Os livros mais pedidos para o vestibular de 2018

(3.2 Estrelas - 5 Votos)

Títulos clássicos e recentes dividem espaço nas listas das universidades

O segundo semestre do ano letivo está começando e com ele chega a época do temido vestibular. Para quem pretende ingressar na faculdade agora, o momento é de intensificar os estudos e focar nos materiais não técnicos que as instituições costumam colocar em suas provas.

O Exame Nacional do Ensino Médio, por exemplo, não exige uma lista de leitura obrigatória; ainda assim, existem títulos e autores clássicos que aparecem com frequência nas questões do Enem. Além disso, universidades que possuem vestibular próprio, como a USP e a Uerj, disponibilizam nos editais de seus processos seletivos as obras que serão usadas como base da avaliação dos candidatos.

Exatamente por isso, é essencial estar por dentro do conteúdo programático que será cobrado em cada prova. Mas todo mundo sabe que vida de vestibulando não é fácil, então como como conseguir ficar em dia com tudo? Mais que isso, como ler todos os livros exigidos sem gastar uma fortuna?

Com o intuito de ajudar nossos queridos estudantes que estão nessa missão, separamos abaixo obras com até 75% de desconto que estão nas listas de alguns dos principais vestibulares deste ano: Enem, Uerj, Fuvest, Unicamp e UFRGS. Confira e arrase nas provas!


Enem

Antologia Poética, de Carlos Drummond de Andrade

Como dito acima, o Exame Nacional do Ensino Médio não estabelece uma lista de leitura. Apesar disso, a poesia de Carlos Drummond de Andrade costuma aparecer na prova com frequência. Assim, Antologia Poética é ideal para quem quer conhecer mais do trabalho de Drummond. A seleção, organizada pelo próprio autor, reúne poemas desde a sua estreia até a década de 1960, quando foi publicada. Temas como o indivíduo, o lugar a qual ele pertence, a família e a morte se apresentam nas nove seções do livro.

antologia-poetica-carlos-drummond-de-andrade


Dom Casmurro, de Machado de Assis

Uma das maiores obras da literatura universal, Dom Casmurro apresenta ao leitor a famosa questão: Capitu traiu ou não traiu Bentinho? Sem dizer qual resposta é a certa, Machado alimenta o mistério com várias pistas deixadas ao longo do texto, que é narrado pelo ponto de vista do próprio Bentinho e tem como características fortes a intertextualidade e o tom irônico. Assim como Memórias Póstumas, é um dos grandes clássicos de Machado de Assis e presença certa nas provas de vestibular.

dom-casmurro


Estrela da Vida Inteira, de Manuel Bandeira

Manuel Bandeira foi um dos fundadores do modernismo no Brasil. Seus poemas – de versos livres, temáticas  consideradas banais e, ainda assim, repletos de lirismo – são usados nas provas para abordar os movimentos literários do país e analisar os aspectos da poesia. Estrela da Vida Inteira reúne mais de 50 anos do trabalho poético de Bandeira , incluindo traduções feitas pelo autor e versos de circunstância.

estrela-da-vida-inteira

 

Data das provas: 4 e 11 de novembro.


Uerj

O Alienista, de Machado de Assis

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro requisitou para seu segundo exame de qualificação, que acontece em setembro, a leitura de O Alienista, outro grande livro de Machado. Aqui, o autor abre mão de outra pergunta: quem é louco? Visto por alguns como uma novela e considerado por outro como um conto, o texto narra a vida de Dr. Bacamarte, um médico de respeito que abre um manicômio em sua cidade natal, Itaguaí.

o-alienista-machado-de-assis


O Seminarista, de Rubem Fonseca

Para a prova de redação, a Uerj escolheu como base o romance policial O Seminarista, considerado um dos melhores do escritor Rubem Fonseca. No livro, de narrativa intensa e concisa, o protagonista é um homem que tem como profissão matar outras pessoas, até que decide se aposentar. Mas interromper esse trabalha não é tão simples quanto ele imaginou e fantasmas do passado agora precisam ser superados.

o-seminarista


O Crime do Padre Amaro, de Eça de Queirós

Último livro exigido pela Uerj, O Crime de Padre Amaro será cobrado na prova de Língua Portuguesa e Literaturas. A obra do português Eça de Queirós conta a história do romance proibido entre Amaro, jovem padre recém chegado a cidade de Leiria, e Amélia, moça que mora na mesma casa em que o padre está abrigado. Além de  ter sido a estreia do autor na literatura, o livro representou também o início do realismo na escrita portuguesa.

o-crime-do-padre-amaro

 

Data das provas: 16 de setembro (2º exame de qualificação) e 02 de dezembro (exame discursivo).


