Os 7 melhores livros para jovens
Livros que despertam o interesse de jovens do mundo todo para a leitura.
Alguns livros se destacaram mais do que a maioria dos lançamentos do ano que passou. Em meio a um cenário político e social bastante conturbado, a literatura cumpriu sua missão de unir as pessoas através de suas histórias.
Gêneros centenários, como a poesia, voltaram a ocupar o topo de listas de best-sellers no mundo todo, enquanto histórias de outras décadas também voltavam para a lista de mais vendidos – e talvez influenciando muito mais do que na época do lançamento original.
Veja alguns dos livros que mais fizeram sucesso entre os jovens em 2017 – e que prometem continuar dando o que falar em 2018.
Confira a lista!
Outros jeitos de usar a boca, de Rupi Kaur
Maior fenômeno do gênero de poesia dos EUA da última década, com mais de 40 semanas no topo das listas de best-sellers, Outros jeitos de usar a boca é um livro que narra de forma poética a sobrevivência. A obra transporta o leitor por uma jornada pelos momentos mais amargos da vida de todos nós, mas mostrando ao leitor que existe uma maneira de tirar delicadeza deles.
Mitologia Nórdica, de Neil Gaiman
Fãs e leitores sabem que a mitologia nórdica sempre teve grande influência na obra do autor. Depois de servirem de inspiração para clássicos como Deuses americanos e Sandman, Gaiman agora investiga o universo dos mitos nórdicos. Em Mitologia nórdica, ele vai até a fonte dos mitos para criar sua própria versão, com o inconfundível estilo sagaz e inteligente que permeia toda a sua obra.
Tartarugas até lá embaixo, de John Green
Depois de seis anos, milhões de livros vendidos, dois filmes de sucesso e uma legião de fãs apaixonados ao redor do mundo, John Green, o autor do inesquecível A culpa é das estrelas, lança o mais pessoal de todos os seus livros: Tartarugas até lá embaixo. Não tem como deixar de conferir, né?
O conto de Aia, de Margaret Atwood
Neste romance distópico de 1985, da autora canadense Margaret Atwood, narra o cotidiano de um futuro apocalíptico, no qual a Nova Inglaterra agora é parte de um movimento totalitário e fundamentalista cristão, que derrubou o governo dos Estados Unidos e assumiu o controle do país. A série The Handmaid’s Tale, que possui o mesmo título original do livro e também é baseada na obra de Atwood, recebeu na temporada de premiações de 2018 o Globo de Ouro e o Emmy de melhor série de drama.
Mindhunter, de John Douglas
Em detalhes assustadores, Mindhunter mostra os bastidores de alguns dos casos mais terríveis, fascinantes e desafiadores do FBI. Durante as mais de duas décadas em que atuou no FBI, John Douglas, agente especial e autor desta fascinante narrativa, tornou-se uma figura lendária. Douglas foi um oficial exemplar na perseguição dos mais conhecidos e sádicos homicidas de nosso tempo.
Extraordinário, de R. J. Palacio
August Pullman, o Auggie, nasceu com uma síndrome genética cuja característica é uma severa deformidade facial, que lhe impôs diversas cirurgias e complicações médicas. Por isso, ele nunca havia frequentado uma escola de verdade… até agora. Todo mundo sabe que é difícil ser um aluno novo, mais ainda quando se tem um rosto tão diferente. Nas primeiras páginas, o leitor já é avisado: assim como não devemos julgar um livro pela capa, não julgue um menino pela cara.
A origem, de Dan Brown
Robert Langdon, o famoso professor de Simbologia de Harvard, chega ao ultramoderno Museu Guggenheim de Bilbao para assistir a uma apresentação sobre uma grande descoberta que promete “mudar para sempre o papel da ciência”. Um dos primeiros alunos de Langdon em Harvard, há 20 anos, agora está prestes a revelar uma incrível revolução no conhecimento – algo que vai responder a duas perguntas fundamentais da existência humana.