As 10 livrarias mais incríveis do mundo!

(3.5 Estrelas - 2 Votos)

Depois do sucesso do post “As 12 bibliotecas mais incríveis do mundo”, fomos atrás das livrarias que merecem destaque e um lugarzinho especial em nosso coração. Afinal, leitor que é leitor não consegue ficar afastado de uma loja de livros por muito tempo! Em sua próxima viagem não se esqueça de colocar uma dessas livrarias em seu roteiro. E preparem-se para a boa notícia: duas dessas beldades da arquitetura estão no Brasil. Tome nota!

Classificada como a livraria mais bonita do mundo pelo The Guardian, a Boekhandel Selexyz Dominicanen, na Holanda, fica localizada dentro de uma igreja dominicana do século XII. A estrutura gótica foi conservada e adicionaram apenas as grandes estantes para guardar a vasta seleção de livros. Em segundo lugar, encontramos a Livraria El Ateneo, na Argentina, que foi construída no Teatro Grand Spendid, reconhecido pelas grandes apresentações de tango, é claro! Sua beleza é inegável.

As 10 Livrarias mais incríveis do mundo

Não muito longe, na cidade do México, encontramos uma livraria bem diferente. A El Pendulo, além de livraria, também é bar e café e possui uma decoração inusitada formada por grandes prateleiras, milhares de livros, e … plantas! Seguindo uma linha ainda de maior excentricidade, temos a Livraria Cook and Books. Nela é possível encontrar livros pendurados no teto e mesas em formato de carros de época. Aliando o prazer de ler e o de degustar uma boa refeição, ela se transformou em um dos maiores centros turísticos de Bruxelas.

As 10 Livrarias mais incríveis do mundo

A verdade seja dita: a escadaria da Livraria Lello e Irmão, em Portugal, não é de tirar o fôlego?! Não só por seu tamanho, como também por sua beleza. Dizem por aí que ela até inspirou as escadarias de Hogwarts, a escola de bruxos da série Harry Potter. E não é que é mesmo parecida!

Já a histórica Shakespeare and Company nasceu no centro de Paris, em 1919, e foi fundada pela americana Sylvia Beach. A livraria recebeu visitas de grandes escritores como Ernest Hemingway, Ezra Pound e F. Scott Fitzgerald. Com a invasão dos alemães durante a Segunda Guerra Mundial, ela foi fechada. Mas, felizmente, em 1951, George Whitman abriu uma nova livraria e a batizou com o mesmo nome. Hoje é considerada a livraria mais charmosa do mundo e possui mais de 8 mil títulos!

As 10 Livrarias mais incríveis do mundo

Se por um lado o museu Palazzo delle Esposizioni, em Roma, exibe uma arquitetura neoclássica, a livraria dentro dele, a The Bookàbar Bookshop, não tem nada de clássica e possui um estilo bem mais moderno. Ela ocupa um espaço de mais de 450 metros quadrados repleto de livros sobre arte, arquitetura e design. Outra livraria de estilo bem moderno é a Poplar Kids Republic, na China. Construída para o público infantil, a livraria possui mais de 3 mil exemplares ilustrados e também oferece cursos de arte e recreação para a criançada!

As 10 Livrarias mais incríveis do mundo

Tá achando que livrarias assim só existem lá fora? Ao contrário do que pensam alguns, não é preciso ir tão longe para nos deparamos com livrarias incríveis. Aqui no Brasil temos dois grandes exemplos: a Livraria da Vila e a Livraria Cultura, ambas em São Paulo. A Livraria da Vila fica no bairro Jardim Paulista, na rua Alameda Lorena, e possui cerca de 22 mil livros, sendo a maioria dedicada também às crianças. Já a Livraria Cultura fica na Avenida Paulista e foi uma das pioneiras em criar espaços confortáveis para os leitores apreciarem a leitura de um bom livro dentro da própria loja.

As 10 Livrarias mais incríveis do mundo

Você conhece outras livrarias incríveis por aí? Então compartilhe essas beldades com a gente, comentando este post!

Comentários

8 comentários em “As 10 livrarias mais incríveis do mundo!

  • 18.07.2013 a 1:58 pm
    Permalink

    Tem uma livraria do Rio de Janeiro no Shopping Leblon,chama Livraria Travessa,achei muito bonita e aconchegante.

  • 24.05.2013 a 6:57 am
    Permalink

    Dentre as Lojas Livraria da Vila prefiro a recém aberta no Shopping JK. Espaçosa. Diferente com as estantes em curva. Excelente para lançamentos. Com espaçoso auditório,e palestras ótimas.

  • 23.05.2013 a 9:53 am
    Permalink

    Bela matéria!
    A atmosfera de uma livraria ou de uma biblioteca é peculiar. Livros nos remetem ao mundo do fantástico, do misterioso, do romance, da aventura, e de muitas outras sensações cujo limite é a imaginação do leitor. Mas será que a imaginação tem limites?

  • 23.05.2013 a 9:38 am
    Permalink

    A “Livraria Cultura” de Fortaleza merece estar entre esses espaços maravilhosos…

  • 23.05.2013 a 7:18 am
    Permalink

    A Livraria da Vila no Shopping Iguatemi JK (São Paulo) é ainda mais bonita do ponto de vista arquitetônico do que a Livraria da Vila do Shopping Cidade Jardim (SP). Suas estantes são curvas e dão a impressão de se estar em um labirinto de livros…Não tem foto dela no site!

  • 22.05.2013 a 10:54 pm
    Permalink

    A Livraria Navegadores em Curitiba é linda!!!! Uma livraria infanto-juvenil super aconchegante!!!!!

  • 22.05.2013 a 10:51 pm
    Permalink

    Dentre essas livrarias, tive a felicidade de visitar e me deleitar com a Shakespeare and Co, em Paris; a El Ateneo, em Buenos Aires e a Cultura, em São Paulo. As demais estão na minha lista de desejos imprescindíveis. Mas, em termos de livraria cultura, gostaria de destacar a unidade instalada no antigo cine Vitória, no centro do Rio de Janeiro. É disparadamente a mais bonita da rede. Vale a pena conferir.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *