Livros e Hqs

8 livros recém-lançados para você conhecer em outubro

(0 Estrelas - 0 Votos)

Entre os destaques, estão romance que aborda a influência da tecnologia no comportamento humano, e narrativa que dialoga com a vida e a obra do escritor Lima Barreto. Confira a lista!

À procura de uma boa leitura para este mês?  De autobiografia a fantasia, o mercado editorial brasileiro trouxe muitas novidades no mês de setembro, dialogando, assim, com o interesse de diversos públicos.

Na literatura estrangeira, temos lançamentos de autores consagrados,  como o mestre do terror Stephen King com sua fantasia sombria “Conto de fadas”, que, embora recém-lançada,  já vai virar filme, com direção de Paul Greengrass. 

Outro nome que volta à cena, é de Jennifer Egan, escritora que ganhou o Pulitzer de Ficção 2011. Em seu novo romance “A casa de doces”, Egan revisita o aclamado  “A visita cruel do tempo”, retomando vários personagens secundários daquela história  a fim de abordar a influência da tecnologia no comportamento humano.

Entre os destaques da Literatura brasileira, estão o primeiro romance do jovem escritor Geovani Martins, “Via Ápia” – que aborda os impactos da instalação da UPP (Unidade de Polícia Pacificadora) na vida dos moradores da Rocinha –, e o romance “Uma temporada no inferno”, de Henrique Marques Samyn, que dialoga com a vida e a obra de Lima Barreto e reconstitui um período no qual os discursos e as práticas eugenistas faziam convergir o racismo e a violência manicomial. 

Já nos lançamentos de não ficção, um dos destaques é a  autobiografia “Em Busca de Mim” de Viola Davis, que narra sua trajetória, passando pela infância difícil até o estrelato.

Com esses exemplos, já dá para perceber que os lançamentos refletem a pluralidade da literatura contemporânea e a diversidade do mercado editorial.  Então para aqueles que estão buscando um livro para ler em outubro, selecionei oito novidades literárias incríveis para todos os gostos literários, com obras de ficção e não ficção. Confira a lista e boa leitura!

Em Busca de Mim , de Viola Davis 

Em sua autobiografia “Em Busca de Mim”, Viola Davis narra sua trajetória, passando pela infância difícil até o estrelato, pela vida no singelo apartamento,  na cidade de Central Falls, em Rhode Island, até os palcos de Nova York. Nas palavras de Viola, o livro é uma reflexão profunda, uma promessa e uma declaração de amor a si mesma. “Espero que minha história o inspire a revolucionar sua vida de forma criativa e a redescobrir quem você era antes que o mundo tentasse defini-lo”, afirma Viola.


Via ápia, Geovani Martins

“Via Ápia” é o primeiro romance de Geovani Martins. Trata-se de uma narrativa que aborda os impactos da instalação da UPP (Unidade de Polícia Pacificadora) na vida dos moradores da Rocinha. A trama é dividida em três partes: a expectativa com relação à invasão; a ruidosa instalação da UPP; e a silenciosa partida da polícia e a retomada dos bailes funk que fazem o chão da favela tremer. Em capítulos curtos, que trazem perspectivas cruzadas, o narrador nos conduz pelas vidas dos cinco jovens protagonistas – suas paixões, amizades, dramas pessoais, ambições, frustrações, sonhos e pesadelos.


Manifesto, Bernardine Evaristo

Em “Manifesto”, Bernardine Evaristo oferece um relato emocionante de sua trajetória. Mistura de livro de memórias com recomendações práticas, a obra é uma admirável fonte de inspiração. Ao reconstituir seu percurso profissional, familiar e afetivo, Bernardine Evaristo descreve os traumas causados pelo preconceito, esmiúça  o racismo e o machismo entranhados nas pequenas e grandes situações do dia a dia, relata suas relações amorosas com homens e mulheres e atesta sua incansável determinação em abrir caminhos para tornar o meio literário mais diverso e inclusivo.


Uma temporada no inferno, Henrique Marques Samyn

Romance em fragmentos, “Uma temporada no inferno” dialoga intensamente com a vida e a obra de Lima Barreto e reconstitui um período no qual os discursos e as práticas eugenistas faziam convergir o racismo e a violência manicomial. Após a transferência dos internos do Hospício Nacional de Alienados, descobrem-se no prédio duas pilhas de anotações atribuídas a um paciente jamais identificado. A leitura dos fragmentos revela a história de um escritor que voluntariamente se internou no Hospício para seguir os passos de Lima Barreto, mas que conheceu um trágico destino ao tornar-se uma espécie de duplo do autor de “Triste fim de Policarpo Quaresma”.


