6 livros que marcaram a carreira de Nick Hornby
Os 59 anos de Nick Hornby
O inglês Nick Hornby é, hoje, um dos autores mais queridos por leitores em todo o mundo. Isso tanto por seus livros quanto por seus roteiros para o cinema. Aliás, falando em roteiro, quem aqui não se lembra dos livros Educação, Livre e Brooklyn que ele adaptou para o cinema? Detalhe: os próprios autores pediram que ele fosse o responsável pelo texto.
Muitas pessoas talvez não associem nome à pessoa, mas se virem sua vasta obra, certamente lembrarão. Em homenagem aos recém-completados 59 anos do autor, conheça alguns dos seus títulos, muitos deles já com adaptação para o cinema.
Um namoro terminado, uma loja de discos prestes a falir e um amor incondicional por boa música: eis a vida de Rob, o herói deste romance que se tornou um clássico da literatura pop. Aos 35 anos, o rompimento com a namorada leva Rob a repensar sua vida. Para encarar as dificuldades, ele vai se deixar guiar pelas músicas que deram sentido à sua vida e descobrir que a estagnação não o tornou um homem sem ambições.
[caption id="attachment_22615" align="aligncenter" width="200"] Clique na imagem e confira na Estante Virtual[/caption]Esta obra apresenta as histórias do menino de 12 anos Marcus e de Will, um solteirão de 36 anos que encara a vida como um adolescente. A amizade improvável que surge entre eles será fundamental para que os dois se compreendam de verdade pela primeira vez em suas vidas. Um grande garoto prova que a amizade não deve ser jamais rotulada.
[caption id="attachment_22619" align="aligncenter" width="200"] Clique na imagem e confira na Estante Virtual[/caption]Em um de seus romances mais sensíveis, Nick Hornby fala sobre as desventuras de quatro almas perdidas que irão se encontrar no momento em que decidem dar adeus à vida.
[caption id="attachment_22620" align="aligncenter" width="200"] Clique na imagem e confira na Estante Virtual[/caption]Aos onze anos, Nick Hornby foi levado pelo pai para ver um jogo do Arsenal pela primeira vez. O jovem, então entristecido pela separação recente dos pais, ficou fascinado. Dali em diante, ele nunca mais deixou de assistir, no estádio ou na tevê, a uma partida do Arsenal e atrelar aos sucessos e fracassos do time as respostas que buscava para a própria vida. O livro se estrutura a partir de datas e placares de jogos ocorridos no intervalo de 24 anos, décadas que também marcaram a entrada gradual do autor na vida adulta e na literatura.
[caption id="attachment_22617" align="aligncenter" width="200"] Clique na imagem e confira na Estante Virtual[/caption]Kate Carr precisa passar sua vida a limpo. Divide os dias entre o trabalho, as contas a pagar e um amante sem graça, enquanto o marido cuida da casa e das crianças. De um estacionamento, pelo telefone celular, ela resolve, então, pedir divórcio ao marido. A partir daí, ela passa a avaliar os rumos que sua vida tomou, colocando em xeque se realmente seria uma pessoa tão legal quanto julgava ser.
[caption id="attachment_22616" align="aligncenter" width="200"] Clique na imagem e confira na Estante Virtual[/caption]Os anos 1960 estão fervilhando e toda a Inglaterra está impressionada com o sucesso improvável de Sophie Straw, a nova estrela das comédias de televisão. Nos bastidores, o elenco e a equipe estão vivendo o melhor momento de suas vidas. Porém, quando o roteiro do programa televisivo Barbara (e Jim), estrelado por Sophie, começa a ficar familiar demais, e a vida começa a imitar a arte, todos terão de fazer escolhas.
[caption id="attachment_22618" align="aligncenter" width="200"] Clique na imagem e confira na Estante Virtual[/caption]Qual seu livro preferido de Nick Hornby? Compartilhe e participe da conversa.
]]>