Especial Eleições: Guia para o (e)leitor

(0 Estrelas - 0 Votos)

Cinco títulos para entender sobre campanhas, pesquisas eleitorais e o cenário político-econômico do país

No último dia 29 de setembro, aconteceram os últimos debates entre os candidatos à prefeitura das principais cidades do país. Os políticos debateram temas como transporte, saúde e segurança. Mas, principalmente, tentaram garantir a confiança de novos eleitores. Neste domingo, serão escolhidos prefeitos e vereadores para os próximos quatro anos. Você se sente preparado para depositar seu voto?

É preciso ficar atento às novas regras da reforma eleitoral, em relação ao voto na legenda do partido. Agora, além do partido ter de superar o quociente eleitoral, os aspirantes a vereador precisam ultrapassar 10% do índice em votos nominais. Se estes candidatos não alcançarem a nota de corte, os votos na legenda poderão ir para outros partidos. Por isso, é ainda mais importante conhecer seus candidatos. Alguns sites vem ajudando os eleitores indecisos a encontrarem candidatos com propostas, que mais aproximem-se às suas necessidades, como o Me representa e o Bancada Ativista, que pipocaram nas redes sociais nos últimos dias.

O Estante Blog resolveu fazer sua parte também e apresentar cinco títulos que ajudem o eleitor a entender as dinâmicas em relação às campanhas, pesquisas eleitorais e o cenário político-econômico do país. Confira!


O Marketing Eleitoral – Carlos Eduardo Lins da Silva

[caption id="attachment_24302" align="aligncenter" width="200"]marketing-eleitoral Clique na imagem e confira na Estante Virtual[/caption] O que os marqueteiros são capazes de fazer ou desfazer uma eleição está nesta obra, escrito pelo jornalista Carlos Eduardo Lins da Silva, que pesquisa o assunto desde 1975. O autor analisa a influência do marketing no processo eleitoral, a distinção entre o que é marketing político e eleitoral, e explica como o conceito de marketing alterou as eleições e a política. Silva é mestre em comunicação pela Michigan State University (EUA) e livre-docente pela Escola de Comunicação e Arte da Universidade de São Paulo, em sua avaliação, o marketing eleitoral brasileiro é um dos mais avançados do mundo.
Emoções Ocultas e Estratégias Eleitorais – Antonio Lavareda [caption id="attachment_24301" align="aligncenter" width="200"]emocoes-ocultas-e-estrategias-eleitorais-antonio-lavareda Esgotado nas principais livrarias. Clique na imagem e confira na Estante Virtual[/caption] Com a assinatura de um dos maiores especialistas brasileiros no tema, Lavareda analisa que elementos e circunstâncias influenciam as corridas eleitorais. O autor, que já participou de 76 campanhas, trata dos aspectos mais relevantes delas, como a formulação das pesquisas, a importância das alianças políticas e o marketing, que recebe atenção especial.

A Cabeça do Brasileiro – Alberto Carlos Almeida

[caption id="attachment_24307" align="aligncenter" width="200"]a-cabeca-do-brasileiro Clique na imagem e confira na Estante Virtual[/caption]

Neste livro, o autor tenta desvendar, através de uma pesquisa, qual o perfil do brasileiro. O livro é o resultado deste levantamento denominado Pesquisa Social Brasileira, no qual foram investigados os principais valores presentes no dia a dia da população brasileira, compreendendo aspectos sociais, políticos e econômicos. O resultado demonstra o papel fundamental da elite na construção do Brasil moderno, no qual a parcela da população que tem maior nível educacional é menos preconceituosa, estatizante e com valores sociais mais sólidos. A pesquisa foi feita com base em perguntas simples tais como: “empregados de edifícios devem utilizar o elevador social ou o elevador de serviço?” A maioria das respostas surpreende, mostrando a diversidade cultural e de pensamentos que o Brasil abriga. Almeida também escreveu “A cabeça do eleitor”, juntos as obras já venderam cerca de 40 mil exemplares.


Erros nas Pesquisas Eleitorais e de Opinião – Alberto Carlos Almeida [caption id="attachment_24299" align="aligncenter" width="200"]erros-nas-pesquisas-eleitorais-e-de-opiniao-alberto-carlos-almeida Clique na imagem e confira na Estante Virtual[/caption] Uma obra bastante relevante que esclareça como evitar os erros de pesquisa. E para fazer uma boa pesquisa, é fundamental saber os riscos que podem colocar em dúvida a credibilidade da investigação.
História do Futuro – Míriam Leitão [caption id="attachment_24298" align="aligncenter" width="200"]historia-do-futuro-miriam-leitao Clique na imagem e confira na Estante Virtual[/caption] História do Futuro é um livro-reportagem em que a jornalista Míriam Leitão mapeia o território e o que está por vir com base em entrevistas, viagens, análises de dados e depoimentos de especialistas, depois de três anos de pesquisas. Ela aponta tendências que não podem ser ignoradas em áreas como meio ambiente e clima, demografia, educação, economia, política, saúde, energia, agricultura, tecnologia, cidades e mundo. E adianta que o futuro será implacável para os países que não se prepararem para ele. Leitura obrigatória para quem deseja conhecer em profundidade as perspectivas para o país.

Comente e conte para a gente qual livro você acrescentaria à lista!

]]>

Natália Figueiredo

Natalia Figueiredo fez da escrita sua profissão. Começou a carreira no jornalismo impresso do Rio, é editora do Estante Blog e mantém o blog de viagens Nat no Mundo.

Conheça os livros de Jô Soares Se você gostou dessas séries, vai gostar desses livros! Clássicos do Horror para conhecer Os melhores romances para ler nos próximos meses Os melhores livros espíritas