10 de dezembro – Dia do Sociólogo
A sociologia é a ciência que estuda o comportamento humano e como as pessoas se relacionam em grupos. Da mesma forma que o indivíduo é tópico de estudo da psicologia, a sociologia se debruça sobre os fenômenos sociais, tentando explicar o que motiva e move as pessoas em suas famílias, tribos e nações. O profissional à frente deste árduo trabalho é o sociólogo. Para celebrar este dia, o Estante Blog destaca algumas obras essenciais desta fascinante ciência humana.
[caption id="attachment_20411" align="alignnone" width="526"]
Crédito: divulgação[/caption]
Émile Durkheim é fundador da escola francesa e um dos pais da sociologia moderna. Seu método combina a pesquisa empírica com a teoria sociológica. Ele foi extremamente importante para o fortalecimento da sociologia ao desenvolver, além de trabalhos teóricos, obras que tratavam da divisão social do trabalho.
[caption id="attachment_20409" align="alignnone" width="169"]
Veja o livro [/caption]
[caption id="attachment_20408" align="alignnone" width="170"]
Veja o livro[/caption]
[caption id="attachment_20407" align="alignnone" width="172"]
Veja os livros[/caption]
[caption id="attachment_20412" align="alignnone" width="584"]
Crédito: divulgação[/caption]
Theodor W. Adorno é um dos expoentes da Escola de Frankfurt. Seu pensamento é considerado um dos mais complexos do século XX. Na obra abaixo, escrita a quatro mãos com
Max Horkheimer, Adorno critica a razão instrumental e a lógica cultural do sistema capitalista. É a partir dessas formulações que o pensador formula suas críticas a indústria cultural, uma de suas mais famosas teorias.
[caption id="attachment_20413" align="alignnone" width="206"]
Veja o livro[/caption]
-
Sérgio Buarque de Holanda
[caption id="attachment_20414" align="alignnone" width="551"]
Crédito: divulgação[/caption]
Sérgio Buarque de Holanda, um dos mais importantes historiadores brasileiros, também foi muito influente na sociologia. Em
Raízes do Brasil ele aborda aspectos centrais da formação da cultura brasileira e do processo de formação da sociedade.
[caption id="attachment_20415" align="alignnone" width="205"]
Ver o livro[/caption]
[caption id="attachment_20416" align="alignnone" width="546"]
Crédito: divulgação[/caption]
Darcy Ribeiro, antropólogo, escritor e politico brasileiro, desenvolveu trabalhos fundamentalmente nas áreas de educação, sociologia e antropologia. Sua principal obra traz suas impressões sobre as características de nosso povo. Darcy é conhecido também por seus trabalhos desenvolvidos a partir das temáticas voltadas para os povos indígenas, com riquíssimas observações e relatos antropológicos.
[caption id="attachment_20417" align="alignnone" width="207"]
Veja o livro[/caption]
[caption id="attachment_20418" align="alignnone" width="568"]
Crédito: divulgação[/caption]
Gilberto Freyre é um dos maiores nomes da sociologia no Brasil. A presença portuguesa nos trópicos e suas consequências históricas são temas frequentes de suas obras. A busca pela compreensão da formação da sociedade e do povo brasileiro é uma marca dos seus estudos.
[caption id="attachment_20419" align="alignnone" width="206"]
Veja o livro[/caption]
Quem é o seu sociólogo favorito? Deixe seu comentário e participe da conversa.
[wysija_form id=”5″]
]]>
Mestre em Comunicação Social, MBA em Comunicação Corporativa, Pós-graduado em roteiro de audio visual. Mais de 15 anos de experiência em comunicação empresarial, endomarketing, redação publicitária, jornalística e de conteúdo para redes sociais.
Li alguns via-net.Dá pano pra manga separar onde começa e acaba a História,a sociologia e a antropologia.Parabéns pelo post.