Cinco livros que todo ator deveria ler

(2.1 Estrelas - 8 Votos)
Sugestões de leitura para celebrar o Dia do Ator

Muita gente acha que ser ator é só glamour, academia e contratos milionários com redes de televisão. Atores de paixão e de profissão sabem que nem tudo são flores nos palcos e na frente das câmeras. Confira abaixo uma lista de cinco livros para conhecer melhor o universo da carreira teatral e se preparar para as luzes da ribalta. Um aviso aos sonhadores: é preciso muito trabalho, muito estudo e muita disciplina. E, é claro, muita leitura. Confira!

Ser ator, de Laurence Olivier

Autobiografia do célebre ator britânico, que revela tanto a magia quanto a miséria dos bastidores e do palco, numa viagem pelos mais diversos recantos da alma humana.

ser ator
Clique na imagem e confira na Estante Virtual

A preparação do ator, de Constantin Stanislavski

Este é um livro-fonte para os que se dedicam ao teatro como profissionais, como amadores ou apenas como espectadores ativos. É também um trabalho literário, pois o autor adota recursos emprestados da ficção para transmitir conceitos e sugestões. O leitor irá descobrir que o ser humano é um só em todo o mundo, e suas emoções básicas são as mesmas, por mais diferentes que sejam as motivações capazes de despertá-las.

A preparação do ator
Clique na imagem e confira na Estante Virtual

A arte do ator, de Jean-Jacques Roubine

Ao caracterizar a arte do ator hoje, em toda a sua diversidade, este livro não dispensa referências históricas que chegam ao teatro grego, à commedia dell’arte e à cena romântica, embora o seu terreno privilegiado sejam os trinta anos que começam na década de 50, com o pós-guerra. O universo do palco hoje é influenciado por vários fatores que não pertencem à esfera do teatro. Introduzidos pelo cinema ou pela televisão – como o close, por exemplo – ou mesmo pelas descobertas da psicanálise, estes fatores também são analisados.

a ate do ator
Clique na imagem e confira na Estante Virtual

Glauce Rocha: Atriz Mulher Guerreira, de José Octavio Guizzo

José Octavio Guizzo passou dezessete anos pesquisando a vida de Glauce Rocha (1930-1961). O resultado é uma narrativa não linear que apresenta a passagem dela pelo teatro, pelo cinema e pela televisão, os amores, o sucesso, o sofrimento, a fama e o esquecimento. Com diversas fotografias, esse livro reconstitui a vida dramática de uma de nossas melhores atrizes.

Glauce Rocha
Clique na imagem e confira na Estante Virtual

Dicionário de teatro, de Patrice Pavis

A obra, com 560 verbetes, sintetiza as grandes questões da dramaturgia, da encenação, da estética, da semiologia e da antropologia da arte dramática.

Dicionário de teatro
Clique na imagem e confira na Estante Virtual

 

Quem é o seu ator favorito? Deixe seu comentário e participe da conversa.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *