5 livros para saber tudo sobre o Dia D

(2.5 Estrelas - 6 Votos)

Dia D: uma das datas mais importantes da história

No dia 6 de junho de 1944, durante a Segunda Guerra Mundial, cerca de 100 mil soldados, com o apoio de 6 mil navios e 5 mil aviões, desembarcaram na costa da Normandia, França, abrindo uma nova frente de guerra para os Aliados. Esta operação, considerada a maior militar aeronaval de todos os tempos, foi o primeiro passo para o fim do conflito que já afetava todo o planeta desde 1939.

O assalto foi realizado em duas fases: uma aterragem de assalto aéreo de 24 mil britânicos, estadunidenses, canadenses e tropas livres de franceses aerotransportados pouco depois da meia-noite e um desembarque anfíbio da infantaria aliada e divisões blindadas na costa da França, com início às 6:30 da manhã.

Por meio das cinco livros que selecionamos abaixo- 4 de não ficção e 1 de ficção -, você poderá conhecer mais sobre este que foi um dos dias mais marcantes da história da humanidade. Confira!

Esta obra constitui-se na mais completa coleção de memórias sobre o assunto de que se tem notícia, e foi baseado nos 1.400 relatos compilados pelo Eisenhower Center of American Studies. O então General Eisenhower, comandante Supremo das Forças Aliadas, ao ser entrevistado pelo autor, declarou que esta batalha demonstrou ao mundo o triunfo da democracia sobre o nazismo e o fascismo. Segundo a crítica especializada, O Dia D é o livro mais importante já lançado sobre este assunto. Indispensável a historiadores, estudantes, jornalistas e interessados no tema.

o dia d
Clique na imagem e confira na Estante Virtual

Ao amanhecer do dia 6 de junho, milhares de soldados aliados – americanos, britânicos, canadenses, poloneses e franceses livres – desembarcaram nas praias da Normandia e investiram contra as defesas alemãs da Muralha do Atlântico. À meia-noite daquele mesmo dia, mais de 150.000 soldados já estavam seguros em terra. O longo avanço rumo a Berlim, para a derrota final do Terceiro Reich, havia começado.

amanhecer de herois
Clique na imagem e confira na Estante Virtual

Um retrato bem-pesquisado e detalhado do evento que decidiu a Segunda Guerra Mundial, a Batalha da Normandia. Antony Beevor é autor ainda de outras obras importantes, como Berlim 1945 e Stalingrado, que, além best-sellers, são referência nos estudos recentes relacionados à Segunda Guerra Mundial.

a batalha pela normandia
Clique na imagem e confira na Estante Virtual

Dez dias para o Dia D, de David Stafford

Uma narrativa original e inovadora sobre os dias que precederam o desembarque das tropas aliadas na Normandia. Neste relato brilhante, o aclamado historiador britânico David Stafford revela pela primeira vez a complexa teia de destinos, erros humanos, disputas políticas e traições nos dias que antecederam a operação. Dez Dias para o Dia D descreve a contagem regressiva dos dez dias cruciais que precederam o desembarque, numa narrativa pontuada por dez histórias de pessoas espalhadas pela Europa cuja vida ele afetou de forma visceral. São líderes políticos, soldados, civis e agentes secretos de ambos os lados do conflito, cuja trajetória revela a tênue fronteira entre a vitória e a derrota e a mistura de esperança, expectativa e medo antes da ação.

dez dias para o dia d
Clique na imagem e confira na Estante Virtual

As espiãs do Dia D, de Ken Follett

Na fúria expansionista do Terceiro Reich, a França é tomada pelas tropas de Hitler. Os alemães ignoram quando e onde, mas estão cientes de que as forças aliadas planejam libertar a Europa. Para a oficial inglesa Felicity Clairet, nunca houve tanto em jogo. A dias da invasão pelos Aliados, não há meta mais importante que inutilizar a maior central telefônica da Europa, alojada num palácio na cidade de Sainte-Cécile. Porém, além de altamente vigiado, esse ponto estratégico é à prova de bombardeios. Ela tem nove dias para formar uma equipe de mulheres e entrar no palácio sob o disfarce de faxineiras. Arriscando a vida para salvar milhões de pessoas, sua equipe tentará explodir a fortaleza e aniquilar qualquer chance de comunicação alemã – mesmo sabendo que o inimigo pode estar à sua espera. Uma obra de suspense que fará o leitor ter dúvida se é realmente de ficção.

as espias do dia d
Clique na imagem e confira na Estante Virtual

 

Qual seu livro preferido quando o tema é Segunda Guerra Mundial? Compartilhe e participe da conversa.

[wysija_form id=”5″]
Comentários

Um comentário em “5 livros para saber tudo sobre o Dia D

  • 06.06.2016 a 9:51 pm
    Permalink

    Eu peri a conta dos livros que li sobre o assunto, mas o que me vem à mente com mais facilidade é o “Piloto de Stuka”, do nazista Hans Ulrich Ruddel.
    Um relato espetacular sobre os combates aéreos contra os soviéticos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Shares