6 livros para entender o significado da Páscoa

(0 Estrelas - 0 Votos)

Chegou a Sexta-feira Santa! Em memória à Pascoa,  uma celebração viva para os cristãos, conheça as obras que abordam sobre a tradição. Veja!

Qual o significado da Páscoa para você? Há muito a dizer sobre ela. Primeiro, porque ela é uma festa milenar dos judeus – que celebram a saída do seu povo da escravidão do Egito rumo a Israel. Depois, porque é considerada a  mais antiga e principal celebração do ano litúrgico cristão. O movimento da Reforma Protestante e da Contrarreforma, no século XVI, teve impactos e repercussões mundiais. Após os questionamentos polêmicos dos costumes, princípios e rituais da época,  vertentes do Cristianismo entram em confronto, resultando na divisão da igreja do Ocidente entre católicos e protestantes.

Embora a história seja longa e permeada por muitos episódios, há um elemento unificador dessas vertentes ocidentais e orientais (como a igreja ortodoxa): o significado da Páscoa. A “Semana Santa”, na verdade, é marcada pela morte e ressurreição de Jesus Cristo – representada pela Sexta-feira Santa até o Domingo de Páscoa. Mais do que uma festividade religiosa, é um momento exclusivo para que os cristãos revivam suas crenças a partir da fé dos ensinamentos e legados  do evangelho.

Fizemos uma seleção de sete livros para quem quer entender o real significado da Páscoa com profundidade. Confira!


A ressurreição do Filho de Deus, N. T. Wight

Nesta obra, o autor argumenta sobre a morte corporal e literal de Jesus Cristo após a crucificação. Por meio de demonstrações eruditas e clássicas, a leitura nos ensina sobre fatos históricos e significados religiosos da teologia. Com lucidez, o livro nos conduz a uma reflexão sobre o significado moral e político da ressurreição – ontem e hoje! Até hoje, os argumentos de N. T. Wright não foram refutados.

A ressurreição do Filho de Deus, N. T. Right


As sete palavras de Cristo na Cruz, de Profº  Felipe Aquino

A obra mostra as sete declarações mais emblemáticas ditas por Jesus Cristo antes da sua morte brutal. O autor faz uma análise profunda de cada palavra, refletindo sobre os valores e sentidos das suas falas e pensamentos.

As sete palavras de Cristo na Cruz, de Profº Felipe Aquino


A páscoa e seus símbolos, de Irmão Nery

Irmão Nery se propõe a desvendar as simbologias da Páscoa, não se restringindo apenas aos signos religiosos. Os ovos de chocolate e “coelhinhos” também ganham notoriedade na leitura, levando-nos à compreensão dos mitos e crenças da Semana Santa.

A páscoa e seus símbolos, de Irmão Nery


Quaresma, Páscoa e Pentecostes – 62 perguntas e respostas sobre o ciclo da Páscoa, de Padre José Bortolini

O calendário cristão é composto por quatro estações: quaresma, páscoa, pentecostes e advento. Cada uma delas tem um significado específico para o Cristianismo – como um ciclo. Reconhecendo a dificuldade de muitos cristãos mergulharem nos enigmas e  complexidades das liturgias, o Padre José Bortolino elaborou um questionário para responder aos questionamentos polêmicos e curiosos – principalmente da Páscoa.

Quaresma, Páscoa e Pentecostes - 62 perguntas e respostas sobre o ciclo da Páscoa, de Padre José Bortolini


Páscoa, de Lídia Hanke Santos

Uma abordagem sociológica, antropológica e histórica sobre a Páscoa espera por nós. Porém, segundo a autora, é necessário explorar os limites das religiões a partir do Cristianismo e do Judaísmo. Lídia elabora uma obra ilustrada por Eliana Brandão para compreendermos o contexto dentro de várias épocas e civilizações.

Páscoa, de Lídia Hanke Santos


Qual o significado da Páscoa para você?

[wysija_form id=”5″]
Conheça os livros de Jô Soares Se você gostou dessas séries, vai gostar desses livros! Clássicos do Horror para conhecer Os melhores romances para ler nos próximos meses Os melhores livros espíritas