Cinco frases atribuídas a autores errados
(0 Estrelas - 0 Votos)
Clarice Lispector seja uma das maiores vítimas de citações mal creditadas. Mas existem muitos outros exemplos de máximas que jamais foram ditas pelas personalidades a quem são atribuídas. Confira alguns exemplos clássicos.
Quem não entende um olhar jamais entenderá uma longa explicação.”Muita gente coloca esta frase para o poeta brasileiro Mário Quintana. Ledo engano. Na verdade, trata-se de um provérbio árabe.
Políticos e fraldas devem ser trocados de tempos em tempos, pelo mesmo motivo.”Em tempos de crise política, esta frase volta a bombar nas redes sociais. Com a elegância de um versinho de para-choque de caminhão, a máxima costuma ser atribuída a diversos autores, de Eça de Queiroz a Benjamin Franklin. Mas o real autor da pérola é desconhecido.
Os fins justificam os meios.”E por falar em política, quantos líderes não usam a máxima acima para justificar o injustificável. O pior é que Maquiavel jamais disse isso. Seu pensamento foi distorcido numa tentativa de resumir as ideias de sua obra O príncipe. Sem sucesso e com grande prejuízo para a mensagem do livro, claro.
Não concordo com uma palavra do que dizes, mas defenderei até a morte o teu direito de dizê-las.”Sempre que uma discussão gira em torno da liberdade de expressão, aparece alguém citando esta frase, normalmente atribuída a Voltaire. Mas adivinhe: na verdade, ela foi criada pela escritora Evelyn Beatrice Hall, uma biógrafa do filósofo no começo do século XX. O caso é que Voltaire se relacionava com um filósofo francês chamado Helvétius, que teve um livro censurado, proibido e queimado. Voltaire não gostou da repressão, apesar de não concordar com as ideias de Helvétius. E a biógrafa sintetizou o posicionamento do filósofo nesta frase, que passou a ser atribuída ao biografado.
O Brasil não é um país sério.”Durante muito tempo atribuiu-se ao presidente francês Charles de Gaulle esta frase. Gafes diplomáticas à parte, o estadista jamais disse isso. Pelo contrário: foi o embaixador brasileiro na França, Carlos Alves de Souza que mandou a pérola. Não ficou claro como a frase acabou sendo atribuída ao presidente da França. Mas as relações entre os países sofreu de um certo desconforto nos anos 60 em função do imbróglio. Qual foi a citação mais absurda que você já encontrou na internet? Deixe sua opinião e participe da conversa.]]>
Últimos posts por Rodrigo Espírito Santo (exibir todos)
- Cinco livros e cinco frases para lembrar de Henfil - 16.01.2017
- Cinco livros e cinco frases de Clarice Lispector - 12.12.2016
- Livros inesquecíveis de Pablo Neruda - 14.09.2016
Como Machado de Assis poderia fazer tal afirmação se é produto de uma época em que a Internet inexistia? Assim não dá! Vamos crivar o que se publica, por favor…
No Brasil, o hábito de muitas emissoras é auferir-se da frase: “fazemos o que o povo manda”! coisas deste tipo. Acontece que educar é necessário também.
Ouve-se emissoras anunciar: “a música de Paulo Ricardo, IMAGINE. A música de Simone: Então é Natal;, a música de Fagner, Borbulhas de amor; do Kiko, Hey Jude; etc. e vai por aí, em todos os estilos. Frases atribuídas a Caetano Veloso: “.. navegar é preciso, viver não é preciso”. Ao Chico Buarque:”não existe pecado ao sul do equador”…e são milhares.
Erros grosseiros que não mereceram a pesquisa de emissoras ou de jornalistas para checa-lós e atribuí-las ao seu mérito.
Emissoras condenam, sem atentar que o paciente é acusado e só transitado e julgado o faz culpado. Divulgam a pena de morte, sem atentar à nossa Carta Magna. Fazem apologia as contravenções irresponsavelmente….etc etc etc
Sempre fomos assim. A imprensa fala e não pesquisamos nada ou checamos e ela não o faz, por sua vez.
Como Machado de Assis sempre disse “a internet é um poderoso, mas perigoso instrumento”
Ótimo! Assim podemos nos corrigir ao citar essas máximas.
No primeiro comentário, de Pedro Barros Moreira, ele já mudou a marca do cigarro. Em 1978, Gerson fazia propaganda do cigarro Vila Rica.
“Por que pagar mais caro se o Vila me dá tudo aquilo que eu quero de um bom cigarro? Gosto de levar vantagem em tudo, certo? Leve vantagem você também, leve Vila Rica!”.
A pior frase que até hoje virou uma profecia para os brasileiros foi uma propaganda de cigarros: ” O brasileiro adora levar vantagens em tudo ” Cigarro continental feita pelo jogador Gérson do Botafogo.
Gostei muito do que li aqui no seu site.Estou estudando o assunto,Mas quero agradecer por que seu texto foi muito valido. Obrigado 🙂
muito bom o seu artigo
Bacana.
Existe um engano no texto, existe uma discussão se o presidente De Gaulle realmente falou O Brasil não é um país, ou se ele falou O Brasil não é um país sério, algumas pessoas acham que o cônsul brasileiro tentou atenuar a frase colocando um “sério” na frase original, fato que ele negou até a sua morte!
Frases belas.
Achei interessante, de verdade.