Literatura Brutalista – uma literatura sem abrandamento
literatura brutalista. Essa literatura foi batizada por Alfredo Bosi em 1975, no livro O conto brasileiro contemporâneo, quando o teórico se refere às obras de Rubem Fonseca (principalmente os contos das décadas de 60 e 70), considerado um dos inauguradores da literatura brutalista no Brasil. Também conhecido como neo-realismo violento, esse gênero tem características bem específicas e, apesar de beber na fonte da literatura noir ou policial, ele possui outros atributos que o diferem desta. No gênero policial tradicional, temos sempre um crime brutal (geralmente um assassinato), e um investigador genial, como Sherlock Holmes, por exemplo, que vai à cena do crime e dá início à caçada ao assassino. Até aí, temos semelhanças com as histórias como as de Rubem Fonseca, mas as coisas começam a se diferenciar quando prestamos um pouco mais de atenção nos investigadores. Enquanto no romance policial temos geralmente personagens geniais, com inteligência metafísica, como nos romances de Sir Arthur Conan Doyle e Edgar Allan Poe, ou com grande intuição, como nos livros de Dashiell Hammett ou Raymond Chandler, nos contos e romances de Rubem Fonseca e dos escritores da literatura brutalista vemos um investigador simples, tão humano quanto os assassinos, e que possui vícios, defeitos, características sombrias, muito diferente do herói que esse tipo de personagem costumava representar. Isso porque os investigadores estão inseridos em histórias urbanas contextualizadas com a violência gerada pela exclusão social dos grandes centros urbanos. Agora não existe mais mocinho ou bandido. Os protagonistas vivem dilemas e os antagonistas são amorais, não têm remorso ou culpa por seus crimes, ou seja, os criminosos são brutais unicamente pela natureza humana, sejam das camadas superiores ou inferiores da sociedade. Essa violência é demonstrada também através da linguagem utilizada na literatura brutalista: frases curtas, diretas, sem abrandamentos e altamente simples para que o leitor não tenha a menor dúvida de que a violência está presente. Esse choque gera um fascínio por tal tipo de literatura. É muito diferente de tudo o que vinha sendo feito, mesmo os mais realistas dos autores não conseguiram atingir esse nível de sofisticação na representação da realidade. As investigações e o cotidiano relatados nas obras de autores como Rubem Fonseca, João Antonio, Wander Piroli, Sérgio Sant’Anna, e, mais tarde, na década de 90, por Marcelino Freire e Marçal Aquino e Patrícia Melo, são surpreendentes e chocam os leitores mais desavisados que esperam encontrar o clássico investigador super inteligente ou, até mesmo nas histórias que não são policiais, um cotidiano simples de personagens brandos. Busque na Estante Virtual os principais livros de literatura brutalista ou policial dos autores citados neste post:
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O conto brasileiro contemporâneo
Alfredo Bosi -
O Cobrador
Rubem Fonseca -
A Nuvem da Morte
Arthur Conan Doyle -
Os Assassinatos da Rua Morgue
Edgar Allan Poe -
O Falcão Maltês
Dashiell Hammett -
O Sono Eterno
Raymond Chandler -
Malagueta, Perus e Bacanaço
João Antônio -
A mãe e o filho da mãe
Wander Piroli -
O Monstro
Sérgio Sant’Anna -
Angu de Sangue
Marcelino Freire -
O Invasor
Marçal Aquino -
O Matador
Patrícia Melo
Pessoal vcs citaram a Patrícia Melo neste post o no outro logo abaixo e em nenhum há menção dos livros dela. Gosto de dois particularmente chocantes dela, Valsa Negra e Inferno, são ótimos #ficaadica de uma ótima leitura, chocante, angustiante, mas muito boa.