Cinco fatos e cinco livros de Victor Hugo

(0 Estrelas - 0 Votos)

No dia 26 de fevereiro de 1802, nascia o escritor Victor Hugo. Relembre com a gente algumas curiosidades e obras do autor! O escritor, poeta e político Victor-Marie Hugo nasceu na cidade francesa de Besançon. Sua contribuição para literatura mundial, de tão impressionante, é até difícil de ser medida e explicada. Confira nossa seleção de  fatos surpreendentes sobre sua vida e obra.


Seu pai foi general do exército de Napoleão Bonaparte, o que levou sua família a mudar de cidade diversas vezes quando o escritor ainda era apenas uma criança. Entre vários lugares, ele morou em Nápoles, na Itália, e em Madrid, na Espanha.

Napoleão, o Pequeno

[caption id="attachment_21316" align="aligncenter" width="200"]Veja o livro Veja o livro[/caption]
Os trabalhadores do mar e Os miseráveis são consideraras as obras que o consagraram. No entanto, sua criação mais famosa foi Quasímodo (“O Corcunda de Notre Dame”), personagem do livro Notre-Dame de Paris.

Notre-Dame de Paris

[caption id="attachment_21315" align="aligncenter" width="203"]Veja o livro Veja o livro[/caption]
Victor Hugo era famoso por sua disciplina. Ele levantava às três da madrugada durante o verão e às cinco no inverno, tudo para se dedicar à escrita. Além disso, costumava pedir ao criado que escondesse as roupas para que ele não ficasse tentado a sair para passear ao invés de ficar em casa escrevendo.

Os miseráveis

[caption id="attachment_21314" align="aligncenter" width="204"]Veja o livro Veja o livro[/caption]
Victor Hugo participou de sessões espíritas em que afirmava receber mensagens de personalidades, como Moliére e Shakespeare. Ele até escreveu um livro contando as suas experiências com o espiritismo, chamado Les Quatre vents de l’esprit (ainda sem tradução no Brasil).

Os trabalhadores do mar

[caption id="attachment_21313" align="aligncenter" width="202"]Veja o livro Veja o livro[/caption]
O funeral de Victor Hugo foi um momento histórico para a cidade de Paris. O corpo foi velado sob o Arco do Triunfo e o cortejo acompanhado por mais de 1 milhão de pessoas. O Panteão dos Heróis da França foi reaberto para receber os seus restos mortais. Até as prostitutas de Paris ficaram de luto pelo falecimento do famoso escritor. A sua residência em Paris foi transformada no museu Maison de Victor Hugo, com uma exposição permanente de seu acervo.

O último dia de um condenado

[caption id="attachment_21312" align="aligncenter" width="180"]Veja o livro Veja o livro[/caption]

Qual sua obra favorita de Victor Hugo. Deixe seu comentário e participe da conversa!

]]>

Rodrigo Espírito Santo

Mestre em Comunicação Social, MBA em Comunicação Corporativa, Pós-graduado em roteiro de audio visual. Mais de 15 anos de experiência em comunicação empresarial, endomarketing, redação publicitária, jornalística e de conteúdo para redes sociais.

5 thoughts on “Cinco fatos e cinco livros de Victor Hugo

  • 06.05.2018 em 9:19 pm
    Permalink

    Em que livro de Victor Hugo está inserida a frase: “Do atrito de duas pedras chispam faíscas; das faíscas vem o fogo; do fogo brota a luz”.
    Victor Hugo

  • 01.03.2016 em 5:37 pm
    Permalink

    “Os Miseráveis ” um tema de todas as épocas sobre justiça, poder e classes sociais.

  • 01.03.2016 em 8:23 am
    Permalink

    Só li Os Miseráveis. Obra fantástica. Melhor escritor que já li!!!

  • 29.02.2016 em 9:46 pm
    Permalink

    Os cinco de Vitor HugoDesde já agradeço a participação de todos, visto que esta pesquisa é de substancial importância para compreender o perfil do bibliotecário atuante nas mais diversas Universidades do País.
    Atenciosamente,
    Dos Miseráveis é o livro cinco, de Vitor Hugo e relata a história a miséria no século XIX, na época de Napkleão Bonaparte, na qual Jean Vonjean é preso po dezenove anos por roubar um pão e sua fuga ……….

  • 26.02.2016 em 10:47 pm
    Permalink

    Só li Os Miseráveis, e achei fantástico historicamente, montando todo o cenário do que viria a ser o muno moderno, personagens muito bem desenvolvidos….ameiiiiiiiiii

Fechado para comentários.

Conheça os livros de Jô Soares Se você gostou dessas séries, vai gostar desses livros! Clássicos do Horror para conhecer Os melhores romances para ler nos próximos meses Os melhores livros espíritas