Livros e Hqs

A arte de guardar livros na prateleira

(0 Estrelas - 0 Votos)

forma como normalmente vemos os livros hoje nas prateleiras de livrarias e bibliotecas nem sempre foi o padrão. Ao contrário do que estamos habituados a ver hoje, nem sempre os livros ficaram expostos verticalmente, com a lombada para fora. Segundo estudos, por séculos os livros eram guardados em prateleiras horizontalmente, ou seja, deitados, levemente inclinados, como mostra a gravura de Esdras o escriba e seu armário:

Esdras o escriba e as prateleiras de livros em seu tempo

(Esdras o escriba – Florença, Biblioteca Medicea Laurenziana)

Isso certamente dificultava o manejo dos acervos, com livros empilhados uns sobre os outros. Com o passar do tempo, foi inventada a ordenação vertical, e isso facilitou muito a vida dos leitores. Os livros então poderiam ser retirados das prateleiras sem que os outros fossem afetados, e propiciou até sua conservação. Algumas vezes, os donos de bibliotecas particulares guardavam seus livros com a lombada para dentro e o corte para fora, e pediam que artistas pintassem cenas que pudessem identificar seus conteúdos, como na biblioteca de Odorico Pillone, fidalgo de Veneza, com desenhos de Cesare Vecellio, por volta de 1500. Entretanto, as bibliotecas particulares eram muito poucas nos séculos seguintes, apesar de toda a arte que as pinturas nos cortes representava.

Livros com cortes pintados

Somente após a Grande Depressão, as prateleiras e estantes nos domicílios começaram a ser mais recorrentes, e os livros passaram a ter preços mais acessíveis. Então, diversas formas de ordenação foram inventadas, a gosto de cada apaixonado leitor.

Mas como guardamos nossos livros nas prateleiras ou estantes pode dizer muito sobre nós. Há quem prefira utilizar suas prateleiras como decoração, guardando seus livros por ordem de cor, o que causa um efeito colorido no acervo e torna o ambiente mais estiloso. A ordem por tamanhos dos livros não é tão comum, mas leitores mais milimétricos se deliciam com essa ordenação. “Você pode dizer o quão séria a pessoa é olhando para seus livros”, afirmou a escritora americana Susan Sontag à sua nora Sigrid Nunez, também escritora, como revelou o periódico The Paris Review no último mês. Segundo Sigrid, a autora não estava se referindo a quais títulos a pessoa lê, mas como eles são ordenados na prateleira. A nora, após essa confissão, reordenou seus livros por assunto e em ordem cronológica, em vez da habitual ordem alfabética de autor, para assim parecer mais séria. E você, qual a sua ordenação favorita dos livros nas prateleiras? Comente esse post e compartilhe com outros leitores apaixonados por livros.  ]]>

Rodrigo Espírito Santo

Rodrigo Espírito Santo

Mestre em Comunicação Social, MBA em Comunicação Corporativa, Pós-graduado em roteiro de audio visual. Mais de 15 anos de experiência em comunicação empresarial, endomarketing, redação publicitária, jornalística e de conteúdo para redes sociais.

8 thoughts on “A arte de guardar livros na prateleira

  • Sônia Katherine Pottier Gama Lobo

    Gosto de arrumar os livros por Autores (coleção de José Saramago, coleção de Autran Dourado) e por assunto e por coleções.

  • Gilson Filhodeleão

    Gosto de ordenar meus livros por matérias e assuntos, por exemplo, na minha prateleira eu ordeno os livros de História da faculdade em um lado e do outro eu ponho meus livros cristãos juntos com a Bíblia.

  • Amo livros… gosto de arrumar eles por cores, fica lindo.

  • Eu ordeno por autor e por tamanho no grupo do autor.

  • Eles recebem pequenas etiquetas numeradas na lombada e são dispostos nas prateleiras em ordem crescente.
    Tenho uma planilha com o número, título e autor. Como são muitos, assim posso localizar qualquer livro com facilidade.

  • Adoro ordenar meus livros por;
    ordem de tamanho,
    meus preferidos,
    já lidos,
    quero ler primeiro,
    quero ler depois.

  • gosto de arrumar em ordem de tamanho, mas como hoje me considero acampado e tenho a metade dos livros numa casa e a outra metade em outra casa, os livros ficaram bagonçados, mas confesso, adorei a estante diagonal.

  • Prefiro agrupar meus livros por assunto: Filosofia, Lógica, Literatura, Ecologia, Religião. Alguns ficam na estante e outros retiro e coloco na prateleira próximo à mesa de trabalho. O problema é estante não é suficiente para manter todos na vertical e alguns tenho que empilhar horizontalmente nos espaços vazios de cada prateleira..

Fechado para comentários.

5 trechos do livro “O parque das irmãs magníficas” 15 dicas de livros para ler neste ano Volta às aulas escolares: 12 obras literárias para ler em 2023 ‘Wandinha’: conheça as referências literárias citadas na série Prêmio Jabuti 2022: confira os vencedores