Cinco fatos e cinco livros de Victor Hugo
(0 Estrelas - 0 Votos)
No dia 26 de fevereiro de 1802, nascia o escritor Victor Hugo. Relembre com a gente algumas curiosidades e obras do autor! O escritor, poeta e político Victor-Marie Hugo nasceu na cidade francesa de Besançon. Sua contribuição para literatura mundial, de tão impressionante, é até difícil de ser medida e explicada. Confira nossa seleção de fatos surpreendentes sobre sua vida e obra.
Seu pai foi general do exército de Napoleão Bonaparte, o que levou sua família a mudar de cidade diversas vezes quando o escritor ainda era apenas uma criança. Entre vários lugares, ele morou em Nápoles, na Itália, e em Madrid, na Espanha.
Napoleão, o Pequeno
[caption id="attachment_21316" align="aligncenter" width="200"] Veja o livro[/caption]Os trabalhadores do mar e Os miseráveis são consideraras as obras que o consagraram. No entanto, sua criação mais famosa foi Quasímodo (“O Corcunda de Notre Dame”), personagem do livro Notre-Dame de Paris.
Notre-Dame de Paris
[caption id="attachment_21315" align="aligncenter" width="203"] Veja o livro[/caption]Victor Hugo era famoso por sua disciplina. Ele levantava às três da madrugada durante o verão e às cinco no inverno, tudo para se dedicar à escrita. Além disso, costumava pedir ao criado que escondesse as roupas para que ele não ficasse tentado a sair para passear ao invés de ficar em casa escrevendo.
Os miseráveis
[caption id="attachment_21314" align="aligncenter" width="204"] Veja o livro[/caption]Victor Hugo participou de sessões espíritas em que afirmava receber mensagens de personalidades, como Moliére e Shakespeare. Ele até escreveu um livro contando as suas experiências com o espiritismo, chamado Les Quatre vents de l’esprit (ainda sem tradução no Brasil).
Os trabalhadores do mar
[caption id="attachment_21313" align="aligncenter" width="202"] Veja o livro[/caption]O funeral de Victor Hugo foi um momento histórico para a cidade de Paris. O corpo foi velado sob o Arco do Triunfo e o cortejo acompanhado por mais de 1 milhão de pessoas. O Panteão dos Heróis da França foi reaberto para receber os seus restos mortais. Até as prostitutas de Paris ficaram de luto pelo falecimento do famoso escritor. A sua residência em Paris foi transformada no museu Maison de Victor Hugo, com uma exposição permanente de seu acervo.
O último dia de um condenado
[caption id="attachment_21312" align="aligncenter" width="180"] Veja o livro[/caption]Qual sua obra favorita de Victor Hugo. Deixe seu comentário e participe da conversa!
]]>Últimos posts por Rodrigo Espírito Santo (exibir todos)
- Cinco livros e cinco frases para lembrar de Henfil - 16.01.2017
- Cinco livros e cinco frases de Clarice Lispector - 12.12.2016
- Livros inesquecíveis de Pablo Neruda - 14.09.2016
Em que livro de Victor Hugo está inserida a frase: “Do atrito de duas pedras chispam faíscas; das faíscas vem o fogo; do fogo brota a luz”.
Victor Hugo
“Os Miseráveis ” um tema de todas as épocas sobre justiça, poder e classes sociais.
Só li Os Miseráveis. Obra fantástica. Melhor escritor que já li!!!
Os cinco de Vitor HugoDesde já agradeço a participação de todos, visto que esta pesquisa é de substancial importância para compreender o perfil do bibliotecário atuante nas mais diversas Universidades do País.
Atenciosamente,
Dos Miseráveis é o livro cinco, de Vitor Hugo e relata a história a miséria no século XIX, na época de Napkleão Bonaparte, na qual Jean Vonjean é preso po dezenove anos por roubar um pão e sua fuga ……….
Só li Os Miseráveis, e achei fantástico historicamente, montando todo o cenário do que viria a ser o muno moderno, personagens muito bem desenvolvidos….ameiiiiiiiiii