Três jovens poetas para você conhecer

(0 Estrelas - 0 Votos)

Vamos passear pelas poesias de jovens poetas?

O Dia Internacional do Poeta é celebrado em 4 de outubro. Por favor, não vamos confundir com o Dia Mundial da Poesia, combinado? Save the date para dar parabéns aos amigos poetas! Ou você concorda com aquela canção do Zeca Baleiro que sentencia: “poeta bom é poeta morto?” Nesse caso, temos três sugestões de jovens poetas para que você possa se deliciar e, quem sabe, rever seus conceitos.

Fabiano Calixto

crédito:divulgação

Este pernambucano já frequentou a academia (fez mestrado em teoria literária na USP) e traduziu poemas de gente graúda como Allen Ginsberg, John Lennon e Laurie Anderson. Essas influências conversam muito bem com sua poesia provocativa e urbana. A temática do cotidiano e das grandes cidades com uma pitada de contemporaneidade fazem de Calixto uma grata descoberta.

Para mim, a poesia de verdade, sangrenta, caminha pelas ruas, ouvindo Raimundo Soldado no mp3 player, tostando um baurets, comendo um PF no centro da cidade enquanto o sol alarga os planos de fuga.

Ana Martins Marques

crédito:divulgação

Ana abusa do humor ácido e da ironia para revelar um aspecto prosaico em seu texto.  Chegou a ser comparada a Adélia Prado e conquistou o Prêmio Alphonsus, da Biblioteca Nacional, categoria Poesia. Para ler sorrindo.

Dizem que Cézanne
quando certa vez pintou um quadro
deixando inacabada parte de uma maçã
pintou apenas a parte da maçã
que compreendia.

Angélica Freitas

crédito: divulgação
crédito: divulgação

O humor escrachado é a marca desta poeta gaúcha, adepta tanto das provocações quanto das reflexões. Da sua bagagem de cidadã do mundo, tendo morado na Argentina, Holanda e Bolívia, Angélica traz experiências e sotaques variados nos seus versos ágeis, recheados de referências pop e elementos da vida moderna. Uma festa no picadeiro globalizado e interconectado da contemporaneidade.

vamos nos livrar de ezra pound?
vamos imaginar ezra pound
insano numa jaula em pisa enquanto
les américains comiam salsichas
e peanut butter nas barracas
dear ezra, who knows what cadence is?
vamos nos livrar de mariane moore?


Quem é o seu poeta favorito? Deixe seu comentário!

[wysija_form id=”5″]

Comentários

Rodrigo Espírito Santo

Rodrigo Espírito Santo

Mestre em Comunicação Social, MBA em Comunicação Corporativa, Pós-graduado em roteiro de audio visual. Mais de 15 anos de experiência em comunicação empresarial, endomarketing, redação publicitária, jornalística e de conteúdo para redes sociais.

Um comentário em “Três jovens poetas para você conhecer

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *