Dia Mundial Sem Carro: mais saúde e menos estresse
Chegou a hora de tirar a bicicleta da garagem. O dia 22 de setembro foi reconhecido em todo globo, como o Dia Mundial sem Carro. O objetivo principal da data é estimular uma reflexão sobre o uso excessivo do automóvel, além de propor às pessoas que dirigem todos os dias, que revejam a dependência que criaram em relação ao carro ou moto. A ideia é que as pessoas experimentem, pelo menos nesse dia, formas alternativas de mobilidade, descobrindo que é possível se locomover pela cidade sem usar o automóvel e que há vida além do volante. Na cidade de São Paulo são realizadas atividades desde 2003, como a pedalada-manifesto, a fim de diminuir o engarrafamento, reduzir o estresse e gerar mais saúde para as pessoas. Na literatura, diversos personagens nos contaram histórias fantásticas em cima de uma bicicleta. A gente resolveu lembrar algumas delas para inspirá-lo. Além de casos reais de cidades mais conectadas. Veja abaixo!
Atravessando fronteiras: Aventuras de um ciclista trotamundo, de David Cruz
O brasileiro David Cruz saiu por aí pedalando e atravessou numa viagem a África e a Europa. O que David queria, na verdade, era viver uma grande aventura ao lado de sua inseparável bicicleta “Mimi”.
Avenida das Américas: Uma viagem pela América Latina, de Carlos André Ferreira
O livro conta a viagem do jornalista e fotógrafo carioca Carlos André Ferreira através do continente americano em uma bicicleta. Iniciada em Los Angeles, na Califórnia, e concluída no Rio de Janeiro, foram ao todo 16 meses de viagem, 11 deles trabalhando em L.A. para juntar o dinheiro para fazer a viagem e os outros cinco pedalando. Carlos André cruzou 14 fronteiras, quinze países, 83 cidades em 23 semanas, 163 dias percorrendo milhares de quilômetros.
No guidão da liberdade, de Antonio Olinto Ferreira
Um dia, Antonio Olinto decidiu largar tudo e afinal realizar seu sonho: fazer uma longa viagem pela Europa de bicicleta. Mas seu sonho acabou levando-o muito mais longe. Depois de quase três anos e meio de viagem, ele havia dado a volta ao mundo.
De volta à vida, de Lance Armstrong
Lance Armstrong, o Esportista do Ano de 2003, conta nesse livro como superou o câncer para depois se tornar um dos maiores ciclistas de todos os tempos. Único homem a vencer seis vezes o Tour de France, para muitos a prova atlética individual mais difícil de todo o planeta. Um livro para todos aqueles que acreditam na capacidade de superação do ser humano como forma de atingir a realização pessoal.
Cidades sustentáveis, cidades inteligentes, de Carlos Leite
Finalista do Prêmio Jabuti 2013. A obra oferece um panorama da sustentabilidade das cidades, abordando seus maiores desafios: questões ambientais, moradia, mobilidade, exclusão e segurança, oportunidades, governança. O autor propõe o debate de como tornar as cidades inteligentes, apresentando os conceitos mais importantes do urbanismo sustentável, os novos paradigmas e exemplificando as iniciativas bem-sucedidas com casos reais.