Livros e Hqs

6 livros marcantes de Isaac Asimov

(0 Estrelas - 0 Votos)

Escritor nasceu em 2 de janeiro de 1920. Entre suas principais obras estão O fim da eternidade Eu, robô

Considerado um dos mais importantes escritores de ficção científica de todos os tempos, Isaac Asimov nasceu em 2 de janeiro de 1920. Ao lado de Robert A. Heilein, de Um estranho numa Terra estranha, e Arthur C. Clarke, de 2001: Uma odisséia no espaço – ou 2001: Uma odisséia espacial -, Asimov compõe o grupo dos “Três Grandes” do gênero. É, até hoje, considerado o “Pai dos Robôs”.

Além de ficção científica, também publicou obras de mistério, de fantasia e de não ficção. No total, escreveu ou editou mais de 500 volumes e cerca de 90.000 cartas ou postais. A maioria de suas obras aborda a ciência e explica conceitos científicos de forma histórica, voltando no tempo quando os estudos em questão estavam nos primeiros estágios. Em 1981, um asteróide recebeu seu nome em homenagem: o 5020 Asimov.

Confira 6 livros que marcaram a carreira deste incrível escritor!

Trilogia da Fundação

Este box contém os livros Fundação, Fundação e império e Segunda fundação. Esta trilogia conta a história da humanidade, em um ponto distante no futuro, no qual o visionário cientista Hari Seldon prevê a destruição total do império humano e de todo o conhecimento acumulado por milênios. Incapaz de impedir a tragédia, ele arquiteta um plano ousado, no qual é possível reconstruir a glória dos homens. Se tudo correr como planejado.

trilogia


O fim da eternidade

Um romance com elementos de mistério que retrata viagens no tempo e engenharia social. Os temas são muito diferentes das famosas histórias de robôs de Asimov, abordando o problema dos paradoxos temporais de forma original. Muitos críticos a consideram a melhor e mais importante obra do escritor.

eternidade_frente_alta


Eu, robô

Este clássico de Asimov apresenta as três leis da robótica e reúne, em retrospecto, nove histórias que resumem a evolução das máquinas. A adaptação cinematográfica foi lançada em 2004, tendo Will Smith como protagonista.

eu robo


O colapso do universo

Aqui o autor analisa, de forma direta e clara, conceitos físicos que levem a explicar a formação e a existência de buracos negros. Como eles afetam e podem afetar ainda mais a vida na Terra? Além disso, aborda também a formação de vários tipos de corpos celestes, como as estrelas.

colapso


As cavernas de aço

Em Nova York, o investigador de polícia Elijah Baley é escalado para investigar o assassinato de um embaixador dos Mundos Siderais. A rede de intrigas envolve desde sociedades secretas até interesses interplanetários. Mas nada o preocupa tanto quanto o seu parceiro no caso, cuja eficiência pode tomar o seu emprego, como acontecera com seu pai no passado. Pois seu parceiro é um robô. Publicado no início da década de 1950, As Cavernas de Aço é o primeiro romance do consagrado Ciclo dos Robôs de Isaac Asimov, mesclando de forma magistral os gêneros de ficção científica e literatura policial.

as cavernas


Os anéis de Saturno

Último livro da série infantojuvenil Lucky Starr. No enredo, seis semanas após retornar do Sistema Joviano, David “Lucky” Starr aprende que Jack Dorrance, o chefe de uma rede de espiões Síria escapou para a Terra. Assim, começa uma intensa batalha intergaláctica que decidirá o futuro do nosso planeta.

aneis


Só na Estante Virtual você encontra a obra completa de Isaac Asimov!

Qual seu livro preferido de Asimov? Dê sua opinião e participe da conversa.

]]>

Leonardo Loio

Leonardo Loio

SEM, SEO e tudo relacionado a buscadores, é o que eu gosto. Carioca, marketeiro, profissional de marketing digital, search marketing, tento aprender, discutir e ensinar.

6 thoughts on “6 livros marcantes de Isaac Asimov

  • Augusto Manoel da Silva

    Li Os Anéis de Saturno e amei. Vi alguseu filmes baseados em seus livros. Li também Isaac Asimov Magazine que trazia várias estórias curtas que faziam eu viajar no mundo da imaginação.

  • Orlando Pereira Vitor

    Um dos meus preferidos do autor é “As
    Fontes do Paraíso” onde é narrada a construção do “Elevador Espacial”. Consiste de um elevador mesmo para levar objetos e pessoas ao espaço, na órbita da Terra. Uma estrutura idealizada por Arthur C. Clarke por volta dos anos 60. Ótimo livro!

  • Jose Renato Antunes.

    Neste livro, o fim da eternidade, ele já falava dos computadores de bolso e como eles seriam decisivos para a decadencia humana. Hoje temos smartphones. Muito bom o livro.

  • Muito bom esse seu artigo, excelente blog…

  • victor felipe antunes borges

    os livro eu robo e o mais interresante eu recomendo para quem gosta de ler livros de ficcao cientifica

Fechado para comentários.

5 trechos do livro “O parque das irmãs magníficas” 15 dicas de livros para ler neste ano Volta às aulas escolares: 12 obras literárias para ler em 2023 ‘Wandinha’: conheça as referências literárias citadas na série Prêmio Jabuti 2022: confira os vencedores