6 livros nacionais adaptados para séries e filmes
As adaptações literárias para o formato audiovisual têm potencial para estimular a leitura. Conheça seis livros nacionais adaptados para telas.
Qual livro você gostaria que virasse filme ou série? Sabemos que as adaptações literárias geram controvérsias. Mas para além do debate de qual formato é melhor, não dá para negar o fato de que as histórias ultrapassam os limites das páginas e têm fornecido um rico material para elaboração de filmes e séries.
A busca por bons livros para adaptação é uma prática que tem aumentado no Brasil e no mundo, sobretudo com o crescimento de produtoras e streamings como Netflix e HBO. No caso de obras nacionais, há vários livros cotados para o formato audiovisual, obras da literatura contemporânea de ficção e não ficção que foram bem recebidas pelo público e crítica.
É exemplar nesse sentido, o romance Torto Arado, de Itamar Vieira Junior, que vai virar série na HBO Max. O livro, que recebeu os prêmios Jabuti e Oceanos, encabeça as listas de mais vendidos no Brasil desde seu lançamento pela Todavia, em 2019. Trata-se de uma história de vida e morte, de combate e redenção.
Outro exemplo é o livro Rota 66, de Caco Barcellos, que ganhou adaptação em série na Globoplay. Vencedor do prêmio Jabuti de 1993, o livro de não ficção é uma rigorosa investigação sobre o trabalho da Polícia Militar de São Paulo entre as décadas de 1970 e 1990. Confira o trailer!
Então para aqueles que gostam de adaptações literárias, selecionei seis livros nacionais que foram adaptados para séries e filmes ou estão em fase de produção. Confira a lista!
Uma Aprendizagem ou o Livro dos Prazeres, Clarice Lispector
Ambientado no Rio de Janeiro, Uma aprendizagem ou O livro dos prazeres conta a história de amor de Lóri e Ulisses. Lóri é uma moça rica de Campos, principal cidade do Norte Fluminense, que optou por morar no Rio, onde trabalha como professora primária e pode desfrutar de uma liberdade impossível em sua cidade natal. Ulisses é um professor de Filosofia, que conhece Lóri na rua e aos poucos vai conduzindo-a na aprendizagem do prazer. Loreley é personagem de uma lenda do folclore alemão, que seduz e enfeitiça os pescadores. Ulisses é o herói da epopeia grega, que vence os obstáculos usando a inteligência. As duas personagens de Clarice trazem as características de seus modelos originais e envolvem o leitor numa trama que se torna ainda mais apaixonante por ser uma aventura no mundo da linguagem, sem começo nem fim.
Tudo é rio, Carla Madeira
O romance narra a história do casal Dalva e Venâncio, que tem a vida transformada após uma perda trágica, resultado do ciúme doentio do marido, e de Lucy, a prostituta mais depravada e cobiçada da cidade, que entra no caminho deles, formando um triângulo amoroso. Na orelha do livro, Martha Medeiros escreve: “Tudo é rio é uma obra-prima, e não há exagero no que afirmo. É daqueles livros que, ao ser terminado, dá vontade de começar de novo, no mesmo instante, desta vez para se demorar em cada linha, saborear cada frase, deixar-se abraçar pela poesia da prosa”.
Copo Vazio, Natália Timerman
O romance conta a história de Mirela, uma mulher inteligente e bem-sucedida, que acaba submergida em afetos perturbadores quando se apaixona por Pedro. O livro perscruta a vulnerabilidade de sua protagonista sem constrangimentos. Há algo de ancestral, talvez atemporal, no sofrimento de Mirela, que ecoa a dor de todas essas mulheres. Mas há também elementos contemporâneos: a forma de vida nas grandes cidades e as redes sociais são questões que acentuam os dilemas. Mirela tem emprego, apartamento, família e amigos, porém parece ser bastante solitária. Quando conhece Pedro, ela se preenche de energia e entusiasmo, e fica obcecada não só por ele, mas por essa versão de si mesma. O que fazer quando ele desaparece de repente, sem explicações?
Rota 66, Caco Barcellos
Vencedor do prêmio Jabuti de 1993, ‘Rota 66 – A história da polícia que mata’ é uma rigorosa investigação sobre o trabalho da Polícia Militar de São Paulo entre as décadas de 1970 e 1990. Nele, Caco Barcellos, um dos mais prestigiados jornalistas brasileiros, denuncia a atuação irregular da Ronda Ostensiva Tobias de Aguiar (Rota) como um verdadeiro aparelho estatal de extermínio. Um esquadrão da morte responsável pela morte de milhares de pessoas. Caco denuncia os métodos de atuação e mostra como o sistema incentiva esse tipo de ação. Resultado de um rigoroso processo de investigação jornalística, este livro emblemático assume proporções de uma grave denúncia social.
Quinze dias, Fernando Martins
Felipe está esperando por esse momento desde que as aulas começaram: o início das férias de julho. Finalmente ele vai poder passar alguns dias longe da escola e dos colegas que o maltratam. Os planos envolvem se afundar nos episódios atrasados de suas séries favoritas, colocar a leitura em dia e aprender com tutoriais no YouTube coisas novas que ele nunca vai colocar em prática. Mas as coisas fogem um pouco do controle quando a mãe de Felipe informa que concordou em hospedar Caio, o vizinho do 57, por longos quinze dias, enquanto os pais dele estão viajando. Felipe entra em desespero porque a) Caio foi sua primeira paixãozinha na infância (e existe uma grande possibilidade dessa paixão não ter passado até hoje) e b) Felipe coleciona uma lista infinita de inseguranças e não tem a menor ideia de como interagir com o vizinho. Os dias que prometiam paz, tranquilidade e maratonas épicas de Netflix acabam trazendo um turbilhão de sentimentos, que obrigarão Felipe a mergulhar em todas as questões mal resolvidas que ele tem consigo mesmo.
Torto Arado, Itamar Vieira Junior
Nas profundezas do sertão baiano, as irmãs Bibiana e Belonísia encontram uma velha e misteriosa faca na mala guardada sob a cama da avó. Ocorre então um acidente. E para sempre suas vidas estarão ligadas ― a ponto de uma precisar ser a voz da outra. Numa trama conduzida com maestria e com uma prosa melodiosa, o romance conta uma história de vida e morte, de combate e redenção.
- Rita Lee: uma vida dedicada à música e à literatura - 10.05.2023
- 7 lançamentos da editora Intrínseca para você conhecer - 17.04.2023
- 5 reflexões de Carolina Maria de Jesus - 14.03.2023