A Casa de Doces, Jennifer Egan

“A Casa de doces”, de Jennifer Egan, é uma espécie de continuação do aclamado  “A visita cruel do tempo” (Pulitzer em 2011). Em seu novo livro,  a autora retoma vários personagens secundários daquela história, a começar por Bix Bouton, um empresário de sucesso, conhecido por todos como um “semideus da tecnologia”. Mas, aos 40 anos, ele está exausto e desesperado por uma nova ideia. Até que se depara com um debate entre professores da Universidade de Columbia e descobre que um deles está pesquisando a “externalização” da memória humana. Em 2020, a nova e assustadora ferramenta de Bix, ‘Domine Seu Inconsciente’, já seduziu multidões. Mas nem todos se renderam aos seus encantos.


Delilah Green não está nem aí, Ashley Herring Blake  

Delilah Green jurou nunca mais voltar a Bright Falls, a cidade onde cresceu. Lá não há nada para ela, só as lembranças da infância solitária e do desprezo da madrasta e da irmã postiça, Astrid. Em Nova York ela tem uma carreira como fotógrafa em ascensão e uma mulher diferente em sua cama todas as noites. Mas quando Astrid usa chantagem emocional e um cheque polpudo para forçá-la a fotografar seu casamento e a maratona de eventos preparativos, Delilah acaba concordando em voltar. Seu plano é chegar, fotografar e ir embora de fininho. Só que assim que ela reencontra Claire Sutherland, uma das insuportáveis – e lindas – amigas de infância de Astrid, percebe que talvez haja, sim, algo divertido para se fazer em Bright Falls.


Uma breve história da igualdade, Thomas Piketty 

 É fácil ser pessimista em relação à desigualdade. Sabemos que, nas duas últimas gerações, ela tem aumentado drasticamente em diversas partes do mundo. E Thomas Piketty é um dos estudiosos que mais divulgam, tentam compreender e propor soluções para o problema. Neste novo livro, ele nos lembra de que uma extensa análise da história oferece razões para sermos otimistas. Afinal, ao longo dos séculos temos caminhado rumo a uma maior igualdade. Com elegância e concisão, Piketty conduz o leitor pelos grandes movimentos que moldaram o mundo moderno para melhor e pior: o crescimento do capitalismo, as revoluções, o imperialismo, a escravidão, guerras e a construção do Estado de bem-estar social. Narra, em suma, uma história de violência e luta social, pontuada por retrocessos e catástrofes. Sua análise de todos esses eventos exemplifica como as sociedades humanas evoluíram em direção a uma distribuição mais justa de renda e bens, a uma redução das desigualdades raciais e de gênero, e a um maior acesso aos cuidados de saúde, à educação e aos direitos de cidadania. A nossa difícil marcha é política e ideológica, uma luta sem tréguas contra a injustiça.


Conto de fadas , Stephen King

O novo livro do mestre do terror, Stephen King, é uma fantasia sombria que conta a história de Charlie Reade, um garoto que descobre o portal para um novo mundo, onde Bem e Mal estão em guerra. Charlie é um garoto comum, que após perder a mãe num grave acidente, precisa aprender a cuidar de si e do pai. Certo dia, ao pedalar pela rua de casa, o menino atende um pedido de socorro vindo do quintal de um dos vizinhos: Howard Bowditch. O homem recluso e rabugento, que amedrontava as crianças do bairro, cai de uma escada e se machuca gravemente. Enquanto Bowditch se recupera, Charlie passa a ajudar o vizinho. Quando Bowditch morre, Charlie se depara com uma fita cassete que revela um segredo inimaginável. 


E aí, gostou das dicas literárias ? Qual livro você incluiria na lista?

5 trechos do livro “O parque das irmãs magníficas” 15 dicas de livros para ler neste ano Volta às aulas escolares: 12 obras literárias para ler em 2023 ‘Wandinha’: conheça as referências literárias citadas na série Prêmio Jabuti 2022: confira os vencedores