Livros para entender a crise dos refugiados sírios

(0 Estrelas - 0 Votos)

Conheça as causas e possíveis consequências para a Europa As imagens que nos chegam chocam, revoltam e comovem. Milhares de famílias fogem de uma guerra sangrenta em busca de uma chance de um novo lar. Muitos não conseguem chegar ao seu destino. Entre os que sobrevivem, um futuro de incertezas. Mas o que está por trás desta crise? Como foi que isso tudo começou e quais são as possíveis soluções humanitárias para o problema. O Estante Blog selecionou obras que tratam dessas questões para que você conheça mais profundamente as peças deste cruel jogo geopolítico.  

Refugiados – Em busca de um mundo sem fronteiras, de Ricardo Bown

[caption id="attachment_19229" align="alignnone" width="365"]Veja o livro Veja o livro[/caption] Toda crise humanitária traz o desafio de justificar o injustificável para as crianças. Ricardo Bown aborda esta tarefa espinhosa neste livro voltado para o público infantojuvenil.  O drama dos que são obrigados a fugir de seu país e buscar refúgio onde, muitas vezes, a acolhida vem acompanhada da discriminação e do preconceito, é ilustrado pela história da protagonista Lili. Bown discute a importância de valorizar o ser humano na sociedade e compreender que todos são semelhantes, independentemente da cultura, do sexo, da cor, da religião e das crenças políticas. Uma mensagem importante para baixinhos e altinhos.  

Migração e identidade, de Maria Jandyra Cavalcanti Cunha & Outros

[caption id="attachment_19230" align="alignnone" width="358"]Veja o livro Veja o livro[/caption] O tema da migração e da identidade é analisado aqui por diferentes experiências profissionais e trajetórias de vida: um antropólogo com o olhar preciso de fotógrafo; um jornalista com a alma sensível de poeta; uma professora de teoria literária com a acuidade de crítica; um psiquiatra com a empatia de analista junguiano; uma linguista com o detalhamento de etnógrafa. A diversidade de perspectivas permite a mistura de gêneros e de disciplinas, proporcionando uma leitura multifacetada da questão.  

Desvendando o exército do terror, de Michael Weiss e Hassan Hassan

[caption id="attachment_19232" align="alignnone" width="364"]Veja o livro Veja o livro[/caption] Uma das forças por trás do conflito na Síria, o Estado Islâmico (EI) choca o planeta com a brutalidade e a crueldade de suas táticas de terror. O jornalista americano Michael Weiss e o analista sírio Hassan Hassan explicam como esses extremistas violentos evoluíram de um quase derrotado grupo insurgente iraquiano para um exército de voluntários internacionais que estão espalhando caos em todo o Oriente Médio. Com base em entrevistas exclusivas com ex-oficiais militares norte-americanos e atuais combatentes do grupo radical, Weiss e Hassan explicam quem são os protagonistas do EI, de onde vêm, como têm atraído tanto apoio local e global e como eles operam. Uma nova geração do terror despontou no mundo e, para entender como pará-la, é preciso compreendê-la.  

 Dias de inferno na Síria, de Klester Cavalcanti

[caption id="attachment_19231" align="alignnone" width="370"]Veja o livro Veja o livro[/caption] O jornalista Klester Cavalcanti partiu, em maio de 2012, com a missão de registrar a realidade da guerra civil na Síria. Foi para Beirute, no Líbano, com toda documentação e o nome de um contato que o esperava na cidade de Homs, já na Síria, então epicentro do conflito entre as forças do ditador Bashar al-Assad e os rebeldes do Exército Livre do país. Contudo, o plano não saiu como esperado. Ele foi preso pelas tropas oficiais, torturado e encarcerado por seis dias, com mais de 20 detentos. Durante o período em que viveu no inferno, Klester não sabia o que o futuro lhe reservava. Até hoje, ele é o único jornalista brasileiro a entrar em Homs, a terceira maior cidade da Síria e uma das mais afetadas pela guerra. Este relato foi segundo colocado no Prêmio Jabuti de Literatura em 2013, categoria Reportagem.   Deixe sua opinião e participe da conversa. ]]>

Rodrigo Espírito Santo

Mestre em Comunicação Social, MBA em Comunicação Corporativa, Pós-graduado em roteiro de audio visual. Mais de 15 anos de experiência em comunicação empresarial, endomarketing, redação publicitária, jornalística e de conteúdo para redes sociais.

3 thoughts on “Livros para entender a crise dos refugiados sírios

  • 30.11.2015 em 7:27 am
    Permalink

    cual es el autor del libro :refugiados , sociedad anonima?
    Ya está publicado en español?
    Hay algun resumen para leer? donde?

  • 30.11.2015 em 7:26 am
    Permalink

    refugiados sociedad anonima.Ya está publicado en español?

  • 02.10.2015 em 8:20 pm
    Permalink

    Gostaria de estar seguindo o movimento dos refugiados.

Fechado para comentários.

Hotel Transilvânia: Os livros de cada monstro! Maze Runner: Conheça os livros da saga Conheça os livros de Jô Soares Se você gostou dessas séries, vai gostar desses livros! Clássicos do Horror para conhecer