Fuvest (USP)

Iracema, de José de Alencar

Um dos títulos essenciais da literatura brasileira, Iracema faz parte da lista de livros exigidos pela Fuvest, vestibular de acesso à Universidade de São Paulo, uma das mais importantes do país. Neste obra do século XIX, José de Alencar conta a história de amor entre Iracema, a índia “virgem dos lábios de mel”, e Martim, o colonizador português. O romance serve de metáfora para explicar de forma poética o surgimento da terra natal do autor, o Ceará, além de ser uma representação das consequências da colonização européia na América Latina.

iracema


Minha Vida de Menina, de Helena Morley

Publicado em 1942, Minha Vida de Menina surgiu como um diário escrito entre 1893 e 1895 por Helena Morley, pseudônimo de Alice Dayrell Caldeira Brant, quando ela ainda era apenas uma adolescente de Diamantina, Minas Gerais. Na obra, a autora descreve seu cotidiano ao mesmo tempo em que traça um retrato daquela sociedade pós abolição da escravatura. Para a Fuvest, espera-se que o livro seja utilizado pelo seu contexto histórico e temas abordados, como a desigualdade social.

minha-vida-de-menina


Mayombe, de Pepetela

Assim como Minha Vida de Menina, Mayombe é outro livro recentemente adicionado à lista da Fuvest que foge do tradicional. Aqui, Pepetela narra a história, os sentimentos e as reflexões de um grupo de guerrilheiros do MPLA (Movimento Pela Libertação da Angola) contra os homens de Portugal. Na busca por um país livre, contradições e conflitos surgem entre os próprios membros da revolução. A inspiração para este romance veio da participação do próprio autor na guerra de libertação da Angola, na década de 1970.

mayombe

 

Data das provas: 25 de novembro (1ª fase) e 6 de janeiro (início da 2ª fase).


Unicamp

Sagarana, de João Guimarães Rosa

Guimarães Rosa traz neste livro de contos o universo do sertão de Minas Gerais, narrados pelo viés do movimento modernista e com a linguagem já característica do autor. Para seu vestibular, a Unicamp requisitou especificamente a leitura do conto A Hora e a Vez de Augusto Matraga, que relata a história de um homem intimidador que perde tudo e, após alguns percalços, decide recomeçar a vida em um pequeno povoado do interior.

sagarana-joao-guimaraes-rosa


A Teus Pés, de Ana Cristina Cesar

Publicado originalmente em 1982, A Teus Pés foi o único livro de Ana Cristina Cesar lançado pela própria poeta em editora. A obra apresenta poemas fragmentados, de temas intimistas e cotidianos, além de misturar outros gêneros como prosa e ensaio. Seu conteúdo é dividido em três partes, antes editadas de maneira independentes: Cenas de abril, Correspondência completa e Luvas de pelica.

a-teus-pés-ana-cristina-cesar


Quarto de Despejo – Diário de uma Favelada, Carolina Maria de Jesus

Lançado em 1960, Quarto de Despejo é uma reprodução do diário de Carolina Maria de Jesus. O livro relata o cotidiano da autora na favela do Canindé, em São Paulo, onde morava com os três filhos e trabalhava como catadora de papel. Com uma escrita simples e olhar realista, Carolina narra as dores, sofrimento e fome compartilhadas pelos moradores das comunidades pobres da maior cidade do Brasil.

quarto-de-despejo

 

Data das provas: 18 de novembro (1ª fase) e 13, 14 e 15 de janeiro (2ª fase).


UFRGS

Úrsula, Maria Firmina dos Reis

Um dos títulos presentes na lista da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Úrsula é considerado o primeiro romance abolicionista do Brasil, além de ter sido pioneiro ao apresentar o ponto de vista dos próprios escravos em sua narrativa. Ao contar a vida amorosa da jovem que dá nome ao livro, Maria Firmina dos Reis retrata, também, a história do Brasil escravocrata e torna-se a primeira escritora negra do país. Foi lançado na segunda metade do século XIX.

ursula-maria-firmina-dos-reis


A Máquina de Fazer Espanhóis, de Valter Hugo Mãe

O escritor português mais aclamados de sua geração, Valter Hugo Mãe apresenta neste livro a realidade dos idosos e também de seu país. Sozinho em um asilo aos 84 anos, mas sem se deixar levar pelas ideias negativas, António Jorge da Silva reflete sobre como levar sua vida adiante e sobre os acontecimentos que levaram Portugal a causar nos mais jovens um pessimismo que faz com que todos os eles queiram deixar sua terra natal para trás.

a-maquina-de-fazer-espanhois


A Hora da Estrela, de Clarice Lispector

Clarice Lispector é mais uma autora clássica das provas de vestibular. Para a seleção da UFRGS, o livro escolhido foi A Hora da Estrela, de 1977. Nesse romance, o último da escritora, a metalinguagem é característica forte do enredo, que pode ser repartido em três partes. Ao mesmo tempo que conta a história da protagonista Macabéa, a obra também apresenta o narrador, Rodrigo S.M., e a discussão que ele faz sobre o processo narrativo e o ato de escrever. Entre uma coisa e outra, A Hora da Estrela aborda o desamparo pelo qual todos podemos passar.

A_Hora_da_Estrela

Sem data definida para as provas.


Está se preparando para o vestibular? Conta para a gente quais são as suas leituras!


Quer receber dicas semanais de leitura?

Assine e receba dicas fresquinhas em seu e-mail toda semana.

Raquel Amico

Raquel Amico

Assistente de Conteúdo em Estante Virtual
Formada em Jornalismo, Raquel já escreveu notícias sobre música e trabalhou na área de educação. Agora está se aprofundando no mundo dos livros como Assistente de Conteúdo na Estante Virtual.
Raquel Amico
Comentários

Raquel Amico

Formada em Jornalismo, Raquel já escreveu notícias sobre música e trabalhou na área de educação. Agora está se aprofundando no mundo dos livros como Assistente de Conteúdo na Estante Virtual.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Shares