9 livros de youtubers que estão bombando no mercado editorial
Conheça os youtubers que ‘flertaram’ com a literatura para apresentar um outro lado das suas histórias. Vem ver!
Luz, câmera – AÇÃO! A maior plataforma de vídeos do mundo, o Youtube, tem aproximado uma infinidade de universos desde fevereiro de 2005. Criado por ex-funcionários do PayPal, o site americano se tornou uma ferramenta poderosa de notícias, marketing e publicidade. Mas não apenas isso. Em um curto intervalo de tempo, o número de youtubers que se apropriaram desse espaço disparou. Foi uma porta de entrada para que milhares de pessoas compartilhassem suas ideias, opiniões, dicas, conhecimentos, jogos, sugestões literárias, crenças e muito (MUITO!) mais. E um dos reflexos desse ‘movimento’ foi a explosão de digital influencers no mercado editorial.
Vamos conhecer alguns youtubers que ‘flertam’ com a literatura? Eles, que são estrelas efervescentes da era digital, também arriscaram suas performances literárias no registro de suas trajetórias em formato impresso e palpável. Separamos 9 livros de youtubers que estão fazendo sucesso pelo mercado editorial. Antes, vamos dar uma olhadinha no número de inscritos [registrados na tarde de hoje] de cada canal. Veja:
Aventuras na Netoland com Luccas Neto, de Luccas Neto
Fenômeno disparado da criançada no Youtube, Luccas Neto estreia o universo editorial como uma alternativa ao público offline. O objetivo? Simplesmente levar ainda mais diversão para as crianças, numa longa viagem através da imaginação, no mundo mágico, criativo e de fantasias. O livro é um conjunto de histórias, jogos, curiosidades, ensinamentos cardes, pôsteres e até jogo de memória. Segundo a Publishnews, ele é o quarto mais vendido do ano – com o recorde de 54.877 exemplares ena última semana.
Felipe Neto: a trajetória de um dos maiores youtubers do Brasil, de Felipe Neto
Pasmem! Segundo o levantamento da Nielsen Media Research, o livro lançado em setembro de 2017 vendeu 149 mil cópias até o fim do ano passado. Não é tanta surpresa, já que a qualidade da obra é bem parecida com os seus vídeos superanimados. Em 64 páginas, o autor usou e abusou de jogos e matérias diagramadas em formato de revista. Aqui somos apresentados à trajetória do anonimato ao sucesso da explosão vivida ao longo da sua jornada digital.
AuthenticGames – vivendo uma vida autêntica, de Marco Túlio
Apaixonado por games desde sempre, o menino Marcos Túlio encarou a timidez de frente e criou um canal no Youtube para compartilhar sobre os seus jogos preferidos. Seu jeito simples e carismático transformou o canal em um verdadeiro ponto de encontro para 4 milhões de crianças e adolescentes.
É do babado!, de Evelyn Regly
Uma mistura de tudo (e muito mais!) do que o canal de Evelyn Regly tem de melhor: a combinação de bom humor com sarcasmo. E para quem é fã da youtuber, o livro é uma boa oportunidade para mergulhar no universo de intimidade do seu dia a dia. Na cara e na coragem, ela conta os erros e acertos, babados escondidos e alguns desafios que já viveu desde que teve um ponto de virada na sua vida. Conversa íntima, sem rodeios com gargalhadas garantidas durante a leitura.
Não faz sentido, de Felipe Neto
Um dos primeiros youtubers do mercado editorial, Felipe Neto traduziu toda a sua personalidade forte nas 272 páginas do seu livro. O canal ‘Não faz sentido’ foi o primeiro (de língua portuguesa) a ultrapassar a marca de 1 milhão de inscritos. Deixando de lado o óculos escuro, ele mostra sua outra face longe das câmeras. Focado no público infanto-juvenil, neste livro o digital influencer narra o que há por trás da sua história de sucesso em uma linguagem tão bem humorada quanto ele.
As coisas mais legais do mundo, de Karol Pinheiro
Amor, beleza, desejos, mentiras, frustrações, manias, cachorros de estimação, sobremesas, avós… São muitos assuntos que podem entrar na bagagem do que Karol Pinheiro chamada de “as coisas mais legais do mundo”. Este espaço literário, a blogueira e youtuber dedicou para falar de sentimentos, convidando aos leitores e leitoras a olhar o mundo através dos seus olhos. Cada texto termina com um desafio. Preparados?
Tá todo mundo mal, de Jout Jout
Do alto de seus 25 anos, Julia Tolezano, mais conhecida como Jout Jout, já passou por todo tipo de crise. De achar que seus peitos eram pequenos demais a não saber que carreira seguir. Em ‘Tá todo mundo mal’, ela reuniu as suas “melhores” angústias em textos tão divertidos e inspirados quanto os vídeos de seu canal no YouTube, “Jout Jout, Prazer”. Família, aparência, inseguranças, relacionamentos amorosos, trabalho, onde morar e o que fazer com os sushis que sobraram no prato são algumas das questões que ela levanta. Além de nos identificarmos, Jout Jout sabe como nos fazer sentir melhor, pois nada como ouvir sobre crises alheias para aliviar as nossas próprias!
Querido Dane-se, de Kéfera Buchmann
Depois do sucesso dos livros ‘Tá gravando. E agora?’ e ‘Muito mais que cinco minutos’, Kéfera lançou seu primeiro romance. Sara, uma estilista formada que trabalha como costureira na casa de uma socialite linda e admirada (que, por coincidência, é a atual namorada do seu ex). Diante desse contexto, ela vive o desafio – entre lágrimas e risadas, de completar 30 anos sem ter encontrado sua cara metade. A primeira ficção da youtuber coloca temáticas como autoestima, empoderamento e importância do autoconhecimento em xeque, questionando, inspirando e ajudando milhares de mulheres que vivenciam esta mesma fase.
PC Siqueira está morto, de Alexandre Matias
Quase veterano na novidade do youtuber no Brasil, Paulo Cezar Siqueira começou sua jornada digital no ano de 2000. Naquela época, era raríssimo alguém ligar a câmera para dizer o que pensava. Embora vários influenciadores digitais tenham surgido na cena contemporânea desde então, PC continua em destaque com sua voz crítica e potente. Este livro foi escrito pelo jornalista Alexandre Matias, que mergulhou na vida do youtuber para revelar episódios do seu passado, medos, taras, mitos e tudo o que faz parte da sua personalidade fascinante. Em tempos que não sabemos mais os limites entre fama, realidade e internet, a obra é uma mistura de ficção e realidade.
LEIA TAMBÉM: 10 canais no Youtube pra quem é fã de literatura
Quem são seus youtubers preferidos?
[wysija_form id=”5″]
Poxa que vacilo esse post.. Esses dias comentei outra postagem falando sobre como era legal a questão de livros sobre a culta indígena, elogiando o blog, mas, nesse caso, Felipe Neto/Lucas Neto, e essa turma promovem um desserviço pras crianças em geral, promovendo muita desinformação. o marketing pra esses tipo de conteúdo lixo, esses caras que só promovem abobrinha num público jovem que não desenvolveu nem ainda capacidade critica, é realmente muita sacanagem, para crianças menores de 10 anos. Eu achei uma grande bola fora do blog. Nesse post meu voto é 0