6 livros para entender o significado da Páscoa
Chegou a Sexta-feira Santa! Em memória à Pascoa, uma celebração viva para os cristãos, conheça as obras que abordam sobre a tradição. Veja!
Qual o significado da Páscoa para você? Há muito a dizer sobre ela. Primeiro, porque ela é uma festa milenar dos judeus – que celebram a saída do seu povo da escravidão do Egito rumo a Israel. Depois, porque é considerada a mais antiga e principal celebração do ano litúrgico cristão. O movimento da Reforma Protestante e da Contrarreforma, no século XVI, teve impactos e repercussões mundiais. Após os questionamentos polêmicos dos costumes, princípios e rituais da época, vertentes do Cristianismo entram em confronto, resultando na divisão da igreja do Ocidente entre católicos e protestantes.
Embora a história seja longa e permeada por muitos episódios, há um elemento unificador dessas vertentes ocidentais e orientais (como a igreja ortodoxa): o significado da Páscoa. A “Semana Santa”, na verdade, é marcada pela morte e ressurreição de Jesus Cristo – representada pela Sexta-feira Santa até o Domingo de Páscoa. Mais do que uma festividade religiosa, é um momento exclusivo para que os cristãos revivam suas crenças a partir da fé dos ensinamentos e legados do evangelho.
Fizemos uma seleção de sete livros para quem quer entender o real significado da Páscoa com profundidade. Confira!
A ressurreição do Filho de Deus, N. T. Wight
Nesta obra, o autor argumenta sobre a morte corporal e literal de Jesus Cristo após a crucificação. Por meio de demonstrações eruditas e clássicas, a leitura nos ensina sobre fatos históricos e significados religiosos da teologia. Com lucidez, o livro nos conduz a uma reflexão sobre o significado moral e político da ressurreição – ontem e hoje! Até hoje, os argumentos de N. T. Wright não foram refutados.
As sete palavras de Cristo na Cruz, de Profº Felipe Aquino
A obra mostra as sete declarações mais emblemáticas ditas por Jesus Cristo antes da sua morte brutal. O autor faz uma análise profunda de cada palavra, refletindo sobre os valores e sentidos das suas falas e pensamentos.
A páscoa e seus símbolos, de Irmão Nery
Irmão Nery se propõe a desvendar as simbologias da Páscoa, não se restringindo apenas aos signos religiosos. Os ovos de chocolate e “coelhinhos” também ganham notoriedade na leitura, levando-nos à compreensão dos mitos e crenças da Semana Santa.
Quaresma, Páscoa e Pentecostes – 62 perguntas e respostas sobre o ciclo da Páscoa, de Padre José Bortolini
O calendário cristão é composto por quatro estações: quaresma, páscoa, pentecostes e advento. Cada uma delas tem um significado específico para o Cristianismo – como um ciclo. Reconhecendo a dificuldade de muitos cristãos mergulharem nos enigmas e complexidades das liturgias, o Padre José Bortolino elaborou um questionário para responder aos questionamentos polêmicos e curiosos – principalmente da Páscoa.
Páscoa, de Lídia Hanke Santos
Uma abordagem sociológica, antropológica e histórica sobre a Páscoa espera por nós. Porém, segundo a autora, é necessário explorar os limites das religiões a partir do Cristianismo e do Judaísmo. Lídia elabora uma obra ilustrada por Eliana Brandão para compreendermos o contexto dentro de várias épocas e civilizações.
Qual o significado da Páscoa para você?
[wysija_form id=”5″]