Três jovens poetas para você conhecer
Vamos passear pelas poesias de jovens poetas? O Dia Internacional do Poeta é celebrado em 4 de outubro. Por favor, não vamos confundir com o Dia Mundial da Poesia, combinado? Save the date para dar parabéns aos amigos poetas! Ou você concorda com aquela canção do Zeca Baleiro que sentencia: “poeta bom é poeta morto?” Nesse caso, temos três sugestões de jovens poetas para que você possa se deliciar e, quem sabe, rever seus conceitos.
Fabiano Calixto
Este pernambucano já frequentou a academia (fez mestrado em teoria literária na USP) e traduziu poemas de gente graúda como Allen Ginsberg, John Lennon e Laurie Anderson. Essas influências conversam muito bem com sua poesia provocativa e urbana. A temática do cotidiano e das grandes cidades com uma pitada de contemporaneidade fazem de Calixto uma grata descoberta.Para mim, a poesia de verdade, sangrenta, caminha pelas ruas, ouvindo Raimundo Soldado no mp3 player, tostando um baurets, comendo um PF no centro da cidade enquanto o sol alarga os planos de fuga.
Ana Martins Marques
Ana abusa do humor ácido e da ironia para revelar um aspecto prosaico em seu texto. Chegou a ser comparada a Adélia Prado e conquistou o Prêmio Alphonsus, da Biblioteca Nacional, categoria Poesia. Para ler sorrindo.Dizem que Cézanne quando certa vez pintou um quadro deixando inacabada parte de uma maçã pintou apenas a parte da maçã que compreendia.
Angélica Freitas
[caption id="attachment_19323" align="aligncenter" width="440"] crédito: divulgação[/caption] O humor escrachado é a marca desta poeta gaúcha, adepta tanto das provocações quanto das reflexões. Da sua bagagem de cidadã do mundo, tendo morado na Argentina, Holanda e Bolívia, Angélica traz experiências e sotaques variados nos seus versos ágeis, recheados de referências pop e elementos da vida moderna. Uma festa no picadeiro globalizado e interconectado da contemporaneidade.vamos nos livrar de ezra pound? vamos imaginar ezra pound insano numa jaula em pisa enquanto les américains comiam salsichas e peanut butter nas barracas dear ezra, who knows what cadence is? vamos nos livrar de mariane moore?
Quem é o seu poeta favorito? Deixe seu comentário!
[wysija_form id=”5″] ]]>
- Cinco livros e cinco frases para lembrar de Henfil - 16.01.2017
- Cinco livros e cinco frases de Clarice Lispector - 12.12.2016
- Livros inesquecíveis de Pablo Neruda - 14.09.2016
nunca gostei muito de poesia…espero um dia mudar isto.