Cidade de Deus narra a história de Buscapé, um jovem pobre, negro e sensível, que mora na comunidade carioca. Ele se torna fotógrafo e, por meio da sua câmera, registra o dia a dia da favela.
Vê-se de tudo em Capão Redondo. A miséria é senhora. As pessoas matam por drogas, por honra, por vingança, por machismo, por um nada. E por amor, vale a pena morrer?
O médico Drauzio Varella iniciou na Detenção um trabalho voluntário de prevenção à AIDS. Entre os mais de 7200 presos, todos seguiam um rígido código penal criado pela própria população carcerária.
A trajetória da personagem da infância à idade adulta e discute a questão da identidade de Ponciá, centrada na herança identitária do avô e estabelece um diálogo entre o passado e o presente, entre a lembrança e a vivência, entre o real e o imaginado.
O livro do consagrado autor de Cidade de Deus é sobre dois jovens moradores de Queimados. Ao longo da narrativa, vemos o esforço dos rapazes para conseguirem tênis novos para irem ao baile funk. Sonham em dançar com as meninas.