Conheça 15 livros censurados no mundo

(0 Estrelas - 0 Votos)

– “Independência ou morte”! Assim bradava o príncipe-regente D. Pedro I (do Brasil), às margens do rio Ipiranga, no dia 07 de setembro de 1822. Mas apesar da independência do Brasil ter sido declarada há quase dois séculos atrás, nem sempre ela assegurou a liberdade de expressão. Em alguns momentos políticos a censura entrou em cena no país atingido, entre outras formas de expressão, a literatura. Em todo o mundo, por décadas, eram os papas e religiosos que determinavam o que devia ou não ser lido pela sociedade. O Index Librorum Prohibitorum era uma lista de livros proibidos que tinha como objetivo maior impedir o avanço do protestantismo. Anos depois, com a ditadura militar instaurada em muitos países, os jornais e mais uma vez os livros sofrerem com a censura. Algumas obras foram contestadas por suas temáticas, outras sofreram censura justificada por argumentos pra lá de frágeis. No Brasil, por exemplo, a obra O Vermelho e o Negro, de Stendhal, foi proibida por conter a palavra “vermelho”, considerada pela ditadura militar um incentivo à subversão. Recentemente, foi a vez do livro Caçadas de Pedrinho, de Monteiro Lobato, ser retirado das escolas depois de acusado pelo Conselho Nacional de Educação de conter passagens racistas. Mas nem sempre a censura vem do governo. Nos Estado Unidos, por exemplo, são tantos os livros que sofrem pressão dos mais diversos grupos para sua retirada do mercado literário que a American Library Association (ALA) divulga, anualmente, o nome das 100 obras mais contestadas no país. A lista é montada através de relatórios de escolas, bibliotecas e da imprensa norte-americana. Abaixo você confere a lista que montamos com 15 títulos de livros frequentemente censurados no mundo.  Os principais motivos para a censura são: violência, linguagem ofensiva, sexualidade explícita, ponto de vista religioso ou político e inadequação com a faixa etária.

Lista de 15 livros censurados no mundo

  1. Crepúsculo, de Stephenie Meyer
  2. O Apanhador no Campo de Centeio, de J.D. Salinger
  3. A Cor Púrpura, de Alice Walker
  4. O Caçador de Pipas, de Khaled Hosseini
  5. Harry Potter (série), de J.K. Rowling
  6. A Casa dos Espíritos, de Isabel Allende
  7. Carrie: a Estranha, de Stephen King
  8. As Aventuras de Tom Sawyer, de Mark Twain
  9. Os Pilares da Terra, de Ken Follett
  10. A Idade da Razão, de Jean-Paul Sartre
  11. 1984, de George Orwell
  12. Ulisses, de James Joyce
  13. Hamlet, de William Shakespeare
  14. Evangelho segundo Jesus Cristo, de José Saramago
  15. Admirável Mundo Novo, de Aldous Huxley
Se você se recorda de outras obras que foram contestadas ou proibidas no Brasil e no mundo, compartilhe com a gente, comentando este post.]]>

Leonardo Loio

SEM, SEO e tudo relacionado a buscadores, é o que eu gosto. Carioca, marketeiro, profissional de marketing digital, search marketing, tento aprender, discutir e ensinar.

5 thoughts on “Conheça 15 livros censurados no mundo

  • 17.10.2015 em 7:10 pm
    Permalink

    Manual Prático do Vampirismo, inicialmente escrito por Paulo Coelho.

  • 22.05.2013 em 11:56 pm
    Permalink

    Jesus Cristo Nunca Existiu, por La Sagesse;
    Os Protocolos dos Sábios do Sião;
    Mein Kampf, de Adolf Hitler;
    e acho que A História de ‘O’ não teve reedição no Brasil.

  • 04.08.2012 em 3:10 am
    Permalink

    Nos Bastidores do Reino – A Vida Secreta na Igreja Universal do Reino de Deus, de Mario Justino, ex-pastor dessa organizacao, proibido em 1995.

  • 07.09.2011 em 1:32 am
    Permalink

    “Versos Satânicos”, de Salman Rushdie – proibido na Índia, Singapura e Irã.

Fechado para comentários.

Conheça os livros de Jô Soares Se você gostou dessas séries, vai gostar desses livros! Clássicos do Horror para conhecer Os melhores romances para ler nos próximos meses Os melhores livros espíritas