Conheça um pouco mais sobre a vida e a obra de alguns autores que participaram da Flip 2013

(0 Estrelas - 0 Votos)

Com a presença de autores renomados do cenário nacional e mundial, a Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) vem ganhando audiência cativa de milhares de leitores de todo o mundo. Como um dos principais eventos literários do país, a Flip inseriu o Brasil no circuito dos festivais internacionais de literatura. Nos cinco dias do festival que ocorreu em 2013, a Flip realizou cerca de 200 eventos que incluíram debates, shows, exposições, oficinas, exibições de filmes e, excepcionalmente, muitos improvisos. A edição de 2013 acabou extravasando a temática literária e incluiu diversas mesas extras para debater os recentes protestos que ocorreram no país.

Confira nosso especial sobre as manifestações reais e inventadas que foram retratadas pela literatura

Conheça agora alguns dos autores que participaram da 11ª edição da Festa Literária Internacional do Paraty e suas principais obras.

John Banville

Com um estilo marcado por jogos de linguagem, enredos complexos e uma narrativa precisa, John Banville, o escritor que ganhou o prêmio Man Booker Prize com sua obra O Mar,  já é um forte candidato ao Nobel de Literatura. 

O que muitos não sabem é que o autor irlandês já escreveu 7 romances policiais sob o pseudônimo de Benjamin Black. Em entrevista para o jornal O Globo, ele disse que a diferença entre a escrita de Banville e Black é que “Benjamin Black é um artesão. Banville tem a aspiração de ser um artista.

Livros do autor:

Geoff Dyer

O escritor e jornalista Geoff Dyer aproveitou o evento e lançou o seu mais novo livro durante a 11ª FLIP. O intitulado Todo Aquele Jazz é uma mistura de ficção com fatos reais que retrata, de forma minuciosa, os movimentos e descaminhos de artistas do estilo musical norte-americano.

O britânico já possui uma extensa coleção de prêmios, entre eles encontram-se o WH Smith Literary Award, conquistado em 2004, com a sua obra Ioga Para Quem Não Está Nem Aí e o Bollinger Everyman Wodehouse Prize, em 2009, com a obra Jeff em Veneza, Morte em Varanasi.

Livros do autor:

Aleksandar Hemon

Aleksandar Hemon diz que escreve livros tristes para pessoas bem humoradas, e livros bem humorados para pessoas tristes. O autor bósnio é graduado em literatura na Universidade de Sarajevo e iniciou sua carreira como escritor com o livro E o Bruno?, obra que reúne breves histórias de ficção. Agora está estreando no campo da não-ficção com o novo romance “The book of my lives”, no qual relata suas memórias da infância e sua imigração para o EUA. Infelizmente, o livro ainda não foi lançado no Brasil.

Livros do autor:

Francisco Bosco

Poeta, letrista, filósofo, escritor e filho do cantor e compositor João Bosco, Francisco Bosco lamenta “a obsessão que a mídia costuma ter com essa coisa de ‘filhos de famosos’”. Para ele, esta conduta é “uma redução da dimensão pública à dimensão privada, do mundo das ideias ao mundo da fofoca”. Doutor em Teoria Literária pela UFRJ, o carioca vem mostrando seu talento literário. Em sua obra mais recente, Alta Ajuda, lançada em 2012, ele reflete, com perspicácia, temas extraídos do dia-a-dia como o amor e a inveja. Esse livro reúne 35 ensaios publicados nos últimos anos nas revistas Trip e Cult e no jornal O Globo.

Livros do autor:

Milton Hatoum

Em sua carreira literária, Milton Hatoum escreveu 4 romances, 3 deles (Relato de um Certo Oriente, Dois Irmãos e Cinzas do Norte) ganhadores do Prêmio Jabuti. Cinzas do Norte também foi vencedor do Prêmio Portugal Telecom de Literatura.

Hatoum é formado em Arquitetura e Urbanismo pela FAU-USP e está entre os autores brasileiros mais lidos no exterior, suas obras já foram traduzidas em 12 idiomas.

Livros do autor:

Daniel Galera

Um dos precursores do uso da internet para divulgação da literatura, Daniel Galera publicou textos on-line de 1996 a 2001 e durante três anos foi colunista do Cardosonline – extinto fanzine eletrônico.

Além disso, também trabalhou como tradutor e atualmente já traduziu 13 obras de autores americanos e ingleses. O seu quarto romance, Cordilheira, já ganhou o Prêmio Machado de Assis e foi o 3º colocado no Prêmio Jabuti.

Livros do autor:

Roberto Calasso

Romancista, ensaísta e crítico literário, Roberto Calasso é também diretor da editora Adelphi, de Milão. A editora é conhecida por ter renovado o panorama editorial da Itália do pós-guerra.

Com uma escrita singular, o autor faz análises críticas sobre o contexto histórico das obras literárias, combinando um olhar amplo e erudito. Desde a década de 1980, Calasso desenvolve uma ampla pesquisa sobre as relações entre literatura e modernidade.

Livros do autor:

Paulo Scott

Paulo Scott ganhou o prêmio da Biblioteca Nacional 2012, com o livro Habitante Irreal. E em 2014, seu livro Voláteis ganhará uma adaptação para o cinema.

O autor que já escreveu sob o pseudônimo Elrodris e esse ano lançou mais um romance, o livro “Ithaca Road”, costuma em suas obras fazer uma reflexão profunda sobre o Brasil e a sociedade.

Livros do autor:

Cleonice Berardinelli

Em 2009 foi eleita para ocupar a cadeira de número 9 da Academia Brasileira de Letras. Cleonice Berardinelli é pioneira no estudo de Fernando Pessoa e se destaca pelos estudos de Luís Camões e Gil Vicente. Entre as suas principais obras estão Estudos de Literatura Portuguesa, lançado em 1985, e Fernando Pessoa: Outra Vez te Revejo…, de 2004. Atualmente ela é professora emérita da UFRJ e da PUC-Rio e diz que nunca deixou de trabalhar com o que gosta.

Livros da autora:

Zuca Sardan

Zuca Sardan é poeta, desenhista e inventor de fábulas. Publicou poucos livros, mas, nos anos 50, fez mais de 300 folhetos independentes, distribuídos à mão e enviados por correio para conhecidos.

Sua obra é marcada pela irreverência e pelo olhar satírico sobre a vida brasileira. Entre seus livros mais importantes está Osso do Coração (1993), e Babylon (2004).

Livros do autor:

José Luiz Passos

Formado em sociologia e com doutorado em letras, José Luiz Passos é professor da Universidade da Califórnia e autor do ensaio Ruínas de Linhas Puras que analisa as viagens de Macunaíma.

Em 2009, publicou seu primeiro romance, Nosso Grão Mais Fino, que foi selecionado para o prêmio Zaffari & Bourbon de literatura.

Livros do autor:

Comentários

Um comentário em “Conheça um pouco mais sobre a vida e a obra de alguns autores que participaram da Flip 2013

  • 28.03.2015 a 3:42 pm
    Permalink

    Estou começando a me interessar no ramo da literatura. Estou um pouco confusa, mas acredito que vou me dar bem. Até agora achei bem interessante

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Shares