Cinco livros para compreender van Gogh
Van Gogh faleceu há 126 anos Vincent Willem van Gogh nasceu no dia 30 de março de 1853, na Holanda, e faleceu em 1890, aos 37 anos. Hoje muito conhecido e tido com um dos maiores de todos os tempos, enquanto vivo vendeu apenas um quadro: O Vinhedo Vermelho. Foi um pintor pós-impressionista e sua produção inclui retratos, autorretratos, paisagens e naturezas-mortas; e, em pouco mais de uma década de trabalho, produziu cerca de 2.100 obras de arte, incluindo 860 telas a óleo e de 1 300 aquarelas, desenhos, esboços e gravuras. Enquanto esteve morando na França, por volta de 1885, conviveu com Edgar Degas, Georges Seurat, Henri de Toulouse-Lautrec, Paul Signac, Émile Bernard e Paul Gauguin, recebendo grande influência desses artistas. Entre suas pinturas mais conhecidas estão: Os Comedores de Batatas; Caveira com Cigarro Acesso; A Ponte debaixo de Chuva; Natureza Morta com Absinto; A Italiana; A Vinha Encarnada; A Casa Amarela; Retrato do Dr. Gachet; Girassóis; Vista de Arles com Lírios; A Noite Estrelada. Veja cinco livros que farão os leitores conhecerem tudo sobre Van Gogh. Cartas a Théo, de Vincent van Gogh Esta obra reúne descrição das obras, uma análise do complexo e avançado pensamento estético de Van Gogh e a evolução da sua própria loucura. Também há mais de uma centena de cartas trocadas entre o pintor e seu irmão Théo. Foram acrescentados, ainda, um glossário, identificando os quase 200 nomes citados por Vincent em sua correspondência, várias ilustrações com fac-símiles das cartas e o célebre texto do pintor Paul Gauguin, onde é descrito o episódio em que Van Gogh, num acesso de loucura, corta a orelha.
As cores de van Gogh, de Claire Merleau-Ponty Aqui os jovens leitores encontram todos os quadros do pintor em meio a muita informação sobre o artista e sua época. Ao procurar detalhes nas pinturas e se curvar sobre os mais diferentes desenhos, em tarefas e jogos criativos, as crianças ganham intimidade com obras das mais fundamentais para a história da arte.
Van Gogh: A vida, de Steven Naifeh e Gregory White Smith Os autores apresentam uma erudita e apaixonada biografia do artista holandês. Eles esmiúçam o conturbado relacionamento com os pais, a amizade com o irmão Théo, a relação intensa com a religião, a errância entre diversas cidades, a vida sexual desregrada, o fracasso em vender suas obras, a amizade conturbada com Paul Gauguin, a loucura, a orelha mutilada – e sugere uma explicação surpreendente para o suposto suicídio.
A vida trágica de van Gogh, de Irving Stone Uma biografia comovente e emocionante da vida do pintor: amores e desilusões, angústias e a fidelidade de toda uma vida à sua arte e estilo tão próprio. Referência à diversos outros pintores da época, estão presentes nessa biografia.
Os girassóis: Um romance sobre Vincent van Gogh, de Sheramy Bundrick Rachel cochila em um lindo jardim em Arles e, quando desperta, descobre que está sendo desenhada por um homem de cabelos vermelhos com chapéu de palha amarelo. Trata-se do excêntrico pintor Vincent van Gogh. Ele, então, vai ao bordel onde ela trabalha com um buquê de flores e um desejo de terminar a pintura. Assim, uma longa, profunda e intensa paixão surge entre Rachel e o artista. Mas o que ela procura sobre seu passado tempestuoso não pode ser encontrado ali, em meio à guerra de sentimentos e emoções da mente de Vincent. Um acontecimento chocante irá expor a áspera e inescapável verdade sobre aquele artista que ela nasceu para amar, até mais que a própria vida.
Qual seu quadro preferido do Van Gogh? Compartilhe e participe da conversa.]]>
Vale ressaltar que Van gogh: A vida é o livro em que o museu dele na Holanda diz ser o mais definitivo, inclusive na Capa diz algo como “A biografia definitiva para as próximas décadas” e quem disse isso foi o curador do museu do vincent
Amei o livro “Os girassóis” é muito comovente e emocionante…
Oiiee! 😀 Muito obrigada por você compartinhar conosco, eu estava procurando sobre isso, agora sim encontrei! Deus te abençoe por você estar ajudando outras pessoas.
Faltou “Sonhos em Amarelo, O Garoto que não esqueceu Van Gogh”, de Luiz Antônio Aguiar, da Melhoramentos. Em princípio para jovens, recebeu o selo de ALTAMENTE RECOMENDÁVEL da FILIJ e outros prêmios; tão bom que já foi traduzido para o italiano e para o espanhol.
Quero todos!!!
Sou fã de Van Gogh!
Olá!
Por favor, qual o preço do livro Os Girassóis e como posso adquiri-lo?
Obrigada,
Lisete
Faltou o do Antonin Artaud, V. G. Suicidado pela Sociedade. Necessário.