Conheça um pouco mais sobre a vida e a obra de alguns autores que participaram da Flip 2013

(0 Estrelas - 0 Votos)

Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) vem ganhando audiência cativa de milhares de leitores de todo o mundo. Como um dos principais eventos literários do país, a Flip inseriu o Brasil no circuito dos festivais internacionais de literatura. Nos cinco dias do festival que ocorreu em 2013, a Flip realizou cerca de 200 eventos que incluíram debates, shows, exposições, oficinas, exibições de filmes e, excepcionalmente, muitos improvisos. A edição de 2013 acabou extravasando a temática literária e incluiu diversas mesas extras para debater os recentes protestos que ocorreram no país. Confira nosso especial sobre as manifestações reais e inventadas que foram retratadas pela literatura Conheça agora alguns dos autores que participaram da 11ª edição da Festa Literária Internacional do Paraty e suas principais obras.

John Banville

Com um estilo marcado por jogos de linguagem, enredos complexos e uma narrativa precisa, John Banville, o escritor que ganhou o prêmio Man Booker Prize com sua obra O Mar,  já é um forte candidato ao Nobel de Literatura.  O que muitos não sabem é que o autor irlandês já escreveu 7 romances policiais sob o pseudônimo de Benjamin Black. Em entrevista para o jornal O Globo, ele disse que a diferença entre a escrita de Banville e Black é que “Benjamin Black é um artesão. Banville tem a aspiração de ser um artista.

Livros do autor:

Geoff Dyer

O escritor e jornalista Geoff Dyer aproveitou o evento e lançou o seu mais novo livro durante a 11ª FLIP. O intitulado Todo Aquele Jazz é uma mistura de ficção com fatos reais que retrata, de forma minuciosa, os movimentos e descaminhos de artistas do estilo musical norte-americano. O britânico já possui uma extensa coleção de prêmios, entre eles encontram-se o WH Smith Literary Award, conquistado em 2004, com a sua obra Ioga Para Quem Não Está Nem Aí e o Bollinger Everyman Wodehouse Prize, em 2009, com a obra Jeff em Veneza, Morte em Varanasi.

Livros do autor:

Aleksandar Hemon

Aleksandar Hemon diz que escreve livros tristes para pessoas bem humoradas, e livros bem humorados para pessoas tristes. O autor bósnio é graduado em literatura na Universidade de Sarajevo e iniciou sua carreira como escritor com o livro E o Bruno?, obra que reúne breves histórias de ficção. Agora está estreando no campo da não-ficção com o novo romance “The book of my lives”, no qual relata suas memórias da infância e sua imigração para o EUA. Infelizmente, o livro ainda não foi lançado no Brasil.

Livros do autor:

Francisco Bosco

Poeta, letrista, filósofo, escritor e filho do cantor e compositor João Bosco, Francisco Bosco lamenta “a obsessão que a mídia costuma ter com essa coisa de ‘filhos de famosos’”. Para ele, esta conduta é “uma redução da dimensão pública à dimensão privada, do mundo das ideias ao mundo da fofoca”. Doutor em Teoria Literária pela UFRJ, o carioca vem mostrando seu talento literário. Em sua obra mais recente, Alta Ajuda, lançada em 2012, ele reflete, com perspicácia, temas extraídos do dia-a-dia como o amor e a inveja. Esse livro reúne 35 ensaios publicados nos últimos anos nas revistas Trip e Cult e no jornal O Globo.

Livros do autor:

Milton Hatoum

Em sua carreira literária, Milton Hatoum escreveu 4 romances, 3 deles (Relato de um Certo Oriente, Dois Irmãos e Cinzas do Norte) ganhadores do Prêmio Jabuti. Cinzas do Norte também foi vencedor do Prêmio Portugal Telecom de Literatura. Hatoum é formado em Arquitetura e Urbanismo pela FAU-USP e está entre os autores brasileiros mais lidos no exterior, suas obras já foram traduzidas em 12 idiomas.

Livros do autor:

Daniel Galera

Um dos precursores do uso da internet para divulgação da literatura, Daniel Galera publicou textos on-line de 1996 a 2001 e durante três anos foi colunista do Cardosonline – extinto fanzine eletrônico. Além disso, também trabalhou como tradutor e atualmente já traduziu 13 obras de autores americanos e ingleses. O seu quarto romance, Cordilheira, já ganhou o Prêmio Machado de Assis e foi o 3º colocado no Prêmio Jabuti.

Livros do autor:

Roberto Calasso

Romancista, ensaísta e crítico literário, Roberto Calasso é também diretor da editora Adelphi, de Milão. A editora é conhecida por ter renovado o panorama editorial da Itália do pós-guerra. Com uma escrita singular, o autor faz análises críticas sobre o contexto histórico das obras literárias, combinando um olhar amplo e erudito. Desde a década de 1980, Calasso desenvolve uma ampla pesquisa sobre as relações entre literatura e modernidade.

Livros do autor:

Paulo Scott

Paulo Scott ganhou o prêmio da Biblioteca Nacional 2012, com o livro Habitante Irreal. E em 2014, seu livro Voláteis ganhará uma adaptação para o cinema. O autor que já escreveu sob o pseudônimo Elrodris e esse ano lançou mais um romance, o livro “Ithaca Road”, costuma em suas obras fazer uma reflexão profunda sobre o Brasil e a sociedade.

Livros do autor:

Cleonice Berardinelli

Em 2009 foi eleita para ocupar a cadeira de número 9 da Academia Brasileira de Letras. Cleonice Berardinelli é pioneira no estudo de Fernando Pessoa e se destaca pelos estudos de Luís Camões e Gil Vicente. Entre as suas principais obras estão Estudos de Literatura Portuguesa, lançado em 1985, e Fernando Pessoa: Outra Vez te Revejo…, de 2004. Atualmente ela é professora emérita da UFRJ e da PUC-Rio e diz que nunca deixou de trabalhar com o que gosta.

Livros da autora:

Zuca Sardan

Zuca Sardan é poeta, desenhista e inventor de fábulas. Publicou poucos livros, mas, nos anos 50, fez mais de 300 folhetos independentes, distribuídos à mão e enviados por correio para conhecidos. Sua obra é marcada pela irreverência e pelo olhar satírico sobre a vida brasileira. Entre seus livros mais importantes está Osso do Coração (1993), e Babylon (2004).

Livros do autor:

José Luiz Passos

Formado em sociologia e com doutorado em letras, José Luiz Passos é professor da Universidade da Califórnia e autor do ensaio Ruínas de Linhas Puras que analisa as viagens de Macunaíma. Em 2009, publicou seu primeiro romance, Nosso Grão Mais Fino, que foi selecionado para o prêmio Zaffari & Bourbon de literatura.

Livros do autor:

]]>

Leonardo Loio

SEM, SEO e tudo relacionado a buscadores, é o que eu gosto. Carioca, marketeiro, profissional de marketing digital, search marketing, tento aprender, discutir e ensinar.

One thought on “Conheça um pouco mais sobre a vida e a obra de alguns autores que participaram da Flip 2013

  • 28.03.2015 em 3:42 pm
    Permalink

    Estou começando a me interessar no ramo da literatura. Estou um pouco confusa, mas acredito que vou me dar bem. Até agora achei bem interessante

Fechado para comentários.

Maze Runner: Conheça os livros da saga Conheça os livros de Jô Soares Se você gostou dessas séries, vai gostar desses livros! Clássicos do Horror para conhecer Os melhores romances para ler nos próximos meses