Livros e Hqs

Cinco frases atribuídas a autores errados

(0 Estrelas - 0 Votos)

Clarice Lispector seja uma das maiores vítimas de citações mal creditadas. Mas existem muitos outros exemplos de máximas que jamais foram ditas pelas personalidades a quem são atribuídas. Confira alguns exemplos clássicos.

Quem não entende um olhar jamais entenderá uma longa explicação.
Muita gente coloca esta frase para o poeta brasileiro Mário Quintana. Ledo engano. Na verdade, trata-se de um provérbio árabe.  
Políticos e fraldas devem ser trocados de tempos em tempos, pelo mesmo motivo.”
Em tempos de crise política, esta frase volta a bombar nas redes sociais. Com a elegância de um versinho de para-choque de caminhão, a máxima costuma ser atribuída a diversos autores, de Eça de Queiroz a Benjamin Franklin. Mas o real autor da pérola é desconhecido.  
Os fins justificam os meios.”
E por falar em política, quantos líderes não usam a máxima acima para justificar o injustificável. O pior é que Maquiavel jamais disse isso. Seu pensamento foi distorcido numa tentativa de resumir as ideias de sua obra O príncipe. Sem sucesso e com grande prejuízo para a mensagem do livro, claro.  
Não concordo com uma palavra do que dizes, mas defenderei até a morte o teu direito de dizê-las.”
Sempre que uma discussão gira em torno da liberdade de expressão, aparece alguém citando esta frase, normalmente atribuída a Voltaire. Mas adivinhe: na verdade, ela foi criada pela escritora Evelyn Beatrice Hall, uma biógrafa do filósofo no começo do século XX.  O caso é que Voltaire se relacionava com um filósofo francês chamado Helvétius, que teve um livro censurado, proibido e queimado. Voltaire não gostou da repressão, apesar de não concordar com as ideias de Helvétius. E a biógrafa sintetizou o posicionamento do filósofo nesta frase, que passou a ser atribuída ao biografado.  
O Brasil não é um país sério.”
Durante muito tempo atribuiu-se ao presidente francês Charles de Gaulle esta frase. Gafes diplomáticas à parte, o estadista jamais disse isso. Pelo contrário: foi o embaixador brasileiro na França, Carlos Alves de Souza que mandou a pérola. Não ficou claro como a frase acabou sendo atribuída ao presidente da França. Mas as relações entre os países sofreu de um certo desconforto nos anos 60 em função do imbróglio.   Qual foi a citação mais absurda que você já encontrou na internet? Deixe sua opinião e participe da conversa.]]>

Rodrigo Espírito Santo

Rodrigo Espírito Santo

Mestre em Comunicação Social, MBA em Comunicação Corporativa, Pós-graduado em roteiro de audio visual. Mais de 15 anos de experiência em comunicação empresarial, endomarketing, redação publicitária, jornalística e de conteúdo para redes sociais.

12 thoughts on “Cinco frases atribuídas a autores errados

  • Como Machado de Assis poderia fazer tal afirmação se é produto de uma época em que a Internet inexistia? Assim não dá! Vamos crivar o que se publica, por favor…

  • CARLOS ALBERTO DIAS

    No Brasil, o hábito de muitas emissoras é auferir-se da frase: “fazemos o que o povo manda”! coisas deste tipo. Acontece que educar é necessário também.
    Ouve-se emissoras anunciar: “a música de Paulo Ricardo, IMAGINE. A música de Simone: Então é Natal;, a música de Fagner, Borbulhas de amor; do Kiko, Hey Jude; etc. e vai por aí, em todos os estilos. Frases atribuídas a Caetano Veloso: “.. navegar é preciso, viver não é preciso”. Ao Chico Buarque:”não existe pecado ao sul do equador”…e são milhares.
    Erros grosseiros que não mereceram a pesquisa de emissoras ou de jornalistas para checa-lós e atribuí-las ao seu mérito.
    Emissoras condenam, sem atentar que o paciente é acusado e só transitado e julgado o faz culpado. Divulgam a pena de morte, sem atentar à nossa Carta Magna. Fazem apologia as contravenções irresponsavelmente….etc etc etc
    Sempre fomos assim. A imprensa fala e não pesquisamos nada ou checamos e ela não o faz, por sua vez.

  • Mario Rui Feliciani

    Como Machado de Assis sempre disse “a internet é um poderoso, mas perigoso instrumento”

  • Luiz Ernani da Silva

    Ótimo! Assim podemos nos corrigir ao citar essas máximas.

  • No primeiro comentário, de Pedro Barros Moreira, ele já mudou a marca do cigarro. Em 1978, Gerson fazia propaganda do cigarro Vila Rica.
    “Por que pagar mais caro se o Vila me dá tudo aquilo que eu quero de um bom cigarro? Gosto de levar vantagem em tudo, certo? Leve vantagem você também, leve Vila Rica!”.

  • Pedro Barros Moreira

    A pior frase que até hoje virou uma profecia para os brasileiros foi uma propaganda de cigarros: ” O brasileiro adora levar vantagens em tudo ” Cigarro continental feita pelo jogador Gérson do Botafogo.

  • Gostei muito do que li aqui no seu site.Estou estudando o assunto,Mas quero agradecer por que seu texto foi muito valido. Obrigado 🙂

  • Alex Farias

    Existe um engano no texto, existe uma discussão se o presidente De Gaulle realmente falou O Brasil não é um país, ou se ele falou O Brasil não é um país sério, algumas pessoas acham que o cônsul brasileiro tentou atenuar a frase colocando um “sério” na frase original, fato que ele negou até a sua morte!

Fechado para comentários.

5 trechos do livro “O parque das irmãs magníficas” 15 dicas de livros para ler neste ano Volta às aulas escolares: 12 obras literárias para ler em 2023 ‘Wandinha’: conheça as referências literárias citadas na série Prêmio Jabuti 2022: confira os vencedores