Livros para o vestibular Fuvest 2017
Leituras obrigatórias para Fuvest 2017
A Fuvest (Fundação Universitária para o Vestibular), instituição que seleciona alunos para a Universidade de São Paulo (USP) divulgou a lista de livros obrigatórios para a seleção de 2017. A Fuvest tem mudado a lista a cada três anos.
Confira os títulos na Estante Virtual.
Iracema, a famosa “virgem dos lábios de mel” tornou-se símbolo do estado, e seu filho, Moacir, nascido de seus amores com o colonizador português Martim, representa o primeiro cearense fruto da união das duas raças. A história é uma representação do que aconteceu com a América na época da colonização européia.
[caption id="attachment_22160" align="aligncenter" width="200"]
Memórias póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis
Narrado em primeira pessoa, seu autor é Brás Cubas, um “defunto-autor”, isto é, um homem que já morreu e que deseja escrever a sua autobiografia.
[caption id="attachment_22161" align="aligncenter" width="200"]
O cortiço, de Aluísio de Azevedo
Romance naturalista do brasileiro Aluísio Azevedo publicado em 1890, que denuncia a exploração e as péssimas condições de vida dos moradores das estalagens ou dos cortiços cariocas do final do século XIX.
[caption id="attachment_22162" align="aligncenter" width="200"]
A cidade e as serras, de Eça de Queirós
O narrador Zé Fernandes mostra ao leitor a tese segundo a qual a vida no campo é superior à vida urbana. Para comprová-la, relata a trajetória de seu amigo, Jacinto. Herdeiro de grande fortuna obtida através da exploração de propriedades agrícolas de Portugal, Jacinto nasceu em Paris e adorava a cidade.
[caption id="attachment_22163" align="aligncenter" width="200"]
Capitães de areia, de Jorge Amado
A história e o cotidiano de meninos pobres moradores das ruas de Salvador. A obra traz as carências e as ambições de personagens como Pirulito, Pedro Bala, Gato e Professor.
[caption id="attachment_22165" align="aligncenter" width="200"]
Vidas secas, de Graciliano Ramos
Lançado originalmente em 1938, é o romance em que Graciliano alcança o máximo da expressão que vinha buscando em sua prosa. O que impulsiona os personagens da obra é a seca, áspera e cruel, e, paradoxalmente, a ligação afetiva que expõe naqueles seres em retirada, à procura de meios de sobrevivência e de um futuro.
[caption id="attachment_22166" align="aligncenter" width="200"]
Claro enigma, de Carlos Drummond de Andrade Publicado em 1951, Claro enigma representa um momento especial na obra de Drummond. Com uma dicção mais clássica, o poeta revisita formas que haviam sido abandonadas pelo Modernismo, como o soneto, e afirma seu amor pela poesia de Dante e Camões.

Sagarana, de Guimarães Rosa
Apresentando a paisagem e o homem de sua terra numa linguagem já então exclusiva, por meio nove histórias, Guimarães Rosa fez deste livro a semente de uma obra cujo sentido e alcance ainda estão por ser inteiramente decifrados. A linguagem faz uso de um dialeto sertanejo, e mescla célebres neologismos e inúmeros arcaísmos.
[caption id="attachment_22603" align="aligncenter" width="200"]
Mayombe, de Pepetela Mayombe foi escrito durante a participação de Pepetela na guerra de libertação de Angola, e retrata o cotidiano dos guerrilheiros do MPLA (Movimento Popular de Libertação de Angola) em luta contra as tropas portuguesas. O romance se propõe a abordar não somente as ações, mas os sentimentos e reflexões daquele grupo, as contradições e conflitos que permeavam sua organização e as relações estabelecidas entre pessoas que buscavam construir uma Angola livre da colonização. [caption id="attachment_22169" align="aligncenter" width="200"]

Fique de olho nas datas importantes. 19 de agosto 2016: Início das inscrições para o Vestibular FUVEST 2016. 08 de setembro 2016: Último dia para inscrições, pela internet, no Vestibular FUVEST 2016. 27 de novembro 2016: Exame da 1ª fase da FUVEST. 08 a 10 de janeiro 2017: Provas de 2ª fase da FUVEST.]]>
É sempre um privilegio para quem tem esta oportunidade e a faz valer a pena. Pois ainda é pouco divulgado este curso.
Eu quero muito aprender e desenvolver minhas habilidades e conhecimentos adquiridos.