Ler com Prazer convocou os leitores para romperem com as regra tradicional de leitura e demostrarem, em vídeo, que “toda maneira de ler vale a pena”. Agora, para marcar o Dia Nacional do Livro, comemorado no dia 29 de outubro, fizemos uma seleção na internet de outros vídeos que, assim como os finalistas do desafio Ler com Prazer, falam sobre a importância do livro e mostram, de forma criativa, o prazer da leitura.
O primeiro vídeo que escolhemos é uma bela homenagem de Mariana Ximenes, Felipe Camargo , Laura Cardoso, Denise Fraga e Leandra Leal ao autor português José Saramago. No vídeo, os atores se emocionam ao ler um trecho de Ensaio sobre a cegueira:
Encontramos também dois vídeos que de formas bem originais chamam a atenção para o poder do livro e, consequentemente, da leitura. No primeiro, “Ler devia ser proibido”, alunos do curso de Publicidade e Propaganda da UNIFACS apontam que ler pode ser “perigosamente” transformador. Já no segundo, o foco é a “revolução tecnológica” promovida por um dispositivo chamado “Book” (livro em português).
O poder dos livros de materializar seus personagens em nossa imaginação é apresentado de uma maneira muito singela nesse curta-metragem espanhol que baseou-se na história de José Saramago, do livro
A maior flor do mundo, para apresentar personagens marcantes do autor. A animação é super bem feita e faz uma leitura mais ambiental do livro de Saramago.
Além de ler com prazer, existe algo melhor do que comentar com os amigos as nossas leituras? Sim, compartilhar nossas impressões com milhares de outros leitores . É cada vez maior o número de blogueiros que descobriram esse prazer e postam vídeos sobre os livros que estão lendo, além de preciosas dicas de leitura. Nos vídeos que escolhemos, Pâmela Gonçalves, do blog
Garota It, comenta sua leitura de
Em Chamas de Suzzane Collins;
O Herói Perdido de Rick Riordan;
Cidade das Cinzas de Cassandra Clare e
Arizona de Eden Maguire. No segundo vídeo, a professora e blogueira Tatiana, do
Tiny Little Things, comenta os livros que mudaram sua vida, entre eles estão
Histórias Extraordinárias de Edgar Allan Poe;
O Morro dos Ventos Uivantes de Emily Bronte e
Crime & Castigo de Dostoiévski:
Os dois últimos vídeos que selecionamos para comemorar o Dia Nacional do Livro mostram que o prazer de ler não tem idade nem obedece a gêneros literários. Em um deles, a avó da blogueira Fernanda Assis, do
Viagem Literária, dá sua opinião sobre o livro
Lua das Fadas de Eddie Van Feu, um livro infanto-juvenil. E o último mostra de forma contagiante que nunca é cedo demais para se divertir com um livro.
Gostou da homenagem? Comente este post e compartilhe com seus amigos nas redes sociais! Se você conhece algum outro vídeo sobre livros, fique à vontade para dar a dica nos comentários.]]>
SEM, SEO e tudo relacionado a buscadores, é o que eu gosto. Carioca, marketeiro, profissional de marketing digital, search marketing, tento aprender, discutir e ensinar.