Livros e Hqs

Séries de TV buscam inspiração na literatura

(0 Estrelas - 0 Votos)

Um advogado bon vivant especializado em resolver casos de chantagem e extorsão. Seu nome é Paulo Mendes, mais conhecido entre os colegas como “Madre Teresa”. Adora fumar charutos, tomar vinhos baratos e namorar muitas garotas. Você está com a sensação de que já ouviu ou viu essa história? Certamente. Estamos falando da série Mandrake, produzida, em 2005, pela HBO Brasil em parceria com a Conspiração Filmes e protagonizada pelo ator Marcos Palmeira. O que, talvez, você não se lembre é que as páginas de livros foram inspiração para a série de televisão indicada duas vezes ao Emmy Internacional (2006 e 2008)  na categoria de melhor série drama. A Grande Arte e Mandrake – a Bíblia e a Bengala, ambas as obras escritas por Rubem Fonseca deram origem à megaprodução que prendeu a atenção de milhares de espectadores junto à TV. E não para por aí. A televisão nacional está repleta de exemplos de séries adaptadas de nossa rica literatura. A Pedra do Reino, inspirada em Romance d’a Pedra do Reino e o Príncipe do Sangue do Vai-e-Volta, de Ariano Suassuna, é outro exemplo da inspiração que diretores de TV costumam encontrar na literatura. A minissérie de 2007 que foi uma homenagem aos 80 anos do escritor nordestino, é narrada como uma autobiografia de seu personagem principal – Pedro Diniz Ferreira Quaderna – autoproclamado “Rei do Quinto Império e do Quinto Naipe, Profeta da Igreja Católico-Sertaneja e pretendente ao trono do Império do Brasil”. As desventuras de Quaderna no interior de Pernambuco funcionam como ponto de partida para Suassuna apresentar e fortalecer a cultura do sertão. Capitu, Dom Casmurro e O Alienista, todas obras de Machado de Assis, são outros exemplos de séries inspiradas em livros homônimos e materializadas na TV brasileira. No cenário internacional não é diferente. Smalville, por exemplo, dispensa grandes pesquisas históricas sobre sua origem. O seriado resgata décadas de aventuras de seu herói (Super-Homem) nas revistas em quadrinhos. Com algumas diferenças: o protagonista dispensa uniforme, não realiza voos e é apaixonado por uma líder de torcidas. Em outros casos, a lógica se inverte e o que começou com som e imagem na telinha ganha o universo descritivo dos livros. Depois do sucesso de audiência da série House, o médico renomado e “ranzinza” virou também protagonista do livro A Ciência Médica de House . Se você é um fã de livros e também das séries de televisão, confira exemplos de seriados nacionais e internacionais que tiveram as páginas de livros como fonte de inspiração.

Séries nacionais baseadas em livros:

A Casa das Sete Mulheres Os Maias Hilda Furacão MotherN O Auto da Compadecida Memorial de Maria Moura
  A Casa das Sete Mulheres   Os Maias   Hilda Furacão   MotherN   O Auto da Compadecida   Memorial de Maria Moura
Memorial de Maria Moura

Séries internacionais baseadas em livros:

Sex and the City Gossip Girl True Blood The Vampire Diaries Dexter Bones
  Sex and the City   Gossip Girl   True Blood   The Vampire Diaries   Dexter   Bones
Memorial de Maria Moura
]]>

Leonardo Loio

Leonardo Loio

SEM, SEO e tudo relacionado a buscadores, é o que eu gosto. Carioca, marketeiro, profissional de marketing digital, search marketing, tento aprender, discutir e ensinar.

5 trechos do livro “O parque das irmãs magníficas” 15 dicas de livros para ler neste ano Volta às aulas escolares: 12 obras literárias para ler em 2023 ‘Wandinha’: conheça as referências literárias citadas na série Prêmio Jabuti 2022: confira os vencedores