Cinco livros sobre viagem no tempo

(2.2 Estrelas - 18 Votos)

Viajar no tempo, um dos grandes temas da ficção científica

Grande Escócia! Hoje, dia 21 de outubro de 2015, Marty McFly desembarca do De Lorean voador para salvar a vida dos seus filhos “no futuro”. A série De Volta para o Futuro renovou o gênero da ficção científica centrada na viagem no tempo e se tornou um clássico pop para sua geração.

Enquanto o Dr. Brown e Marty correm por aí em seus skates e carros voadores, o Estante Blog aproveita para falar de outros livros que também viajam no tempo.

O fim da eternidade, de Isaac Asimov

Veja o livro
Veja o livro

Asimov imagina a Eternidade, um grupo de viajantes do tempo super-poderosos, vindos de um futuro distante, que viajam “para frente” e “para trás” através dos séculos, mudando a história para criar a melhor linha do tempo possível. Mas, talvez, a noção de “melhor” da Eternidade não seja necessariamente melhor para a humanidade.

Revivente, de Ken Grimwood 

Veja o livro
Veja o livro

A obra não é exatamente sobre viagem no tempo. É sobre tempo recorrente. O personagem principal morre aos 43 e, então, vive sua vida adulta toda de novo, com a consciência das experiências anteriores. Isso significa que ele vai tentar corrigir o que deu errado. Claro, não é tão simples assim. As lições que tiramos desta história são válidas para toda vida.

Iluminadas, de Lauren Beukes 

Veja o livro
Veja o livro

Um serial killer viaja no tempo em busca de “iluminadas”, pessoas com o poder de fazer do mundo um lugar melhor. Como a autora explica, ela explora um universo fatalista de paradoxos e repetições, no qual você não pode escapar do seu destino. Isso nos leva a repensar nosso conceito de história e se o progresso pode ser interrompido pela insanidade de uma pessoa. Um suspense eletrizante que vai deixá-lo com grandes dúvidas existenciais.

A sombra vinda do tempo, de H.P. Lovecraft

Veja o livro
Veja o livro

Após sofrer de amnésia por cinco anos, o professor Nathaniel Wingate Peaslee recobra a memória e começa a pesquisar seus estranhos sonhos, além de uma segunda personalidade manifestada durante a perda da memória. As investigações levam até a Austrália Ocidental, onde um simples pedaço de papel revela a verdade sobre viagens através do tempo. O volume traz ainda, em apêndice, a colaboração de Lovecraft para o conto O desafio do além (1935), escrito em conjunto com outros quatro autores de ficção fantástica. A sombra vinda do tempo é curto, mas contém todas as características que fazem o autor uma referência global de literatura de fantasia: criaturas misteriosas, mitologia complexa, descobertas aterrorizantes e alienação.

 A máquina do tempo, de HG Wells 

Veja o livro
Veja o livro

Um clássico do gênero. Aqui, um homem constrói a máquina do tempo, dá uma passeada por outras eras, mas fica só observando. Como você pode imaginar, ele é forçado a se envolver com os eventos que observa. Num dos momentos mais famosos desta obra, o viajante visita uma sociedade em um futuro não muito distante, dividida em duas classes: os refinados Eloi e os Morlocks, que vivem na escuridão e apenas aparecem de noite. Mestres e escravos ou fazendeiros e rebanho?  O leitor irá acompanhar suas descobertas, seu deslumbramento e o horror que, aos olhos do viajante, aos poucos se anuncia.

 

Qual o seu livro de viagem no tempo favorito. Deixe sua opinião e participe da convesa.

Comentários

Rodrigo Espírito Santo

Rodrigo Espírito Santo

Colaborador em Estante Virtual
Mestre em Comunicação Social, MBA em Comunicação Corporativa, Pós-graduado em roteiro de audio visual. Mais de 15 anos de experiência em comunicação empresarial, endomarketing, redação publicitária, jornalística e de conteúdo para redes sociais.
Rodrigo Espírito Santo

Rodrigo Espírito Santo

Mestre em Comunicação Social, MBA em Comunicação Corporativa, Pós-graduado em roteiro de audio visual. Mais de 15 anos de experiência em comunicação empresarial, endomarketing, redação publicitária, jornalística e de conteúdo para redes sociais.

12 comentários em “Cinco livros sobre viagem no tempo

  • 23.05.2017 a 11:26 am
    Permalink

    olá Silvio, bom dia! acredito que o livro que está procurando é o “Cavalo de Troia” de J. J. Benítez. É uma série literária, composta por nove livros sobre um major, de nome não revelado, e um piloto que voltam no tempo até os anos 30 da era cristã para comprovar a existência de Jesus Cristo.

    Segue o link para o primeiro livro da série: https://goo.gl/swzE9H

    Abraços.

  • 22.05.2017 a 2:26 pm
    Permalink

    Alguém poderia me passar o nome do livro destes de viagem no tempo em que o personagem volta e vê Jesus Cristo?
    Obrigado.

  • 02.03.2017 a 3:06 pm
    Permalink

    Não quero criar polêmica, mas acho que fui visitando por um viajante do tempo. Só contei isso a minha esposa (que achou graça)… foi tudo muito surreal. Queria conversar isso com alguém, pois é confuso iniciar um papo com qualquer pessoa do meu dia a dia.

  • 24.06.2016 a 10:41 pm
    Permalink

    Faltou A mulher do Viajante do tempo, um ótimo livro, meu preferido.

  • 27.10.2015 a 12:40 am
    Permalink

    Achei que poderia ter “O Universo numa casca de noz”.

  • 26.10.2015 a 8:31 am
    Permalink

    Todos os títulos são muitíssimos interessantes, em especial O Fim da Eternidade, do grande professor Asimov. Porém, este livro que citei não trata somente de viagens no tempo, mas sim da questão de múltiplos universos, ou melhor dizendo, universos paralelos. Afinal, a função dos eternos era a de selecionar uma realidade onde o ser humano fosse a inteligência dominante no universo.

  • 25.10.2015 a 2:12 pm
    Permalink

    Maria Alice, tem um filme com essa temática e é bem interessante, e tô há anos tentando descobir o nome do filme que vi há tempos tb, mas não consigo… será que é esse????

  • 25.10.2015 a 10:08 am
    Permalink

    Cito mais um livro sobre viagem no tempo que é o “Os portais de Anubis” do Tim Powers.

  • 23.10.2015 a 10:47 pm
    Permalink

    Dessa lista li: Máquina do Tempo e Fim da Eternidade. Os dois são fantásticos. Na Máquina do Tempo, o final é uma coisa surreal. Eu me lembro de jogar o livro sobre a cama depois que terminei. Não conseguia imaginar o quão criativo H.G. Wells foi. Já em o Fim da Eternidade, eu me apaixonei perdidamente pela personagem feminina da trama. Sem falar que Isaac Asimov soube conduzir como mestre as viagens espaço-temporais.
    Gostei desse Lovecraft. Seguirei a sugestão.
    Obrigado. :)

  • 21.10.2015 a 2:32 pm
    Permalink

    Uma série de grande sucesso que trata de viajem no tempo é “Operação Cavalo de Tróia” de J. J. Benitez. Li só até o 5, nem sei até que número foi a série.
    É uma série que prende bastante, cheia de detalhes e aventuras na época de Cristo.

  • 21.10.2015 a 1:02 pm
    Permalink

    Esperava encontrar nessa lista o livro “Novembro de 63”, de Stephen King, onde o personagem principal descobre que pode voltar no tempo, alguns anos antes do assassinato do presidente americano Kennedy, para tentar evitar a sua morte.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Shares