Criado em 1958 , o Prêmio Jabuti é o mais tradicional e prestigiado prêmio do livro do País, conferindo aos vencedores o reconhecimento da comunidade leitora do Brasil.
No livro, acompanhamos a história de Julia. Sufocada por uma atmosfera de brigas constantes e falta de afeto, a jovem tenta reconhecer sua individualidade e dar sentido à sua história, tentando se desvencilhar dos traumas .
No livro, acompanhamos a trajetória de Raimundo, homem analfabeto que na juventude teve seu amor secreto brutalmente interrompido e que por cinquenta anos guardou consigo uma carta que nunca pôde ler.
O rosário de dor é descrito com crueza e qualidade literária poucas vezes vistas em nossa ficção. Trata-se de uma narrativa calcada no real que transforma o capítulo trágico na história de uma mulher em grande literatura.
Em "Quem me leva para passear", Lucinda nos permite conhecer o pensamento e as reflexões de Edite, que em seu monólogo interior com amor e humor nos conduz a aprimorar o olhar para a vida.