela e deixasse outros personagens de lado em seus contos do livro Eu Robô. Como somente um nerd poderia estudar a psicologia de robôs, Susan é nossa terceira colocada.
Policarpo Quaresma, do livro Triste Fim de Policarpo Quaresma, escrito por Lima Barreto
O personagem nacionalista estuda tanto as origens de nosso país que, após propor em assembleia legislativa republicana a adoção do tupi como língua oficial e ser ridicularizado por todos, redige por descuido, na repartição pública que trabalhava, um ofício inteiramente escrito em tupi. Ok, o tupi era mais conhecido que as línguas élficas naquela época, mas vale a 4ª colocação ao nosso Policarpo Quaresma, personagem mais brasileiro dos brasileiros!
Você conhece outros personagens literários que parecem nerds? Comente este post e compartilhe com outros leitores!
]]>
E a Hermione?