10 dicas de organização de livros de acordo com a sua personalidade
Livros espalhados pela casa? Quando você decide procurá-los, gasta horas e horas até encontrar? Aprenda diferentes formas de organização!
Atualizado em 14/04/2020, às 14h
Nesse momento, nós já sabemos que precisamos nos manter em casa. O período de isolamento social, além de necessário, é o momento perfeito para resolvermos questões pendentes em nossa vida e em nossa casa. Colocar as leituras atrasadas em dia pode ser uma ótima forma de aproveitar o tempo. Mas como encontrar aquele livro antigo em meio a tantos títulos empilhados na estante bagunçada?
Chegamos aqui a um assunto muito importante: a organização dos livros. Imagine só uma biblioteca com muito exemplares, os quais você não faz ideia de onde estão os clássicos da literatura e muito menos a sua coleção de obras da Agatha Christie? Preparamos algumas dicas que vão ajudar você a se prevenir da bagunça literária. Confira!
Por onde começar?
Cada um pode encontrar sua melhor forma de organização de livros. Principalmente, quem possui mais de 1000 exemplares em casa, é imprescindível otimizar a busca manual para quando desejarem ler, reler, emprestar… O que – jamais! – precisa ser um processo necessariamente chato. Muito pelo contrário. Pode ser simples, fácil e divertido. Separamos dicas com 10 possíveis categorias para organizar. Confira, sugira e compartilhe!
Lidos X não lidos
É comum comprarmos uma obra para ler “em um outro momento da vida” e demorarmos alguns anos até voltarmos a procurá-las. O que pode facilitar a organização e localização nas estantes e prateleiras é separar as obras entre títulos lidos e não lidos. Porém, esta categoria é mais funcional para quem não tem muitos títulos, pois, assim, fica mais fácil de encontrar o que você precisa.
Cores
Uma biblioteca dividida por cores é quase um sonho. Mas, convenhamos, talvez seja mais por uma questão de organização estética do que pela funcionalidade. Em contrapartida, às vezes conhecemos tão bem nossos livros que só pela cor da capa já sabemos quem escreveu e do que se trata. Então, para quem for encarar o desafio, boa sorte!
Ano
Essa categoria é ideal para quem é bom de memória e para quem é viciado em organização. Também tem grande utilidade para os acadêmicos, que sempre precisam saber as datas de publicação das obras literárias para as referências bibliográficas. Separar por ano pode dar um panorama de edições e lançamentos específicos.
Autores
Essa é, sem dúvidas, uma das formas mais práticas de organização. Fica muito mais fácil tanto de procurar quanto de encontrar, não é?!
Edições especiais
É comum encontrarmos edições de livros que são atualizadas com mudanças de projetos gráficos ou acréscimos de capítulos, mudança de texto no prefácio ou imagens. Ou até mesmo aqueles lançamentos de edições limitadas e exclusivas que merecem um lugar separado na sua estante. Por que não dedicar especial a elas, então?
Tamanho
Dependendo da temática, existem livros densos em conteúdo e peso. Os de fantasia ou de Medicina são exemplos clássicos disso. Alguns chegam a pesar mais de dois quilos de tantas páginas que têm. Nesses casos, precisamos ficar atentos para dois pontos importantes: I) quando forem muito pesados, é mais seguro organizar as obras em uma prateleira, estante ou suporte bem firme e resistente; II) geralmente, quando livros muito grandes, eles possuem capa dura. O que é perfeito para usar de uma forma que, além de ser decorativa, seja também funcional.
Autografados
Só quem é muito fã de um escritor ou de uma escritora sabe o que uma obra autografada representa. Tem muito sentimento envolvido! E, vamos admitir, não é todo livro que temos o privilégio de ter um autógrafo+ uma dedicatória, certo?! Sendo assim, vale a pena guardar com carinho.
Gênero literário
Assim como a categoria feita por autores, a separação por gênero literário também é ótima. E o melhor: você pode escolher suas categorias preferidas e identificar de forma criativa para facilitar a localização. Uma ala de poesia merece criatividade!
Idioma
Se você ama línguas e não gosta de ler obras traduzidas, uma dica é separar os livros estrangeiros por idiomas – ainda que estejam minoria.
Catalogação e identificação
Este é o principal método de bibliotecas, sebos e grandes livrarias, que, na verdade, reúne de uma vez só o que apontamos nos tópicos anteriores: ano, tamanho, autor, gênero literário e tamanho. Quando aplicamos essa categoria em casa, podemos monitorar também para quem emprestamos nossos livros – o que evita perdas ou esquecimentos. Isso pode ser digitalizado ou até mesmo em uma planilha manual. Tanto faz. O que importa mesmo é facilitar sua organização de livros da melhor forma possível.
MAIS DICAS: quando for reorganizar seus livros à sua maneira, tire todos do lugar e aproveite para filtrar quais você pode passar pra frente. Lembre-se também que uma categoria não anula a outra. Ou seja, você pode – sim – unificá-las, harmonizando o que você valoriza mais – seja a cor, o autor, o tamanho… E, por fim, sugerimos que coloque as obras mais usadas em lugares mais acessíveis e jogue para o último andar da prateleira aquelas categorizadas como de consulta, dicionários ou enciclopédias.
O que vocês acharam?! Em sua opinião, quais são as melhores formas de organização de livros?
[wysija_form id=”5″]
Valeu. Gostei das dicas. Vou aplicar aqui na minha estante para melhorar a funcionalidade. Grande abraço.
Sucesso, Saúde e Paz !
Samuel Bispo.
Há tempos estou arrumando minha biblioteca. Hoje tento mesclar temática com estética (cor). Amei as suas idéias.
bom dia !!! domingo ensolarado 29/03/2020 Periodo Isolamento social .. (29 dia de “inhoque” da fortuna…) Bem, limpar e organizar a estante… estimo uns 400 livros… espalhados em caixas, estante e etc. Adorei as dicas. Eu nem sabia que não sabia e agora estou certa que nada sei sobre organizar livros rsrs. Vou começar! Gratidão! Fraterno Abraço!
Essa semana estou fazendo uma organização dos meus livros…por gênero literário… autores… lidos e não lidos… tenho muitos e descobri que vários estão faltando…se perderam em mudanças e descobri vários que não tinha lido ainda!! Sou viciada em comprar e ler..mas vou ter que ler muitos que estão aqui agora!!
Depois vou voltar a comprar os grandes clássicos e filosofia!! Compro todos os meses na estante virtual
Valeu a dica Andreia. Vou arrumar minha biblioteca.
Boa sorte, Cláudio José! Que bom que gostou das dicas!